terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

SINTAGRI - NOTÍCIAS
Ano V   nº 75  - 10/02/2015 -  Filiado a Faser e Fetrab       

  INICIADO O PROCESSO DE LIQUIDAÇÃO DA EBDA

Com abstenção da EMBRAPA, sócia minoritária da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. – EBDA, principal instituição de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural do Estado da Bahia, foi aprovado na Assembleia Geral Extraordinária dos acionistas, realizada na manhã do dia 09/02/2015, o processo de liquidação da empresa.

A abstenção da EMBRAPA ocorreu devido à falta de esclarecimento sobre o processo de extinção da EBDA e a não participação na reunião do Conselho Administrativo da empresa, geradora da convocação da assembleia geral dos acionistas.

Foi eleita como liquidante Maria do Rosário Costa Muricy, além do Conselho Fiscal, sendo estabelecido o prazo de seis meses para a conclusão dos trabalhos. Foram extintos os cargos de presidente e diretores, como também o Conselho Administrativo.

Os atos inerentes à liquidação, inclusive as questões relativas aos trabalhadores da empresa serão definidas pelo liquidante eleito pela assembleia dos acionistas, mas definido, politicamente, pelo Governador do Estado.  
____________________________________________________________________

TRABALHADORES EM PLENA LUTA

Enquanto isso, os Trabalhadores da EBDA, extensionistas, pesquisadores e administrativos, mais uma vez, em defesa da participação direta do Estado da Bahia nas atividades de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural, bem como objetivando a garantia dos seus direitos trabalhistas, principalmente a garantia do emprego, iniciaram o processo de mobilização e luta.

Em Feira de Santana, com a participação dos trabalhadores das regiões de Alagoinhas, Cruz das Almas, Serrinha, Irecê e Senhor do Bonfim foi realizada uma manifestação no sentido de garantir a preservação das atividades da empresa.
Fotos: Romualdo Almeida

Também presentes na manifestação inúmeros agricultores e muitas das suas representações a exemplo de: representante da Fetag/Feira de Santana - José Cassiano Pereira da Silva; presidente da Associação dos Floricultores de Feira de Santana - Francisco Lima; Associação de Produtores e Pescadores de Ipuaçu - Jurandir Carvalho; representantes das associações dos distritos de Jaíba, Humildes, Jaguara, Bonfim de Feira, Maria Quitéria, Tiquaraçu, Matinha e Ipuaçu.

O Secretário Municipal da Agricultura Feira de Santana e seus diretores técnicos Mirella, Igor Ubaldo e Joedilsin participaram da manifestação ressaltando a importância da empresa para o desenvolvimento agropecuário do Estado, especialmente pelo trabalho desenvolvido junto aos agricultores familiares. A manifestação também teve a cobertura da imprensa local/regional.

Em Salvador, durante a realização da assembleia dos acionista da EBDA, os trabalhadores se manifestaram contra a medida governamental.


Fotos: Sintagri

__________________________________________________________________________

E QUEM VAI ATENDER AOS AGRICULTORES FAMILIARES?
No momento da manifestação, uma expressão da importância da EBDA e do compromisso dos seus trabalhadores: agricultores familiares sendo atendidos para a elaboração de DAP (documento de aptidão ao Pronaf).
____________________________________________________________________
É O INICIO DA LUTA. GRANDES MOBILIZAÇÕES ESTÃO SENDO ARTICULADAS SOB A COORDENAÇÃO DO SINTAGRI

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br -

Nenhum comentário:

Postar um comentário