sexta-feira, 7 de março de 2014



SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
        Ano IV   nº 167 – 07/02/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab  


DIA DA "HERÓICA MULHER TRABALHADORA"

8 DE MARÇO DE 1917 – AS MULHERES RUSSAS REALIZAM AMPLAS MANIFESTAÇÕES POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA E DE TRABALHO E MARCARAM O INÍCIO DA REVOLUÇÃO COMUNISTA RUSSA DE OUTUBRO DE 1917.

ESTA É A VERDADEIRA LUTA DA MULHER. E EIS UM TEXTO IMPORTANTE SOBRE A MULHER.

Mas vós, comunistas, quereis introduzir a comunidade das mulheres, grita-nos toda a burguesia em coro.

O burguês vê na mulher um mero instrumento de produção. Ouve dizer que os instrumentos de produção devem ser explorados comunitariamente, e naturalmente não pode pensar senão que a comunidade virá igualmente a ser o destino das mulheres.

Não suspeita que se trata precisamente de suprimir a posição das mulheres como meros instrumentos de produção.

De resto, não há nada mais ridículo do que a moralíssima indignação dos nossos burgueses acerca da pretensa comunidade oficial de mulheres dos comunistas. Os comunistas não precisam de introduzir a comunidade de mulheres; ela existiu quase sempre.

Os nossos burgueses, não contentes com o fato de que as mulheres e as filhas dos seus proletários estão à sua disposição, para nem sequer falar da prostituição oficial, acham um prazer capital em seduzir as esposas uns dos outros.

O casamento burguês é na realidade a comunidade das esposas. Quando muito poder-se-ia censurar aos comunistas quererem introduzir uma comunidade de mulheres franca, oficial, onde há uma hipocritamente escondida. É de resto evidente que com a supressão das relações de produção atuais desaparece também a comunidade de mulheres que dela decorre, ou seja, a prostituição oficial e não oficial.

Manifesto Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels – 21de fevereiro de 1848
    


Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.-

Nenhum comentário:

Postar um comentário