quarta-feira, 6 de maio de 2015

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano  V   nº 292 – 06/05/2015 -  Filiado a Faser e Fetrab

CONVERSAS COM A SERIN E A SDR

 Na tarde da quinta feira (05/05/2015), a convite telefônico do secretário Josias Gomes (Secretaria de Relações Institucionais da Bahia), a direção do Sintagri, representada pelo seu presidente, Jonas Dantas, acompanhado pelos membros da direção executiva da entidade, Raimundo Costa e José Augusto da Silva Brito manteve uma ampla análise sobre a situação da assistência técnica e extensão rural – Ater, após a extinção/liquidação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. – Ebda. Também presentes na reunião o secretário Jeronimo Rodrigues (Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia) e outros representantes do Governo.

De logo, para evitar quaisquer desvios de expectativas, ficou claro não se tratar de uma reunião de negociação. Além de não se encontrar presente a Comissão de Negociação eleita em assembleia geral dos Trabalhadores da Ebda para, especificamente tratar dessas questões, mas somente a direção do Sintagri. Também, a própria representação da SDR declarou não estar envolvida quanto às questões relativas ao processo de “liquidação” da empresa, dedicando-se, exclusivamente, à reestruturação da Ater na Bahia.

Entre os pontos discutidos, o Sintagri deixou claro as dificuldades de solução para as questões da Ater na Bahia quando o eixo principal da “liquidação da Ebda vem sendo a demissão em massa dos seus trabalhadores, 900 aproximadamente, deixando a perspectiva da demissão da sua totalidade até o fim do mês (maio/2015). Salientou a entidade sindical que, ao longo dos últimos anos, sempre procurou os diversos níveis decisórios estaduais para a reestruturação da instituição, inclusive da sua definição institucional e organizacional sem obter êxito.

Em não se tratando de uma reunião de negociação, apenas ficou estabelecida a possibilidade de um afunilamento das discussões quanto à estruturação da Ater na Bahia.  

Em conclusão a posição do SINTAGRI expressa diante  o juizado da 13ª Vara é a de não mais negociar com o governo enquanto forem mantidas as demissões na EBDA, esta é a posição da Comissão de Negociação e do Sintagri e que será sempre mantida.


Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.- 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário