sexta-feira, 30 de março de 2012

        SINTAGRI -   NOTAS RÁPIDAS
            2012 – ano 02 – nº 17 - 30/03/2012 Filiado a Faser e Fetrab

REUNIÃO SOBRE QUESTÕES PREVIDENCIÁRIAS

Sabendo da defasagem monetária por que passa as aposentadoria, o SINTAGRI, presta mais um serviço a seus associado, encaminhando o problema para que judicialmente possa ser solucionado.
No dia 27 de Março 2012, estiveram reunidos no auditório da EBDA - Gerencia Regional de Feira de Santana, funcionários e uma banda de Advogados, Representados por Dr. Ulisses Caldas e Drª Daniela Martins, tratando de ações referentes a DESAPOSENTAÇÂO e  CORREÇÂO das aposentadorias que se enquadrem.


 Após explanação feita pela diretoria Jurídica do SINTAGRI e pelos advogados, foram recolhidas as documentações necessárias para abertura de processos junto a Justiça Federal, com reais possibilidades de breves ganhos


Esta ação poderá e deveram ser estendidas as demais regiões, bastando para isto que os delegados sindicais entrem em contato com a direção do SINTAGRI para agendamento.



 

SINTAGRI TRABALHO COM RESPONSABILIDADE

quarta-feira, 28 de março de 2012

SINTAGRI NOTÍCIAS
2012 – ano 02 – nº 20 - 28/03/2012   Filiado a Faser e Fetrab


E D I T O R I A L-P R E S I D Ê N C I A 
D O    S I N T A G R I
É lamentável como o governo que ajudamos a eleger vem administrando o nosso Estado.
Equivocadamente, enquanto acelera as obras da Fonte Nova, satisfazendo os anseios e desejos da CBF e grandes empreiteiras e, por outro lado, permite o fechamento de hospitais e deixa outros funcionando precariamente por falta de recursos, prejudicando, assim, as camadas mais pobres da nossa população.
Também, obras importantes como a da adutora que leva água de Xique Xique para a região de Irecê, com mais de 400.000 habitantes, morosamente é conduzida. A população está prestes a passar sede, pois foi constatado, em estudos recentes, que a barragem de Mirorós,  abastecedora da região, só tem água até junho próximo, mesmo fazendo racionamento. Enquanto o governo, nas suas promessas, diz que a água só chegará em dezembro.

E quem garante que chega? 
                                                                      
Por isso, de promessa os empregados da EBDA estão cheios. Desde a sua primeira campanha, o governo prometeu que, se eleito fosse, resolveria a situação da EBDA e de seus empregados.
Os empregados da Ebda dedicaram toda sua vida à pesquisa e à extensão rural com o objetivo de elevar o Estado da Bahia a alto patamar dentro do cenário nacional e, hoje, verifica-se o sucateamento drástico da empresa.
Enquanto isso se ouve noticiários de estados da federação valorizando a mão de obra especializada existente para treinar os jovens pesquisadores e extensionistas contratados para renovar seus quadros.
Mas, a Ebda, não renova seus quadros e, pior, luta a todo custo para se livrar dos atuais profissionais, com o Governo do Estado fazendo propostas maquiavélicas para deixar a empresa livre das pendências judiciais a troco de esmolas.
Na verdade esta propondo pagar um acordo para as pendências trabalhistas com o próprio dinheiro dos empregados e ainda fazendo caixa para gastar como bem entender.



C H A M A D A S    P Ú B L I C A S

Em Chamamento Público para o Programa 2029 – Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária, Ação 8689 – Zoneamento Ecológico Econômico - Março/2012, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, deixa claro que “o presente chamamento para a seleção de proposta / proponente – órgão ou entidade pública, objetivando a formalização de convênio,...
Enquanto isso, o Governo da Bahia, por meio da Seagri/Suaf publicou a “Chamada Pública Ater Nº 001/2012”, para prestação de Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural definindo que somente, poderão concorrer “as entidades privadas, com ou sem fins lucrativos...”. O Sintagri indagou à direção da Ebda, por meio de ofício já divulgado, sobre a exclusão da empresa da referida Chamada Pública. Não obtendo resposta até o momento, já está trabalhando com a sua assessoria jurídica para acionar as medidas legais cabíveis. 

 CONFERÊNCIA NACIONAL DE ATER

Ocorreu, com a presença de representante do Sintagri, mais uma reunião do Conselho Deliberativo da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil – Faser, (março/2012), tendo como pauta a Conferência Nacional de ATER e a organização do XI Confaser (Recife – novembro/2012). Durante a reunião foi aprovado o projeto do XI CONFASER cuja programação está disponível no site da Faser. Em se tratando de projeto, o Sintagri irá acompanhar o desdobramento da sua execução para divulgação dos detalhes. Entretanto, paralelamente, o Sintagri iniciará em breve a discussão sobre o conteúdo das discussões programadas para o evento.
Quanto à Conferência Nacional de Ater, foram discutidos e aprovados os principais pontos que serão defendidos por seus delegados natos e que servirão de orientação aos extensionistas que se elegerem delegados:
           1 - Implementação do Sistema Único de Extensão Rural Pública com a seguinte configuração:  Condraf, Ministérios, Secretaria de Ater no MDA, entidade nacional de coordenação de Ater, Conselhos Estaduais, Secretarias de Estado, entidades prestadoras de serviços de ATER estatais e não estatais e Secretarias Municipais. 

           2 – Criação da Secretaria de Ater no MDA.

           3 – Criação do Fundo Nacional de Ater e Fundos Estaduais.

          4 - Criação de uma entidade de gestão compartilhada para gerenciamento do Sistema de Ater.

A     Q U E S T Ã O     P D V

O Conselho Sindical do Sintagri decidiu pela não interveniência da entidade quanto ao Programa de Demissão Voluntária – Pdv, implementado pela Ebda, com base em uma das principais premissas do sindicalismo independente: lutar sempre pela manutenção do direito ao emprego. Portanto, seria incompreensível participar de negociações onde o pressuposto básico é a demissão de trabalhadores. Entretanto, também por decisão do Conselho Sindical, caberá à direção executiva da entidade prestar todas as informações e orientações para aqueles que desejem participar do programa proposto pela Ebda.

Em publicações anteriores, inclusive dos ofícios encaminhados à direção da Ebda e de sugestões de diversos associados, a entidade alertou sobre a fragilidade da proposta apresentada pela empresa como um todo e, principalmente, com relação ao parcelamento dos pagamentos em longos 48 meses, atingindo, também, os pagamentos regulamentares previstos na legislação trabalhista em processos demissionários, bem como da obrigatoriedade da quitação da totalidade dos passivos trabalhistas devidos pela Ebda.    

Entretanto, a Ebda vem divulgando, por meio de comunicação eletrônica individual, uma proposta diferente daquela que foi comunicada ao Sintagri. Por meio de ofício (divulgado), o Sintagri procurou esclarecer a questão, estando sem resposta até a edição deste comunicado. O Sintagri afirma, então, a validade do parcelamento dos pagamentos propostos e a desistência quanto aos direitos trabalhistas para aqueles que vierem a optar pelo referido PDV.

É importante esclarecer que, simulações iniciais, na maioria dos casos, os aposentados, alvo do PDV, permanecendo empregados da empresa em, aproximadamente, dois anos terão rendimentos maiores caso venham a aderir ao processo demissionário. Por outro lado, é importante salientar que, no caso de um processo demissionário normal, sem PDV, política e financeiramente difícil, sendo obrigatório o pagamento integral dos 40% do Fgts histórico, à vista; também, através de avaliações iniciais, é uma situação mais vantajosa que a adesão ao PDV, além de ficar mantido o direito ao recebimento dos passivos trabalhistas, em algum momento.

 

quinta-feira, 22 de março de 2012

           SAINTAGRI  - NOTAS RÁPIDAS
Ano 02 – nº 016  -  22/03/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab  
Ofício encaminhado/protocolado na Ebda



OF. PRESID – SINTAGRI – REF. 016/2012
Salvador, 22 de março de 2012
Ilmo. Sr.
Dr. Elionaldo de Faro Teles
M.D. Presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. – Ebda
Senhor Presidente,
A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária – Seagri/Superintendência da Agricultura Familiar-Suaf publicou a “Chamada Pública Ater Nº 001/2012”, para prestação de Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural a 37.440 agricultores familiares, divididos em 78 lotes nos municípios que integram os Territórios de Identidade da Bahia, no valor total de R$ 28.253.107,61(Vinte e Oito Milhões Duzentos e Cinqüenta e Três Mil Cento e Sete Reais e Sessenta e Um Centavos).
Salientamos os seguintes pontos, com relação a essa publicação:
1 - No item 3“Entidades Executoras” define que, somente, poderão concorrer “as entidades privadas, com ou sem fins lucrativos...”.
2 – A Lei Estadual nº 12.372, de 23/12/2011, em que se baseia a referida “Chamada Pública” define como entidades executoras do PROATER, no seu Art.8º: “As Entidades Executoras do PROATER compreendem as Instituições ou Organizações Públicas ou Privadas, com ou sem fins lucrativos...”.
 3A Ebda, estatutariamente, se define como empresa pública.
Assim considerando, solicitamos desta presidência informar se a Ebda está excluída da participação do processo seletivo da referida “Chamada Pública”, o que contrariaria o definido na A Lei Estadual nº 12.372, de 23/12/2011, que institui o PROATER.
No caso de se confirmar a exclusão, solicitamos de Va. Sa. informar ao Sintagri quais as providências implementadas pela presidência e diretores da Ebda para salvaguardar os interesses da empresa.   
Atenciosamente,
José Augusto da Silva Brito
 Presidente do SINTAGRI
    (em exercício )

Av. Dorival Caymmi, 15.661 – Casa 2-Quadra F-Itapuã-Salvador-BA-CEP: 41.635-150 –Fone 3375-4786. Fone FAC 3375-1047. Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicao@ig.com.br         

quarta-feira, 21 de março de 2012

          SINTAGRI  - NOTAS RÁPIDAS
Ano 02 – nº 015  -  21/03/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab      
A EBDA NÃO CUMPRE AS NORMAS DE  SEGURANÇA E SAÚDE DOS SEUS TRABALHADORES

Além das pendências judiciais trabalhistas devidas aos empregados da Ebda, que se arrastam por 24 anos, a empresa tem, ao longo da sua história, deixado a desejar no que se refere às ações na área de Segurança e Saúde de seus empregados.
E agora piorou de vez. Encerrado o contrato com a empresa terceirizada para execução das atividades exigidas pelo SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com o objetivo de promover a saúde e a integridade do trabalhador no seu local de trabalho não resolveu ainda essa pendência. A empresa terceirizada, mantinha no Escritório Central uma equipe de um médico do trabalho, um enfermeiro, um engenheiro de segurança, um técnico de segurança e um profissional em educação física funcional. E agora nada.
Salienta-se que o SESMT é obrigatório para empresas públicas e privadas com empregados regidos pela CLT, conforme a NR4.  A Ebda precisa resolver essas pendências, pois a questão da proteção ao trabalhador é fundamental e está, finalmente, sendo consagrada, com a aprovação da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador – SST- mediante lei específica. Essa política norteará as ações governamentais para a promoção da saúde e a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida dos trabalhadores no País, visando à prevenção dos acidentes e das doenças ocupacionais.
Durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, esta questão e a regularização total da CIPA será fundamental.
Av. Dorival Caymmi, 15.661 – Casa 2-Quadra F-Itapuã-Salvador-BA-CEP: 41.635-150 –Fone 3375-4786. Fone FAC 3375-1047. Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicao@ig.com.br - Revisor: Eliozéas Vicente de Almeida-Eng.Agr.-Ebda.

segunda-feira, 19 de março de 2012

    NOTAS RÁPIDAS
Ano 02 – nº 014  -  19/03/2012 -  Filiado a FASER E FETRAB            
DATA BASE DE 2012
Inicialmente aprovada pelo Conselho Sindical, foi encaminhada à presidência da empresa a proposta de “Acordo Coletivo de Trabalho Data Base Maio /2012” dos empregados da Ebda.De imediato, foi negociada a dilatação do prazo para as negociações, ficando garantida a data base de 01/05/2012.

TERMO DE ACORDO
Por meio deste Termo de Acordo o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola do Estado da Bahia – SINTAGRI, representado por Décio Ferreira de Amorim, presidente, e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S. A.– EBDA, representada por Dr. Elionaldo de Faro Teles, presidente, deliberam, com relação à proposta de Acordo Coletivo para a data base de negociação salarial de 1º de maio de 2012, que:
O Sindicato e a EBDA concordam com a dilatação do prazo para as tentativas de Acordo Coletivo entre as partes.As duas partes concordam também em garantir a data base de 1º de maio de 2012 para efeito de retroatividade de qualquer conclusão que venha a ter o processo de negociação ou de dissídio.
Para que surtam os efeitos jurídicos foi lavrado o presente Termo de Acordo, que vai assinado pelas partes.
Salvador/BA, 12  de março de 2012
       Elionaldo de Faro Teles                                                       Décio Ferreira de Amorim
           Presidente EBDA                                                              Presidente SINTAGRI
Obs - por problemas técnicos, não deu para "colar o Fax-Semile" do Termo de Acordo com as assinatudas do presidente da Ebda e  a do Sintagri, conforme encaminhado para diretores/delegados e todos os empregados da Ebda via e-mail do expresso.
SINTAGRI  -  NOTAS RÁPIDAS
Ano 02 - nº 13A   -   19/03/2012    -    Filiado a Faser e Fetrab

Para maior visibilidade, abaixo, o ofício que foi publicado no SINTAGRI - NOTÍCIAS Nº 13 de 16/03/2012.

OF. PRESID – SINTAGRI – REF. 014/2012
Salvador, 14 de março de 2012


Ilmo. Sr.
Dr. Elionaldo de Faro Teles
M.D. Presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. – Ebda

Senhor Presidente,

Está circulando um documento referente ao PDV que, apesar de constar a logomarca da EBDA e do Governo Estadual, por ser apócrifo (não apresenta assinatura) foi encaminhado  via comunicação oficial da empresa (Expresso Bahia / EBDA) e oriundo  do email da senhora  Ana Flavia Santos Gonçalves, que consta ser secretaria do Departamento de Recursos Humanos da EBDA.
 No referido documento, as informações constante destoam das contidas nas  “INDICAÇÕES DE NEGOCIAÇÃO ” apresentada pela SEAGRI/ EBDA ao SINTAGRI, reunião realizada em 18/01/2012, amplamente divulgada  pelo SINTAGRI, que ontem protocolou contra proposta de negociação, também já divulgada no veículo oficial de comunicação do sindicato que é o Blog.
Por decisão unanime dos membros do conselho sindical e comissão de negociação dos empregados da EBDA, o SINTAGRI não apoiará nenhum PDV, porém será responsável por fazer esclarecimentos à categoria no tocante a conteúdos e conseqüências de adesão a um possível PDV.
 Diferentemente do conteúdo constante nas “indicações de negociação”, apresentado anteriormente, esta nova proposta de PDV não está condicionada à quitação e parcelamento de débitos trabalhistas e das obrigações trabalhistas oriundas num processo de desligamento do funcionário com a empresa, bem como indica o pagamento de uma “indenização trabalhista” a um teto Maximo de 12( doze) “salários referência” também sem parcelamento.
Solicitamos de V.Sª a confirmação desta proposta para que possamos orientar aos empregados da EBDA na forma que foi decidida pelo Conselho Sindical .

Atenciosamente,
Reinaldo Freitas Sobrinho
         Presidente do SINTAGRI
        (em exercício )

sexta-feira, 16 de março de 2012

SINTAGRI - NOTAS RÁPIDAS
                                  Ano 02 – nº 013 - 16/03/2012 - Filiado a Faser e Fetrab

Sobre a correspondência enviada pela Ebda sobre o PDV, em cumprimento a decisão do Conselho Sindical do Sintagri, em sempre orientar aos empregados da empresa quanto a essa questão, a direção sindical encaminhou a correspondência gravada abaixo, cujo teor básico é confirmar a autenticidade formal e de conteúdo do documento.

Orientamos a todos que tenham interesse no PDV a somente se posicionarem após a empresa prestar esclarecimento sobre as indagações do Sintagri.







      SINTAGRI      -     NOTAS RÁPIDAS


                          Ano 02 – nº 012 - 16/03/2012 - Filiado a FASER E FETRAB

Estranhamente, o Exmo. Sr. Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Dr. Eduardo Seixas Salles, no seu pronunciamento na abertura da Iª Conferência Estadual sobre Assistência Técnica e Extensão Rural, em 14/03/2012, referiu-se sobre constar na folha de pagamento da Ebda salário na ordem de 16 mil reais, em um contexto de estar sendo providenciado o “enxugamento” da empresa, ou seja, podendo deixar à entender que os empregados da Ebda são fartamente remunerados.

O Sintagri, responsavelmente, já está levantando dados sobre a realidade salarial da empresa e de outras situações empresariais para dar uma resposta pública.

Av. Dorival Caymmi, 15.661 – Casa 2-Quadra F-Itapuã-Salvador-BA-CEP: 41.635-150 –Fone 3375-4786. Fone FAC 3375-1047. Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicao@ig.com.br

quarta-feira, 14 de março de 2012

       SINTAGRI   -  NOTAS RÁPIDAS

Ano 01 – nº 011 - 14/03/2012 - Filiado a Faser e Fetrab

Cumprindo determinações do Conselho Sindical, foram encaminhados ofícios ao Secretário da Agricultura e ao presidente da Ebda solicitando o recolhimento do imposto sindical dos funcionários daquela Secretaria e dos empregados celetistas da Ebda récem contratados e dos contratados para o exercício de funções gratificadas, respectivamente.

Aconteceu a audiência com Ministério Público do Trabalho, 14/03/2012, às 15:00horas.

Dia 13/03/2012 aconteceu mais uma reunião do Conselho Consultivo da Ebda.

Aguardem notícias sobre as duas reuniões.


terça-feira, 13 de março de 2012

SINTAGRI    -   NOTÍCIAS

2012 – Ano 02 - Nº 19 - 13/032012 - Filiado a FASER E FETRAB


Continuando a atuar de maneira articulada, sempre considerando a importância das decisões coletivas, a direção do Sintagri, após a abertura das negociações com a Ebda, promoveu a reunião do seu Conselho Sindical, em Feira de Santana – BA, em 08/03/2012, para analisar as “indicações de negociação” apresentadas pelo Governo do Estado/Ebda quanto aos passivos trabalhistas, também dar início às ações necessárias referentes à “Data Base de Negociação Coletiva de Trabalho da Categoria - maio/2012” e, evidentemente, indicar os próximos passos da entidade. Eis as deliberações:

Posição 1Quanto às “indicações de negociação” propostas pelo Governo do Estado/Ebda:

a)Contra propor o pagamento dos passivos relativos aos dissídios coletivos datas base 1999 e 2003, transitados em julgado, com o valor de 45 (quarenta e cinco) salários cheios de cada empregado que tem direito aos referidos dissídios;

b)Contra propor que o pagamento do respectivo valor a cada empregado seja efetuado em 20 (vinte meses), portanto, não ultrapassando o mandato do atual Governador do Estado da Bahia;

c)Manutenção das negociações conforme pauta apresentada à Ebda quando da realização da Assembléia Geral da categoria realizada em 20/09/2011, por meio do Of. Presid.Sintagri-Ref. 171/2011, protocolado no Gabinete da Presidência da EBDA em 21/09/2011, chamando-se a atenção para o item “realização de concurso público para contratação de pessoal”.

d)O Conselho Sindical do Sintagri decidiu não apresentar contra proposta em relação ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) considerando: 1. Ser um pleito de interesse exclusivo da empresa e do Governo do Estado. 2. Em levantamento realizado pela direção do Sintagri ocorreu 80% de rejeição à proposta apresentada, por ser desvantajosa para aos empregados e ao movimento sindical. 3. Em caso de operacionalização do PDV por parte da empresa, até pelo aspecto jurídico, caberá a cada empregado o poder de decisão, cabendo à entidade sindical, por meio da sua diretoria e dos delegados sindicais sempre esclarecer aos empregados da Ebda as questões relativas ao referido PDV. 4. Uma vez implantado o PDV e ocorrendo adesões, o Sintagri não colocará obstáculos ao processo homologatório das rescisões contratuais, observadas as exigências legais.

Posição 2Encaminhamentos quanto às Dap’s e Sin/Ebda:

a)Considerando os depoimentos dos delegados sindicais, quanto ao retorno da elaboração das Declarações de Aptidão do Pronaf (Dap’s), ficou decidido que na Assembléia Geral regionalizada de 15, 16 e 19 de março/2012 será discutida e votada a questão do retorno à sua elaboração e emissão, em função da reabertura das negociações.

b)Tendo sido identificada, pelos delegados sindicais, a emissão de Dap’s por terceiros, usando “login” e senha dos técnicos/usuários da Ebda, ficou decidido que a direção sindical emitirá informativo, alertando sobre a irregularidade dessa ação e as punições cabíveis, para quem fornece o “login” e a senha e para quem as utiliza. Paralelamente, o Sintagri irá comunicar ao MDA a ocorrência de irregularidades quanto a emissão de Dap’s.

c) Com relação ao retorno da elaboração do Sin/Ebda, a maioria do Conselho Sindical foi contrária, mas optou por submeter também, a questão, à assembléia acima referida.

Posição 3Encaminhamentos quanto a data base, maio/2012, de Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados da Ebda:

a)O Conselho Sindical discutiu, propôs alterações e aprovou a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho dos Empregados da Ebda - Data Base Maio/2012, para ser encaminhada à presidência da Ebda, visando iniciar o processo de negociação, bem como para ser referência nas discussões na Assembléia Geral, a ser realizada regionalmente devido às exigências legais de votação secreta com quórum de 50% mais um dos empregados da Ebda, nos dias 15, 16 e 19 de março/2012, para aprovação final.

Posição 4Informações e outras decisões:

a)O Diretor de Assuntos Jurídicos informou que, no dia 14/03/2012, haverá audiência com o Ministério Público do Trabalho para discussão quanto à situação jurídica referente às diversas formas de contratação de empregados sem concurso público (como cargos comissionados, via Reda, como “bolsistas” e celetistas por tempo determinado).

b)A direção do Sintagri informou que o valor percebido pelo atual presidente do Sintagri referente sua participação no Conselho Consultivo da Ebda é utilizado para seus deslocamentos Irecê/Salvador, onde reside, permanência em Salvador e outras atividades sindicais, portanto desonerando a entidade dessas despesas.

c)Visando reduzir os custos com telefonia não locais, utilizando as vantagens da tarifarias das diversas prestadoras desse serviço via celulares, foram adquiridos aparelhos de baixo custo, com os seguintes números: TIM (71) 9332-3517; CLARO (71) 8227-2574; VIVO (71) 9970-1047e OI (71) 8682-6910.

d)Foi requerida e será providenciada a divulgação das sentenças referentes ao dissídios coletivos data base 1998 e 2009, bem como de outras questões jurídicas.

e)Providências operacionais para garantir a “moderação” da ferramenta “comentários” no “blog” do Sintagri, garantindo assim sua divulgação.

f)Estabelecimento de uma agenda para visitas da direção executiva da entidade às delegacias regionais.

g)Elaboração de relatórios quinzenais pelos delegados sindicais para direcionar as ações da direção executiva da entidade.

h)Providenciar a realização das eleições dos delegados sindicais de Caetité e Jequié.

i)Requerer à direção da Ebda o desconto do imposto sindical dos contratados via Reda, bolsa e celetistas por tempo determinado.

j)Desenvolvimento de uma campanha de filiação ao Sintagri junto aos novos contratados pela direção executiva e delegacias sindicais.

SINTAGRI–        SINDICATO DOS TRABALHADORES PÚBLICOS  DA ÁREA AGRÍCOLA DO ESTADO DA BAHIA – FUNDADO EM 14/09/1989 – MINISTÉRIO DO TRABALHO – MT – Proc. Nº 24150.004523/90 – Filiado:  Faser e Fetrab

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL REGIONAIS



O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola do Estado da Bahia – SINTAGRI – convoca a assembléia geral dos trabalhadores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A – EBDA – para os dias 15, 16 e 19/03/ de 2012 , às 08 horas e 09horas, respectivamente em primeira e segunda convocações, a se realizar, simultaneamente, nos Escritórios Central e Regionais da referida empresa, com a seguinte pauta:

01-   Discussão e votação da Proposta de Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, data base maio/2012.
02-    Autorização para que o SINTAGRI firme acordo ou ajuíze dissídio coletivo;
03-   O que ocorrer.

Os endereços dos locais de realização da Assembléia Geral são: Salvador: Escritório Central, Av. Dorival Caymmi, 15.649 -  Itapuã; Alagoinhas: Rua Luiz Viana, 642 –  Centro; Barreiras: Rua Custódia R de Carvalho, 152- Centro; Bom Jesus da Lapa: R. Almirante Beirute, s/n, Birro Nova Brasília; Caetité: Praça Rodrigues Lima, 230; Cruz das Almas: Pça. Geraldo Suerdick, s/n; Feira de Santana: Rua Senador Quintino-Bairro Olhos d’água; Irecê: Rua São Francisco, s/n- Centro; Itaberaba: Rua Hélio Borges, 81 – Bairro São João; Itabuna: Av. Mário Padre, 327, Casa da Agricultura, Bairro Góes Calmon; Jacobina: Pça. Castro Alves, 184; Jequié: Praça Cel. João Borges, 01; Juazeiro: Pça. Imaculada Conceição, 20 – Centro; Paulo Afonso: Av. Apolônio Sales, 1185- Centro; Ribeira do Pombal: Estrada de Mirandela, s/n, Km 05; Santa Maria da Vitória: Rod. Stª Ma. da Vitória – Correntina, Km 0; Seabra: Rua Manoel Fabrício, s/n; Senhor do Bonfim: Rua Manoel Ventura, 80;  Serrinha: Av. Manoel Novaes, 692- Centro; Teixeira de Freitas: Av. Gov. Lomanto Júnior, 168, Casa da Agricultura, Centro; Vit. da Conquista: Rua Siqueira Campos, Edf. Glicia, 132, 2º andar – Centro.


Salvador,  12 de março de 2012


Décio Ferreira de Amorim
Presidente
 

quinta-feira, 8 de março de 2012

08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Sintagri homenageia também todas as mulheres servidoras da Ebda.

História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 
 
- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres
(do site suapesquisa.com)

sexta-feira, 2 de março de 2012

     
   
        SINTAGRI   NOTAS RÁPIDAS
Ano 01 – nº 010  -  01/03/2012 -  Filiado a FASER E FETRAB       


A NEGOCIAÇÃO
Em reunião realizada dia 29/02/2012, A Diretoria Executiva/Comissão de Negociação do Sintagri decidiu, por unanimidade, dar continuidade ao processo de análise das “indicações de negociação” apresentadas pelo Governo do Estado/Ebda, considerando a importância da questão. Quem aguarda quase 24 anos, considerando o início do processo jurídico, deve ter todas as possibilidades de análise e dos esclarecimentos necessários a uma tomada de decisão.
_______ _________________________________
C O N T R A    P R O P O S T A
Mas a Diretoria Executiva/Comissão de Negociação do Sintagri decidiu avançar o processo de negociação tendo por base a decisão da “Grande Assembléia” (20/09/2011) em autorizar ao Conselho Sindical (Diretoria Executiva/Conselho Fiscal/Delegados Sindicais) a iniciar o processo de negociação, para facilitar a tomada de decisão em futura Assembléia Geral.
O Conselho Sindical construirá a contra-proposta em reunião a ser realizada em 08/03/2012, com base nas observações, sugestões, opiniões dos trabalhadores da Ebda, individuais e coletivas, encaminhadas à direção do Sintagri. Elaborada a contra-proposta, o Conselho Sindical a encaminhará para a direção da Ebda
_______________________________________________
A SEGUNDA “GRANDE ASSEMBLÉIA”
Enquanto a negociação tem andamento, a direção do Sintagri articulará a realização da segunda Grande Assembléia”, envolvendo os delegados sindicais e com visitas ao maior número de regiões possível.
MAIS   UMA   REUNIÃO   DO   CONSELHO   CONSULTIVO
Marcada para 13/02/2012, transferida para 14/02/2012, foi realizada mais uma reunião do Conselho Consultivo da Ebda. A direção do Sintagri, enquanto garante uma discussão profunda da categoria quanto aos “indicadores de negociação” apresentados pela Ebda/Governo do Estado em 18/01/2012, com base em muitas manifestações coletivas e individuais dos empregados da empresa, encaminhou a seguinte correspondência ao presidente da Ebda, visando iniciar as discussões com a empresa:  
OF. PRESID – SINTAGRI – REF.  008/2012
Salvador, 08 de fevereiro de 2012
Ilmo. Sr.
Dr. Elionaldo de Faro Teles
M.D. Presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. – Ebda
Senhor Presidente,
Considerandoàs indicações para negociação com os empregados da Ebda apresentadas pelo Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Dr. Eduardo Seixas de Salles, com a presença de Va. Senhoria e do Diretor Executivo de Administração da empresa, Dr. Luiz Mário Avena Filho, em reunião realizada em 18/01/2012, e, tendo em vista a reunião do Conselho Consultivo da Ebda programada para 13/02/2012, fazemos as seguintes observações, colocando-as como temas importantes a serem discutidos visando continuidade das negociações:
  1. O prazo de pagamento de 48 meses para todas as situações é bastante alongado, inclusive ultrapassando o período político-administrativo do atual Governo do Estado. Mesmo considerando a proposição de correção, significa uma pulverização exagerada dos valores a serem percebidos pelos empregados da empresa, gerando uma situação muito desfavorável de administração desses recursos, principalmente para aqueles que se incluírem no Programa de Demissão Voluntária.
  2. Para os dois itens, envolvendo a quitação das pendências trabalhistas, individuais e coletivas, o próprio valor total indicado de pagamento é muito reduzido em comparação a quaisquer sistemas de cálculo que venham a ser utilizado para definição dos débitos. 
  3. Não foram apresentadas indicações para pagamento dos passivos trabalhistas dos empregados demitidos, para os empregados que pediram demissão e para os herdeiros dos empregados falecidos após abril e maio de 1988, bem como após o mês de maio de 1999 e 2003.
  4. Não existe referência quanto à forma jurídica para liquidação do passivo trabalhista e, portanto, sem definição sobre a incidência de imposto de renda.
Certos que as discussões destes temas na reunião do Conselho Consultivo agilizariam o processo de negociação, somos
Atenciosamente, Décio Ferreira de Amorim - Presidente do Sintagri e da Comissão de Negociação
E    V A M O S   E M    F R E N T E
Na reunião do Conselho Consultivo a preocupação principal dos representantes do Governo do Estado era para com o PDV, inclusive procurando atrair a área sindical para essa questão, mesmo afirmando que não havia a intenção de discutir contrapropostas para os passivos trabalhistas e PDV. Quanto ao PDV, a intenção da empresa é pesquisar o nível de aceitação pelos empregados.
O presidente do Sintagri, seguindo as decisões coletivas, afirmou que as prioridades da categoria continuavam a ser a negociação dos passivos trabalhistas e o concurso público. E quanto aos “indicadores de negociação” apresentados a decisão seria mediante uma assembléia geral.
_________________________________________
U M A    N O V A    G R A N D E    A S S E M B L É I A
Com a primeira “Grande Assembléia” e as ações subseqüentes os trabalhadores da Ebda obtiveram uma conquista primeira: a Ebda/Governo do Estado reiniciaram as negociações. No momento, todos estão avaliando e se posicionando quanto aos “indicadores de negociação” apresentados.
A nova direção sindical, seguindo os seus princípios, já definiu uma reunião da Diretoria Executiva e da Comissão de Negociação para o dia 28/02/2012 visando, principalmente, definir a estratégia de mobilização e a data da segunda “Grande Assembléia”.
Evidentemente, não seria conveniente uma convocação de assembléia para tomada de decisão tão importante em um período de grande concentração de gozo de férias dos trabalhadores da Ebda. Contudo é chegada a hora. Vamos começar a mobilização para a segunda “Grande Assembléia” a partir das orientações da Diretoria Executiva e da Comissão de Negociação.