segunda-feira, 29 de junho de 2015

    SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano  V   nº 312– 29/06/2015 -  Filiado a Faser e Fetrab   

CONDRAF E PLANO SAFRA

Na qualidade de representante da Faser, participamos da 61ª reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável - Condraf, realizada nos dias 22 e 23/06, em Brasília.
.
No dia 22, no período da manhã, foi lançado o Plano Safra da Agricultura Familiar - 2015/2016 pela presidenta Dilma Roussef, no Palácio Planalto com a presença de governadores, senadores, deputados, dirigentes de órgãos públicos e organizações dos movimentos sociais do campo e dos assentados da reforma agrária, Coordenador da FASER Manoel Saraiva além dos conselheiros do Condraf, no valor de R$28,9 bilhões.

Esse financiamento está vinculado a ações como crédito Pronaf; seguro da
agricultura familiar; Assistência Técnica e Extensão Rural; agroindústria, familiar; o Programa de Aquisição de Alimentos; o Programa Nacional de Alimentação Escolar; Convivência com o Semiárido e povos e comunidades tradicionais entre outros.

No documento apresentado (vide site do MDA) os serviços de Ater é garantido em praticamente todas as ações finalísticas e ai cabe uma pergunta: Como a Bahia que possui a maior população rural do Brasil e também de agricultores familiares, responderá a essas demandas depois do golpe desferido com o desmonte da EBDA? Como ficará essa população de agricultores, nesse momento em que o Plano concede um aumento de 20% de recursos em relação ao Plano passado e que a sua execução depende enormemente dos serviços prestados pelos técnicos extensionistas?

Mais uma irresponsabilidade praticada por um governo que se diz "popular".

Foi anunciado pela presidenta o nome do presidente da Anater (até que enfim), engenheiro agrônomo Paulo Guilherme Cabral, atual secretário de Extrativismo do Ministério do Meio Ambiente, ou seja,  nem foi do MDA e nem do MAPA.

Na reunião do Condraf presidida pelo ministro Patrus Ananias (MDA) foi publicada a convocação para a 2ª Conferência Nacional de ATER, que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de abril de 2016.

Outros temas foram tratados como: políticas de educação no campo; regularização fundiária; novo marco legal da biodiversidade; plano de juventude e sucessão rural; regulamentação de projetos públicos de irrigação de interesse social; estratégia para o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e o Sistema Unificado de Atenção à sanidade agropecuária, além dos informes dos comitês de trabalho do Conselho e também dos conselheiros.

Na oportunidade, como presidente do Sintagri, relatamos o desmonte da pesquisa agropecuária e da assistência técnica e extensão rural estatal no Estado da Bahia, um trabalho de denúncia que temos realizado sistematicamente.      

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário