quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SINTAGRI NOTÍCIAS - ano 01 - nº 15 - 14/12/2011 - Filiado a FASER e FETRAB

(Grande Assembléia Geral dos trabalhadores da Ebda em 20/09/2011 em Salvador)

ELOGIOS RASGADOS
Conforme já foi noticiado, durante a última reunião do Conselho Consultivo da Ebda, realizada em 29/11/2011, os empregados da Ebda foram muito elogiados pela participação na Fenagro, especialmente pelo Secretário da Agricultura que solicitou ao Secretário da Fazenda empenho quanto a viabilização de uma proposta de negociação para pagamento dos débitos trabalhistas da Ebda. Elogio é muito importante, pode até afagar o ego, mas não enche barriga. Proposta de negociação nenhuma.

O PRESIDENTE DÉCIO FOI INCISIVO
Diante das declarações do Secretário da Fazenda na reunião do Conselho Consultivo (29/11/2011), declarando sua discordância com os dados fornecidos pelos advogados  do Sindicato, afirmando que Governo não pagaria quantias exageradas como 600 ou 400 milhões e defendendo o Governador do Estado por já ter melhorado os salários dos empregados da Ebda, o Presidente do Sintagri foi incisivo: “O Governador do Estado prometeu resolver as questões trabalhistas da Ebda e isso não aconteceu. Os trabalhadores da empresa é que demonstraram boa vontade em negociar cerca de 90% de recuperação salarial por 30% e oito níveis de progressão salarial por dois níveis em 2008 e continuam dispostos a lutar pela reabertura das negociações requerendo do governo a apresentação concreta de proposta”. Continuando, o Presidente Décio afirmou que os trabalhadores da Ebda estão dispostos a uma negociação viável, mas justa para as partes. E foi incisivo declarando as dificuldades de negociação com valores apresentados anteriormente de três ou dez salários a serem pagos a perder de vista.

AINDA NO CONSELHO CONSULTIVO
O representante da Embrapa no Conselho Consultivo da Ebda (empresa pública do Governo Federal e sócia da Ebda) comentou não entender porque ainda não foi resolvido o pagamento do passivo trabalhista da Ebda, tratando-se de uma empresa de grande importância para o desenvolvimento da agropecuária do Estado da Bahia. Segundo o representante da Embrapa deve estar faltando vontade política, pois poderia ser apresentada uma proposta de pagamento parcelado.

RELEMBRANDO
O Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia – Seagri, Dr. Eduardo Salles, em reunião com a Comissão de Negociação dos trabalhadores da Ebda, realizada em 03/11/2011, declarou ser possível a apresentação de uma proposta concreta de negociação nos meados de janeiro/2012. O Sintagri propôs que o prazo fosse retroagido para 15/12/2011 e nada aconteceu. Quem pode acreditar nos meados de janeiro/12?
O presidente da Ebda, Dr. Elionaldo de Faro Teles, considerando os contatos com o Secretário Manoel Vitório – Saeb – fez a previsão de encerrar os trabalhos referentes à reestruturação da empresa até o final de novembro e nada aconteceu. Acontecerá alguma coisa, quando?

LUTAR É AGORA
Aos trabalhadores da Ebda não resta outra alternativa: a hora de lutar é agora.
Continua a insensibilidade e desprezo do Governo do Estado da Bahia quanto aos empregados da Ebda, sempre eficientes e eficazes, no pretérito e no presente, quanto a execução do trabalho diuturno para o desenvolvimento rural baiano, não precisando provar mais nada a ninguém.
E a hora de lutar pelos direitos já conquistados judicialmente é agora e cumprindo às decisões da Grande Assembléia.
Evidentemente, por parte da empresa ocorrerão argumentos e pressões para inibir a luta dos trabalhadores. Contudo a coragem e a compreensão de cada extensionista, de cada pesquisador e de cada administrativo da Ebda, quanto à justeza das suas reivindicações, vem ampliando o cumprimento das decisões da Grande Assembléia: 
1 - Não executar qualquer atividade de campo que implique em despesas financeiras sem receber o respectivo adiantamento e não trabalhar além das 6 horas diárias. 2 - Não registrar as atividades desenvolvidas no SIN-EBDA, ou qualquer outra forma de relatório de atividades. 3 - Não emitir Declaração de Aptidão ao PRONAF

– DAP, inclusive IGS – Inscrição do Programa Garantia-Safra. 4 - Não emitir laudos de PRONAF B e GARANTIA SAFRA 4 - Não participar da elaboração da Programação 2012.

APERTANDO O CERCO
Já prevista nova paralisação de advertência. Dia 28/12/2011, dia de nova reunião do Conselho Consultivo da Ebda. As articulações com os Delegados Sindicais já estão sendo iniciadas. Vamos a caminho da GREVE GERAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário