quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IV   nº 262 – 18/02/2015 -  Filiado a Faser e Fetrab   

 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NA HORA CERTA

A Direção Sindical esteve reunida com o Ministério Público do Trabalho na última quarta-feira (11/02/20150, na busca de apoio para garantir um processo de  negociação com o Governo do Estado da Bahia, considerando a definição da liquidação da Ebda pela assembleia geral dos seus acionistas (Governo do Estado e Embrapa).

Estiveram presentes, representando o Sintagri, o presidente Jonas Dantas, o diretor financeiro Romualdo Almeida, a delegada sindical de Salvador Margarida Antônia e a suplente da diretoria Ana Angélica.

A representação sindical foi recebida pelo Procurador Chefe, Dr. Alberto Balazeiro, acompanhado do também procurador Dr. Bernardo e Dr. Rómulo, este último, do Ministério Público do Estado da Bahia.

Fizemos uma narrativa histórica do decisivo papel da Ater e Pesquisa Agropecuária pública no desenvolvimento rural da Bahia ao longo de mais de cinquenta anos e, principalmente, do quanto os trabalhadores, técnicos e administrativos, contribuíram com suas capacidades para essa evolução.

Relatamos a nossa extrema preocupação com a liquidação da EBDA e a situação de cerca de 1.200 servidores diante da ameaça de demissão e também da prestação de serviços tão necessários para mais de 700 mil agricultores familiares.

O Procurador, diante do exposto, se comprometeu a colocar o Ministério como intermediador para a construção de uma mesa de negociação, onde todos os aspectos relativos a esse processo de liquidação no tocante aos direitos e interesses dos trabalhadores se deem com a participação da representação sindical.

O Sintagri, conforme solicitação do Procurador, no tempo certo, estará enviando um requerimento solicitando oficialmente a intermediação do Ministério.

Em 12/02/2015, quinta-feira, a presidência do Sintagri manteve o primeiro contato com a liquidante da empresa, Drª Maria do Rosário Costa Muricy, quando foi feita uma rápida explanação sobre a Ebda, a importância dos seus trabalhadores e o que é esperado da parte do Governo, com relação a abertura de um canal de dialogo e de uma mesa de negociação.

A representante do Governo do Estado manifestou o conhecimento com relação a preocupação dos trabalhadores convidou a entidade sindical para participar de uma mesa de negociação, entendendo que a liquidação, principalmente por envolver seres humanos, não será um processo simples e muito menos rápido.   
________________________________________________________________

ENQUANTO ISSO...
O Governador do Estado, sem explicitar qualquer situação especial, continua a afirmar o não aproveitamento dos trabalhadores aposentados da Ebda no processo de liquidação da empresa.
Dessa vez, foi no primeiro encontro “on line” no “facebook” do Governador Rui Costa
________________________________________________________________

O SINTAGRI
O Sintagri continuará a coordenar o processo de luta na defesa dos trabalhadores da Ebda e, para tanto, reunirá a sua diretoria executiva na segunda feira (23/02/2015) visando acelerar o processo de mobilização da categoria e intensificar os contatos políticos e as medidas jurídicas cabíveis.

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.- 



Nenhum comentário:

Postar um comentário