segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IV   nº 249 – 22/12/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab

A CAIXA EM SALVADOR: UM ENTRAVE

Conforme foi divulgado, a partir dos entendimentos da assessoria sindical com o Juízo de 2ª Instância – TRT/5ª Região/BA, todos os depósitos individuais do Acordo 1997, 1999 e 2003, primeira etapa do pagamento (primeira e segunda parcelas) seriam realizados no dia 18/12/2014, com liberação em conta no dia 19/12/2014.

Mas a CEF – Agência 1509 - Salvador, mais uma vez coloca obstáculos no processamento dos pagamentos; iniciou os lançamentos no dia 19/12/2014 e somente da primeira parcela; no dia 19/12/2014 a direção do SINTAGRI apenas registrou lançamentos em Salvador; hoje 22/12/2014 já temos informação de depósitos individuais no Interior do Estado.

Contatos serão feitos para que se efetive o pagamento da segunda parcela, complementando esta primeira etapa do pagamento.

De qualquer forma, a direção sindical estará tomando medidas para que a CEF/Agência 1509 -  Salvador pare de criar obstáculos para o pagamento do Acordo.  

AMPLIANDO A DIVULGAÇÃO E LUTA

Antes mesmo e posteriormente à aprovação da Lei autorizando ao executivo baiano, obedecendo às legislações vigentes, a extinguir a EBDA a presidência do SINTAGRI iniciou um trabalho de contatos políticos em nível nacional e estadual visando contestar a decisão da extinção da EBDA e, pelo conteúdo da Lei aprovada, retirar do Estado da Bahia sua participação direta nas atividades de execução da Pesquisa Agropecuária, ATER e Classificação de Produtos de Origem Vegetal. Com isso obteve os seguintes resultados:

     - pronunciamento do presidente da FASER no Congresso Nacional por ocasião do Dia Nacional do Extensionista, contrário à Lei aprovada;
     - documento enviado pelo Deputado Federal José Silva (Solidariedade/MG) questionando Governo Estadual da Bahia e cobrando uma solução para a manutenção dos serviços de extensão rural no Estado;
     - audiência com o Ministro do Desenvolvimento Agrário – MDA, Miguel Rosseto e o Secretário Nacional da Agricultura Familiar – SAF/MDA, Argileu Silva, os quais demonstraram preocupação com relação à situação da ATER no Estado da Bahia e o compromisso de manter contato com o governo da Bahia, solicitando as informações necessárias e quanto à garantia da manutenção dos serviços de ATER;
      - durante a reunião do CONDRAF realizada no dia 12/12/14 em Brasília, fizemos um relato sobre a situação da ATER na Bahia com a extinção da EBDA e propomos a retirada de um documento (que foi aprovado por unanimidade) como manifestação desse Conselho questionando o governo sobre os destinos da extensão e dos seus trabalhadores.
     - a ASBRAER, através do seu presidente, se manifestou contrário ao processo e solicitou ao Governo da Bahia uma solução quanto a prestação dos serviços de ATER e o destino dos Trabalhadores da EBDA.
     - dia 17 próximo passado, na reunião do Conselho Administrativo da EBDA, realizada na Seagri, o presidente do SINTAGRI, Jonas Dantas, pronunciou-se condenando a falta de diálogo do Governo do Estado, rompendo um compromisso acertado quando da negociação dos passivos trabalhistas, de constituir um grupo de trabalho para analisar o processo de reestruturação da EBDA; o representante dos Trabalhadores da EBDA cobrou do Conselho uma manifestação em relação à situação; foi aprovada a elaboração de uma nota do Conselho de Administração sobre a questão, ficando com o presidente designado para encaminhamento documento ao Governo.

O MOMENTO É DIFÍCIL E A DIREÇÃO DO SINTAGRI ESTARÁ COORDENANDO A LUTA COM FIRMEZA E COERÊNCIA.  


Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário