sexta-feira, 24 de abril de 2015

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IV   nº 289 – 24/04/2015 -  Filiado a Faser e Fetrab      

  INSTALAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL

Com o objetivo de estimular a ampliação de políticas públicas para Ater, e sua categoria funcional, que reuni mais de 25 mil profissionais em todos os estados e em mais de 5 mil municípios, foi instalada no dia 16 de abril passado  a Frente Parlamentar de Assistência Técnica e extensão Rural, no auditório Nereu Ramos da Câmara Federal, sendo composta por 216 deputados, incluindo 12 da Bahia, tendo como presidente o Deputado mineiro Zé Silva do Solidariedade.

O evento contou com a participação de vários deputados, de lideranças das organizações sociais e institucionais ligadas ao meio rural, do coordenador geral da FAZER - Manoel Saraiva - e do presidente da EMATER/DF e da ASBRAER, Argileu Silva. O SINTAGRI foi representado por seu presidente Engº Agrº Jonas Dantas.

Não foi identificada a presença de nenhum dos deputados baianos que compõem a Frente, mostrando o descaso desses com a extensão rural. Tanto o coordenador da FAZER quanto o presidente da ASBRAER foram enfáticos em condenar a decisão do governo da Bahia em extinguir a EBDA, salientando o quanto de impactos negativos esse ato trará não só para ater do estado como de todo o país.

Ao final foi cedida a palavra ao presidente do SINTAGRI, que de forma veemente repudiou a atitude do governo baiano, considerando uma traição aos trabalhadores da empresa, uma irresponsabilidade, visto que com mais de 700 mil famílias de agricultores, que tanto necessitam de uma ater universalizada e gratuita para a promoção do seu desenvolvimento, o governo além de extinguir a empresa mantém a  a decisão de não dialogar e muito menos negociar com trabalhadores. Foi também cobrado do diretor da EMBRAPA presente ao evento, o porque da posição covarde da referida empresa ao se abster de votar na assembleia geral extraordinária dos acionistas, que decidiu pela liquidação da empresa. Por fim, foi solicitado da Frente apoio para que o processo de negociação com o governo venha definitivamente acontecer. Ao fazer uso da palavra o presidente da Frente deputado Zé Silva se comprometeu junto com a comissão de Agricultura da Câmara em formar uma delegação de parlamentares para vir a Salvador tratar com o governo do estado essa questão da EBDA.
Os deputados da Bahia membros da Frente:
AFONSO FLORENCE - PT
ARTHUR MAIA - SD
BEBETO - PSD
DANIEL ALMEIDA - PCdoB
ELMAR NASCIMENTO - DEM
ERIVELTON SANTANA - PSC
FELIX MENDONÇA JÚNIOR - PDT
JOSÉ CARLOS ARAÚJO - PSD
MARCIO MARINHO - PRB
ROBERTO BRITO - PP
SÉRGIO BRITO -  PSD
WALMIR ASSUNÇÃO - PT

CONSELHO CONSULTIVO DA FRENTE:
ANATER/FASER/CONTAG/MPA/ABEM/EMBRAPA/CONSEPA/CONSEAGRI/CNA/CONFEA/BASA/CERES/BNB/FONESA/ABD/BANCOB/OCN/BB


Av. Dorival Caymmi, 15.661-Casa-2 Quadra F- Itapuã-Salvador-BA-CEP:41.635-150-FAX-3375-1047-Fone 3375-4786-e-mail: www.sintagri.sindicato@ig.com.br - Blog:sintagri,blogspot.com. Revisor: Eliozeas Vicente de Almeida-Eng.Agr-Ebda

Nenhum comentário:

Postar um comentário