quarta-feira, 21 de março de 2012

          SINTAGRI  - NOTAS RÁPIDAS
Ano 02 – nº 015  -  21/03/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab      
A EBDA NÃO CUMPRE AS NORMAS DE  SEGURANÇA E SAÚDE DOS SEUS TRABALHADORES

Além das pendências judiciais trabalhistas devidas aos empregados da Ebda, que se arrastam por 24 anos, a empresa tem, ao longo da sua história, deixado a desejar no que se refere às ações na área de Segurança e Saúde de seus empregados.
E agora piorou de vez. Encerrado o contrato com a empresa terceirizada para execução das atividades exigidas pelo SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com o objetivo de promover a saúde e a integridade do trabalhador no seu local de trabalho não resolveu ainda essa pendência. A empresa terceirizada, mantinha no Escritório Central uma equipe de um médico do trabalho, um enfermeiro, um engenheiro de segurança, um técnico de segurança e um profissional em educação física funcional. E agora nada.
Salienta-se que o SESMT é obrigatório para empresas públicas e privadas com empregados regidos pela CLT, conforme a NR4.  A Ebda precisa resolver essas pendências, pois a questão da proteção ao trabalhador é fundamental e está, finalmente, sendo consagrada, com a aprovação da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador – SST- mediante lei específica. Essa política norteará as ações governamentais para a promoção da saúde e a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida dos trabalhadores no País, visando à prevenção dos acidentes e das doenças ocupacionais.
Durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, esta questão e a regularização total da CIPA será fundamental.
Av. Dorival Caymmi, 15.661 – Casa 2-Quadra F-Itapuã-Salvador-BA-CEP: 41.635-150 –Fone 3375-4786. Fone FAC 3375-1047. Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicao@ig.com.br - Revisor: Eliozéas Vicente de Almeida-Eng.Agr.-Ebda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário