quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano V   nº 266  - 26/02/2015 -  Filiado a Faser e Fetrab

E O SINTAGRI CONTINUA CERTO

Na reunião realizada com o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho – 5ª Região – MPT/5ªReg., Dr. Alberto Balazeiro (11/02/2015) o SINTAGRI foi  orientado a aguardar fatos concretos quanto à situação dos Trabalhadores da EBDA no processo de liquidação da empresa para iniciar qualquer requerimento junto àquele Ministério Público, para que houvesse acolhimento.

Procedendo de forma coerente e consequente, logo após a audiência do SINTAGRI com a  liquidante eleita pela assembleia geral extraordinária dos acionistas da empresa, realizada em 23/02/2015, quando foi caracterizada, oficialmente, a possibilidade concreta da ocorrência de demissões, o SINTAGRI requereu a intermediação do MPT/5ª Reg. no processo de liquidação da EBDA, no tocante às questões trabalhistas, enfatizando a garantia do emprego.

Esses passos dados pela direção sindical garantiu a validade do requerimento da entidade sindical junto ao Ministério Público do Trabalho – 5ª Região.   

UM GRANDE EQUÍVOCO
Originada de uma intervenção equivocada e intempestiva de um grupo de empregados da empresa, que protocolou junto ao MPT/5ª Reg. um pedido de inquérito civil público (Nº 000072.2015.05.000/1) foi realizada hoje, 26/02/2015, a primeira audiência, para a qual foi intimado o SINTAGRI. De inicio, autores do requerimento confessou o equívoco cometido ao requerer a transformação  do pedido de instauração de inquérito civil público em um pedido de intermediação do MPT/5ª Reg. no processo de liquidação da EBDA

De logo, os procuradores do MPT/5ª Reg. entenderam que para a modificação do requerimento, a audiência seria encerrada, sendo necessário o encaminhamento de novo requerimento.

A CONDUTA CORRETA É O CAMINHO

(Foto: Ana Angélica N. Silva))

De imediato, os promotores presentes foram alertados pela direção do SINTAGRI que o requerimento de intermediação do MPT/5ª Reg. no processo de liquidação da EBDA já havia sido encaminhado, tornando possível a continuidade da audiência, com o arquivamento do requerimento feito pelo grupo de empregados, sendo suas alegações anexadas ao pedido do SINTAGRI.

Isso tornou possível a continuidade da audiência sendo decidida a abertura de uma mesa de negociação, período em que não ocorrerá qualquer demissão, sendo marcada nova reunião para 11/03/2015. Maiores detalhes estão na ata da reunião abaixo divulgada.

O SINTAGRI
Mais uma vez, a direção sindical reafirma seu compromisso legal de continuar na intransigente defesa dos Trabalhadores da EBDA, já articulando as primeiras mobilizações regionais, também articulando uma grande mobilização em Salvador e mantendo os contatos institucionais e políticos que venham a favorecer o processo de negociação durante a liquidação da EBDA, visando a preservação dos direitos dos trabalhadores e a  continuidade dos serviços estatais de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural.



Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário