terça-feira, 30 de dezembro de 2014

 SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IV   nº 251 – 30/12/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab

QUE VENHA 2015
Definitivamente 2014 se despede como um ano que muitos desejarão esquecer, mas com certeza ele repousará nas nossas lembranças durante muito tempo. Foi  o que se costuma chamar de ano atípico, tivemos Copa do Mundo no Brasil de boas e tristes recordações, eleições gerais das mais acirradas que se tem notícias desde 1989 quando Lula e Collor se enfrentaram e que nesta agora deixou claro a decadência da atuação politica ditada pelos interesses das grandes corporações e do senhor mercado, todos mergulhados na lama da corrupção.
Apesar das dificuldades  enfrentadas pelo movimento sindical brasileiro em permanente crise de identidade pelo alinhamento com os governos ditos populares, na maioria das vezes esquecendo o seu papel de defesa dos interesses dos trabalhadores e do seu protagonismo no enfrentamento dos grandes temas nacionais, tivemos avanços importantes tanto no nível federal, como no nosso estado.
2014 foi o ano onde construímos e aprovamos o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, resultado das propostas aprovadas em 2013, quando da realização das Conferências, territoriais, intermunicipais, estaduais e nacional. Tivemos a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ANATER, estrategicamente importante para dar maior capacidade operacional aos serviços de Ater. Foi lançado o Pronapo – Programa Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, dentre outros mecanismos de políticas públicas tão necessários ao fortalecimento da agricultura familiar.
No nosso estado o Sintagri ao completar 25 anos consolidou a legitimidade da sua história construída durante esse período por muitos companheiros comprometidos com a luta dos nossos trabalhadores e trabalhadoras, como principal instrumento da luta pela conquista e ampliação dos nossos direitos e o resultado foi uma greve de 112 dias de grande mobilização em todo estado, garantindo ao final uma negociação com o governo de passivos trabalhistas dos anos de 97, 99 e 2003.
Finda a negociação ficou o compromisso de reestruturação da EBDA, como forma de qualificá-la para o enfrentamento dos novos desafios preconizados no Plano de Desenvolvimento  Rural.
Ao final do ano o governo da Bahia com a proposta de modificar a sua estrutura de poder, fez aprovar na Assembleia Legislativa um Projeto  de Lei – 21.007/2014, que autoriza a extinguir a Empresa, em um duro e traiçoeiro golpe, rompendo um compromisso assumido de discutir outra alternativa e criando ali um órgão que pela sua configuração jurídica se afasta da responsabilidade de execução dos serviços.
O Sindicato desde então vem tomando as providências jurídicas para garantir os direitos legais dos nossos servidores e politicamente buscando mais uma vez a abertura de diálogo com o governo.
Pois é, o ano de 2015 será um ano de acirramento e devemos estar preparados para não permitir retrocessos das nossas conquistas e direitos, portanto temos que intensificar a nossa estratégia organizativa e de lutas, convictos de que o pleno exercício da participação é essencial na formação de uma consciência crítica. Vem ai mais uma árdua e decisiva tarefa.
Nós da Diretoria do Sintagri e os nossos Delegados desejamos aos nossos trabalhadores e trabalhadoras e seus familiares um Ano Novo com saúde, paz e muitas conquistas.
Jonas Dantas dos Santos
Eng. Agrônomo – Presidente do SINTAGRI


Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário