sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS - Ano 01 - nº 005 - 06/01/2012 - Filiado a Faser e Fetrab

REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO ANTECIPADA
Até que enfim o Governo do Estado começa a se mexer. A estratégia da atual direção do Sintagri, tendo por base a Grande Assembléia Geral de 20/09/2011, começa a dar frutos.  Na reunião do Conselho Consultivo da Ebda, realizada em 05/01/2012, antecipada pela pressão exercida pelos seus empregados, o Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária anunciou as medidas concretas estabelecidas para implementar a reestruturação da empresa e definir as propostas de negociação, quantos às questões trabalhistas, em reuniões de trabalho realizadas com a participação da Presidência da Ebda:
- Em 02 e 03 de janeiro de 2012 (em 03/01/2012 já participando a equipe de recursos humanos da Ebda) com a Secretaria da Administração;
- Em 04 de janeiro de 2012 foi realizada reunião com a Procuradoria Geral do Estado e definida uma reunião com a Secretaria da Fazenda para 11 de janeiro de 2012.
Pelas discussões no Conselho Consultivo as análises iniciais estão sendo dirigidas para a reestruturação da Ebda, especialmente para a implementação de um PDV. Mas o Presidente do Sintagri foi enfático ao afirmar que o importante para reinício das negociações é a apresentação de proposta para pagamento do passivo trabalhista e realização de concurso publico.

A EBDA VAI PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ATER
Foi uma revolta geral a notícia sobre a definição da Comissão Organizadora Estadual da I Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (I CEATER) sem a participação da Ebda. Na reunião do Conselho Consultivo (05/01/2012) o Presidente do Sintagri levantou a questão e, de imediato, o Secretário Eduardo Salles iniciou os contatos para providenciar a participação da Ebda.

A  VERDADEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ATER
O Presidente do Sintagri também requereu a participação do Sintagri na Comissão Organizadora Estadual do I CEATER, o que foi negado. O Sintagri não vai “dormir de touca” ou “na toca”, vai iniciar a discussão com os trabalhadores da Ebda sobre a preparação da Conferência de Estadual de ATER, paralela, alternativa e verdadeira.
 
REQUERIMENTO AO CEDRS
A atual direção do Sintagri vai requerer ao Secretário da Agricultura - presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) - sua participação nesse Conselho, fórum onde são discutidas muitas das questões da Ater, a exemplo da Lei Estadual de Ater, já aprovada, quando a participação do Sintagri somente ocorreu no final do processo, por meio da nova diretoria, apresentando emendas que não foram acatadas pela Assembléia Legislativa do Estado da Bahia. O nosso requerimento terá por base o fato da nossa Federação, a Faser, ser integrante do Condraf (Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável). O Sintagri atual não vai “dormir de touca” ou “na toca”.
QUESTÕES JURÍDICAS
Com o fim do recesso da justiça, a direção do Sintagri, a partir da próxima semana, estará discutindo o andamento das diversas questões jurídicas existentes. Também estará analisando e operacionalizando as medidas jurídicas cabíveis quanto ao novo processo seletivo da Ebda, sem concurso público. Tudo a seu tempo.____________________________________________________________
MAIS DO QUE NUNCA É PRECISO MOBILIZAÇÃO CUMPRINDO AS DECISÕES DA “GRANDE ASSEMBLÉIA”

Nenhum comentário:

Postar um comentário