segunda-feira, 31 de dezembro de 2012


                  SINTAGRI  NOTAS RÁPIDAS
                  Ano II   nº 75  - 31/12/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab

2012 – ANO IMPORTANTE PARA OS

TRABALHADORES DA EBDA

 O atual grupo de coordenação da entidade de representação dos Trabalhadores da EBDA, o SINTAGRI, inclusive considerando o período da Junta Governativa, completa um ano e meio de gestão neste final de ano – 2012. Um período importante onde os Trabalhadores da EBDA recuperaram a sua capacidade de mobilização, organização e luta, realizando duas grandes manifestações: setembro de 2011 e agosto de 2012.

Isso como resposta ao imobilismo provocado pelas 3 últimas diretorias imediatamente anteriores que, durante nove anos, alegando não ser mais possível conseguir a manifestação coletiva dos Trabalhadores da  EBDA, tomava decisões isoladas, muitas vezes inconsequentes em relação aos verdadeiros interesses da categoria.

No entanto, agora tudo mudou. Com a coordenação do presidente Décio Ferreira de Amorim, a atual direção sindical coloca-se no seu papel de incentivadora e facilitadora das grandes mobilizações para tomadas de decisão realmente coletivas.  

Assim foi a grandiosa SEMANA DE LUTA DOS TRABALHADORES DA EBDA (06 a 10/08/2012).

Propositadamente, os dois últimos dias do evento estão sendo divulgados agora, ao final do ano de 2012, precedidos de uma síntese dos três dias iniciais, anteriormente divulgados, objetivando relembrar a grande luta dos Trabalhadores da EBDA, com resultados iniciais importantes, mas indicando a necessidade de um 2013 de muita luta. 

SEMANA DE LUTA DOS TRABALHADORES DA EBDA

UMA JORNADA ARROJADA

UMA SÍNTESE E O QUARTO DIA  – 09/08/2012

Primeiro dia – 06/08/2012 – Consciência de classe e participação.

- Paralisação no Escritório Central, no Escritório de Ondina e em 18 regiões administrativas da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA e manifestações públicas em Feira de Santana e Cruz das Almas.

 - Em Salvador, assembleia pela manhã e manifestação pela tarde na Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária – SEAGRI.

- Como resultado da paralisação e manifestações o Governo do Estado agenda reunião com o SINTAGRI apresentando as seguintes propostas de negociação: 1. Incremento de um nível na Tabela Salarial dos Cargos de Provimento Efetivo (5,5%), para todos os empregados efetivos. 2. Requerimento conjunto (SINTAGRI/EBDA) junto ao Tribunal Regional do Trabalho – 5ª Região para instalação de processo de negociação relativo aos Dissídios Coletivos de 1999 e 2003, com a definição dos cálculos dos valores devidos pela EBDA e posterior negociação do pagamento.

Segundo dia – 07/08/2012 – Consolidação da negociação

– Iniciado o deslocamento dos Trabalhadores da EBDA lotados no Interior do Estado da Bahia para Salvador, mais uma vez demonstrando grande capacidade de mobilização, organização e vontade de lutar.

- Trabalhadores da EBDA que permaneceram em seus locais de trabalho garantem a continuidade da paralisação durante a Semana de Luta.

- Ainda em 07/08/2012 foi confirmada a proposta do Governo do Estado/EBDA apresentada na reunião na Secretaria de Relações Institucionais – SERIN no dia anterior.

Terceiro dia – 08/08/2012 – A Assembleia Geral – Tomada de decisões

- Foi iniciada a Assembleia Geral com a saudação do presidente do SINTAGRI a todos os presentes e aos que mantiveram a paralisação nos seus locais de trabalho.

- A Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil – FASER marcou seu apoio à Semana de Luta dos Trabalhadores da EBDA. O Coordenador Manoel Saraiva Marques, acompanhado do suplente George Luiz de Oliveira, fez importante pronunciamento, ressaltando a importância da mobilização dos Trabalhadores da EBDA, salientando a luta da FASER pela criação de um órgão de coordenação nacional das atividades de assistência técnica e extensão rural e dos recursos financeiros que, em função da decisão das entidades associadas, deveriam estar no contexto do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA e destacou a realização do XI CONFASER. 

– Foram colocadas em votação as seguintes propostas de negociação, resultantes das reuniões entre o SINTAGRI – EBDA/Governo do Estado da Bahia:

a) requerimento EBDA/SINTAGRI junto ao Tribunal Regional do Trabalho – 5ª Região para instalação de processo de negociação relativo aos dissídios coletivos de 1999 e 2003, com análise dos cálculos para definição de valores em juízo e posterior negociação para possível pagamento;

b) incremento de um nível para todos os empregados efetivos na Tabela Salarial dos Cargos de Provimento Efetivo.

c) como contrapartida dos trabalhadores da empresa o compromisso do retorno às atividades normais, especialmente quanto à postagem do SIN-EBDA.

- Após intensa discussão as propostas foram colocadas em votação, sendo aprovadas por unanimidade com três abstenções.
         

QUARTO DIA – 09/08/2012 –


SESSÃO ESPECIAL - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA

 Um fato inédito. Os Trabalhadores da EBDA conseguiram, por meio de requerimento do Deputado Estadual Marcelino Galo, a realização de uma Sessão Especial da Assembleia Legislativa Estadual sobre o Sistema Público de Assistência Técnica na Bahia.

Um evento que colocou em evidência a importância socioeconômica da pesquisa / extensão rural estatal desenvolvida pela EBDA, cujos trabalhadores permanecem cumprindo suas obrigações contratuais trabalhistas com eficiência e eficácia, mesmo existindo por parte do Governo Estadual um tratamento inadequado quanto ao financiamento e procedimentos gerenciais/administrativos da instituição pública responsável por essas atividades.

O ponto alto da Sessão Especial foi o discurso do presidente do SINTAGRI, Décio Ferreira de Amorim, abordando com objetividade todas as questões relativas à pesquisa agropecuária e da extensão rural no Estado da Bahia.

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DO SINTAGRI

Inicialmente queremos agradecer, de todo o coração, a presença nesta sessão especial da representação dos agricultores familiares, presidentes de associações, sindicatos e outras representações colegiadas aqui presentes.

Queremos também fazer um agradecimento especial ao Deputado Marcelino Galo, que não mediu esforços para viabilizar, junto à presidência desta Casa, um espaço onde pudéssemos ser ouvidos. Muito obrigado, nobre Deputado!

Iniciaremos o nosso pronunciamento historiando um pouco a formação da EBDA e, em seguida, a crise que atravessamos com graves consequências para o agricultor e a agricultura baiana.

A EBDA foi criada em 1991, unificando as atividades de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural. Na década de 90, muitos acontecimentos ocorreram e afetaram, com gravidade, a extensão rural no Brasil e, em especial, a EBDA, que nessa época necessitava consolidar-se como uma nova empresa. A ascensão de Collor à presidência da República acarretou a extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMBRATER, empresa que além de coordenar a ação de extensão rural no país, repassava recursos financeiros vitais para o funcionamento das  empresas estaduais, principalmente as empresas do nordeste. Foi um golpe muito forte, pois com essa medida equivocada deixaram de ser injetados em nosso Estado recursos financeiros federais e internacionais comprometendo grandes programas e projetos em execução. Tanto isso é verdade que o atual Governo Federal já se propõe a criar um novo organismo central de coordenação da assistência técnica e extensão rural.

Paralelamente, no Estado da Bahia, os governantes daquela época, na esteira do desmonte nacional, promoveram de forma insana ações contra a extensão, a exemplo de demissões em massa, sem nenhuma justificativa técnica (em torno de 1.000 funcionários) e fechamento de muitos escritórios locais, inviabilizando o acesso ao crédito rural assistido tecnicamente a cerca de 120 mil famílias rurais, recursos fundamentais para a manutenção das lavouras e criações. Nesse mesmo período, e sem nenhuma justificativa, foram leiloados em torno de 230 veículos com menos de um ano de adquiridos com recursos do Banco Mundial.

E a história agora se repete.

Atualmente a EBDA vem sendo alvo de ações predatórias, orquestradas dentro do próprio governo, com o intuito de promover o seu descrédito junto à sociedade e, com isso, facilitar a sua extinção, vejamos:

a) em recentes pronunciamentos, o Secretário da Agricultura, com base em fato isolado, vem afirmando a existência de salário mensal em torno de 16 mil reais na EBDA, quando na verdade o salário médio da mais de 90% dos técnicos de nível superior gira em torno de R$ 4.500,00. Portanto, abaixo do salário mínimo profissional da principal categoria de profissionais da empresa: engenharia agronômica;

b) promove-se “chamadas públicas” destinadas a selecionar empresas privadas para prestação de assistência técnica e extensão rural, com injustificada exclusão da participação da EBDA;

c) o Governo do Estado não vem negociando, de forma objetiva, o pagamento do passivo trabalhista, resultante de processos judiciais “transitados em julgado” e, com  isso, a EBDA encontra-se inclusa no banco de nacional de devedores trabalhistas da Justiça do Trabalho;

d) o plano de cargos e salários da EBDA, há mais de cinco anos sendo analisado, até hoje não foi implantado;

e) o Governo Estadual, violando a Constituição Federal e a Constituição Estadual, inclusive contrariando e burlando decisões judiciais, desdenha o concurso público, promovendo a contratação de pessoal para a EBDA de forma indireta e temporária, utilizando outras instituições públicas, já sendo anunciadas novas contratações sem concurso público para substituir aqueles cujos prazos de contratação se esgotaram;

f) tal situação ilegal, vejam os Senhores, vem representando mais de 80% do quadro de pessoal efetivo, não sendo assegurados os direitos trabalhistas, além da insegurança no emprego;. Desse vínculo laboral precário (no máximo quatro anos) decorre também a descontinuidade dos trabalhos, o desperdício de recursos com qualificação e o não comprometimento com os projetos da empresa;

g) finalmente, sem esgotar o rol dos problemas que enfrentamos, a atual diretoria da EBDA, sinaliza a implantação de um de plano de demissão voluntária totalmente desfavorável aos trabalhadores e sem prévia realização de concurso público.

Todos esses fatos, respaldados por decisões ou omissões do Governo do Estado, têm acarretado enormes prejuízos para os agricultores baianos, especialmente os agricultores familiares, sempre expostos aos efeitos climáticos, pois sem adoção das políticas públicas permanentes que lhes permitam implantar a infraestrutura mínima necessária para a convivência com esses períodos secos e, consequentemente, sempre dependentes de políticas públicas emergenciais, como ocorre neste momento.

Senhores e Senhoras é impossível à agricultura baiana sobreviver com essa realidade.  Sabemos que 60% da produção alimentar do Brasil e da Bahia, são originárias do esforço da agricultura familiar, agricultores descapitalizados e que necessitam de apoio técnico e financeiro do governo, além de outras políticas públicas. Estudos da EMBRAPA, empresa com conceito nacional e internacional, comprovam que para cada unidade de real aplicado na agricultura, há um retorno de quatro unidades de real. Portanto a defesa da EBDA é, consequentemente, a defesa dos agricultores familiares baianos.

Promover a melhoria das condições de produção e de vida dos agricultores rurais também passa pela valorização de nossa empresa e do seu quadro funcional. Conclamamos, finalmente, a todos os setores da sociedade que se beneficiam direta ou indiretamente com a agricultura a fazer uma EBDA rediviva.
Muito obrigado.            


Quinto dia – 08/08/2012 – Último dia de paralisação e retorno

Foi uma jornada vitoriosa. Um avanço modesto quando relacionado com as reivindicações totais dos Trabalhadores da EBDA, mas um avanço conquistado na luta, com intensa participação da categoria, principalmente na tomada de decisões.

O fim da SEMANA DE LUTA DOS TRABALHADORES DA EBDA, inclusive com o retorno daqueles lotados no Interior do Estado da Bahia, significou a continuidade do processo de mobilização, organização e luta.  

De imediato, acompanhando o acordo estabelecido, já parcialmente cumprido com o incremento de um nível para todos os empregados efetivos na Tabela Salarial dos Cargos de Provimento Efetivo, inclusive para os trabalhadores ocupantes do último nível salarial dos seus respectivos cargos.

Também foi cumprido o acordo de requerimento conjunto EBDA/SINTAGRI ao Tribunal Regional do Trabalho – 5ª. Região para instalação de processo de negociação relativo aos dissídios coletivos de 1999 e 2003, com análise dos cálculos para definição de valores em juízo e posterior negociação para possível pagamento.

O pedido do prazo de 90 dias feito pela EBDA para apresentar seus cálculos referentes aos Dissídios Coletivos Datas Base 1999 e 2003, acatado pela Justiça, não significa um rompimento do acordo e das negociações, contudo a necessidade da direção sindical e de todos os Trabalhadores da EBDA permanecerem mobilizados, organizados e em luta permanente.
 

2012 – Um ano bom.

Além da perspectiva de negociação dos Dissídios Coletivos Datas Base 1999 e 2003, o incremento de um nível salarial somado ao reajuste coletivo na Data Base 2011/2012 significou um incremento salarial de 10,88% - ou seja, um percentual acima da média alcançada nacionalmente pelo conjunto dos trabalhadores brasileiros, especialmente daqueles vinculados ao setor público.

E, o mais importante, os Trabalhadores da EBDA acumularam forças para dar continuidade à luta por seus direitos e pelo fortalecimento da participação de todos.

No plano sindical, a representação dos Trabalhadores da EBDA também avançou, especialmente reassumindo a sua importância no sistema federativo, ou seja, junto à Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão e do Setor Público Agrícola – FASER:

- inicialmente tendo uma participação sempre efetiva nas reuniões do Conselho Deliberativo da entidade nacional;

- participando com uma delegação numérica e politicamente importante (40 membros) do XI Congresso Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil, 19 a 23/11/2012.

- conseguindo a representação da FASER junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – CONDRAF, sendo indicado Jonas Dantas dos Santos, engenheiro agrônomo da EBDA. 

2013 – Mais mobilização, mais organização, mais participação e mais lutas

A direção do SINTAGRI já está organizada para coordenar as lutas no novo ano: 2013.

- ainda em janeiro estará encaminhando para discussão a pauta de reivindicação relativa à Data Base de Negociação Coletiva de Trabalho 2013/2014, por meios dos delegados sindicais, prevendo sua votação no mês de fevereiro;

- no processo de discussão da nova pauta de reivindicação estará sendo discutida a estratégia de mobilização para acompanhamento das negociações dos Dissídios 1999 e 2003;

- acompanhamento permanente do andamento jurídico das URP´s, dos processos jurídicos já encaminhados contra a exclusão da EBDA das “chamadas públicas” estaduais e das contratações sem concurso público realizadas pela EBDA;

- realização do Congresso do SINTAGRI cujas ênfases serão as condições de funcionamento da EBDA e a situação trabalhista dos seus empregados.

- maior inclusão dos demais empregados e servidores do setor público agrícola do Estado da Bahia.

A TODOS UM 2013 DE MUITA LUTA

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br. - Revisor: Eliozéas Vicente de Almeida-Eng.Agr. EBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário