domingo, 17 de junho de 2012


         SINTAGRI        NOTÍCIAS
          2012 – ano II – nº 24 – 15/06/2012   Filiado a Faser e Fetrab

EDITORIAL
É PRECISO GOVERNAR COM TRABALHO E COM JUSTIÇA
É lamentável como o governador Jacques Wagner vem tratando os trabalhadores das diversas categorias do nosso Estado. Mesmo sendo possuidor de um largo conhecimento e vasta experiência das questões trabalhistas como sindicalista tem demonstrando falta de sensibilidade e boa vontade para resolver problemas dessa natureza.
O seu governo não tem valorizado os trabalhadores públicos da educação, saúde, segurança, da pesquisa agropecuária e assistência técnica e extensão rural, áreas importantes para o desenvolvimento do nosso Estado, cujos trabalhadores apenas requerem do Governador do Estado as condições mínimas de trabalho e seus direitos trabalhistas conquistados na justiça ou por acordos assinados.
 NÃO É POSSÍVEL QUE VOSSA EXCELÊNCIA QUEIRA QUE OS TRABALHADORES PERDOEM AS DÍVIDAS E AINDA TRABALHEM DE GRAÇA.
Tenho andado por várias regiões do Estado da Bahia fazendo reuniões com os trabalhadores da EBDA e presencio um descontentamento aberto em função das promessas e acordos não cumpridos.
O descaso de Vossa Excelência para com a EBDA e seus trabalhadores é, no mínimo, lamentável e se torna imprescindível resolver o impasse dos débitos trabalhistas da empresa.
A empresa precisa ficar livre dos processos judiciais pagando os direitos trabalhistas já conquistados, mesmo que por meio de negociação, mas com valores dignos e não com esmola, para funcionar adequadamente no exercício das suas atividades de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural junto aos agricultores familiares.
As greves que vêm se alastrando por diversas categorias dos trabalhadores públicos provocam revolta na população e um desgaste político irrecuperável. Tenho o dever de alertá-lo, não se esqueça de que Vossa Excelência tem uma maioria absoluta de deputados na Assembleia Legislativa, construindo assim uma hegemonia política muito forte, ultrapassando a da era do “carlismo”, mas não se esqueça de que a maioria dos votos estará nas bases e, nessas bases, também, os trabalhadores públicos e suas famílias.
O NOSSO POVO PRECISA DE OPORTUNIDADE PARA TRABALHAR E NÃO DE ESMOLAS.
O Estado da Bahia possui um potencial invejado por outros estados da federação brasileira e por outros países do mundo pelo privilégio de possuir terras férteis e água de boa qualidade, falta coragem ao governador do Estado em buscar junto ao governo federal recursos para desenvolver projetos essenciais como, por exemplo, para a captação de água do Rio São Francisco para irrigar a região de Irecê.
A execução de projeto dessa ordem contemplaria os trabalhadores locais e, em contra partida, iria desenvolver a região e abastecer de alimentos as mesas da população brasileira e de grande parte do mundo. Faz-se necessário tirar os projetos da planilha e conseguir os recursos para execução de cada um deles.
A exemplo, o Projeto do Baixio de Irecê continua enterrado e com uma pedra enorme em cima. Fica clara a necessidade da união e da organização dos políticos e da população daquela região para juntos, cobrarem empenho do governador do Estado.
Sendo um dos que lutou desde a infância contra o regime ditatorial na esperança de construir um Brasil melhor. Neste contexto, como moro na Bahia tenho a obrigação de defendê-la, incluindo especialmente a região de Irecê.
UM DIA NÓS MORREREMOS, MAS O ESTADO DA BAHIA CONTINUARÁ VIVO.
Décio Ferreira de Amorim  - Presidente Sintagri
Fls. 01
SERRINHA TAMBÉM SE MANIFESTA
Os Trabalhadores da EBDA – região de Serrinha, aproveitando a mobilização para a realização da reunião da Delegacia Sindical com a diretoria executiva do SINTAGRI, realizaram uma manifestação em frente ao escritório da empresa. Participaram da manifestação, Jair Pereira dos Santos – presidente do Sindicato dos Agricultores do Matão, Antonio Pereira Lima – Coordenador de Política Sindical dos Servidores Públicos Federais e diretor da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal. Evidentemente, também presente a direção executiva do SINTAGRI na pessoa do presidente Décio Ferreira de Amorim. A tônica da manifestação foi o tratamento inadequado e desleal do Governador do Estado da Bahia quanto às reivindicações dos trabalhadores públicos do Estado, inclusive às dos Trabalhadores da EBDA. Também os Trabalhadores Públicos Federais externaram suas queixas contra as políticas salariais do Governo Federal. São os trabalhadores públicos brasileiros tirando a MORDAÇA.

Após a manifestação, os Trabalhadores da EBDA, reunidos, discutiram a estratégia de luta desenvolvida pelo SINTAGRI, inclusive a preparação para SEMANA DE CONCENTRAÇÃO E LUTA. Também foi discutida a situação atual dos diversos processos jurídicos encaminhados pela entidade. 


MORDAÇA EM SERRINHA - Atentos às suas responsabilidades profissionais, mesmo em processo de mobilização e luta, os Trabalhadores da EBDA de Serrinha foram participar do evento “Videoconferência sobre Ações desenvolvidas pelo Comitê da Seca” para o qual foram convocados. Evidentemente, aproveitara o evento para uma demonstração da insatisfação quanto aos problemas da EBDA, estendendo sua faixa de protesto. Aí veio a informação: Serrinha não participaria da “Videoconferência”. A resposta foi o protesto dos presentes a favor dos Trabalhadores da EBDA.



A “SEMANA DE CONCENTRAÇÃO E LUTA DOS TRABALHADORES DA EBDA EM CONSTRUÇÃO”                                       
Fls. 02
 
Av. Dorival Caymmi, 15.661 – Casa 2-Quadra F-Itapuã-Salvador-BA-CEP: 41.635-150 –Fone 3375-4786. Fone FAC 3375-1047. Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicao@ig.com.br - Revisor:Eliozéas Vicente de Almeida-Eng.Agr.-Ebda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário