terça-feira, 8 de novembro de 2011

SINTAGRI NOTÍCIAS - Ano 01 - nº 10 - 08/11/2011

E  V A M O S    E M    F R E N T E

Nas últimas reuniões do Sintagri/Comissão de Negociação com a Seplan e a Seagri, agendadas pela a presidência/diretoria da Ebda, realizadas, respectivamente, em 19/10/2011 e 03/11/2011, claramente, esses níveis hierárquicos do Governo do Estado demonstraram interesse em encaminhar uma solução negociada para as questões econômicas trabalhistas dos empregados da Ebda, bem como o de implementar as medidas e instrumentos necessários à reestruturação orgânica e gerencial da empresa. E isto é muito positivo.

Os encaminhamentos decorrentes dessas reuniões, acatados pelos representantes governamentais, foram os seguintes:

1.concentrar o esforço das negociações econômicas nos dissídios coletivos data-base 1999 (3,88%) e 2003 (30,75%);

2.continuidade no esforço da reestruturação orgânica e gerencial da empresa, incluídos nestes temas, a aprovação e implementação do PCS, concurso público, produtividade, jornada de dois turnos facultativa e PDV;

3.Ampliação da participação governamental nas negociações, incluindo os Secretários da Fazenda e da Administração do Estado da Bahia.

Estes encaminhamentos, na verdade, indicam a necessidade de ampliação da mobilização e luta de todos os empregados da Ebda. Então, cumprir as decisões da Grande Assembléia” é essencial. E vamos em frente 

COMPROMISSO I

A  Seplan, através     Dr. Benito Juncal, Chefe de Gabinete, comprometeu-se a defender o processo de reestruturação  da EBDA,  concurso  público,  implantação  do  PCS  e  orientou  t ambém, a busca de conversas na SAEB e SEFAZ, para as negociações das questões econômicas.

COMPROMISSO II

A  Seagri, através do seu Secretário, Dr. Eduardo Salles,  comprometeu-se a agendar reuniões com o Secretário da Fazenda e da Administração, para garantir a concretização das negociações relativas às

reivindicações de caráter econômico.

FATO IMPORTANTE, MAS...

Conforme se comprometeu, o Secretário da Agricultura, Dr. Eduardo Salles, ao fim da reunião do Conselho Consultivo da Ebda, realizada em 04/11/2011, manteve contato com o Secretário da Fazenda, inclusive com a presença do presidente do Sintagri, Décio Amorim, e da EBDA, Dr. Elionaldo de Faro Teles, abordando a possibilidade de ser estabelecida uma negociação imediata envolvendo os dissídios coletivos data-base 1999 e 2003, transitados em julgado. O Secretário da Fazenda colocou-se favorável somente a uma negociação completa envolvendo a URP, mas aceitou analisar a separação dos itens a serem negociados.

Ampliar a mobilização e a luta é essencial. Cumprir as decisões da “Grande Assembléia é fundamental. E vamos em frente.

DISSÍDIO COLETIVO DATA-BASE É PARA SER PAGO

O   Promotor do Estado,  em audiência passada  a tempos atrás, declarou não entender o não pagamento dos dissídios data-base,  afirmando que a posição do  Governador Wagner é de não protelar e sim buscar formas para  solucionar problemas,  principalmente no campo  do direito conquistado. Informado   desta declaração, pela Comissão de Negociação, o Dr. Benito Juncal, Chefe de Gabinete da Seplan, afirmou sua concordância com o posicionamento do Promotor do Estado. Lutar é preciso luta.

PREVISÕES

O presidente da Ebda, Dr. Elionaldo de Faro Teles, considerando os contatos com o Secretário Manoel Vitorino – Saeb – faz a previsão de encerrar os trabalhos referentes à reestruturação da empresa até o final de novembro.

Por outro lado, o Secretário Eduardo Salles considera possível o Estado fazer uma proposta de negociação para as reivindicações de caráter econômico dos trabalhadores da Ebda até os meados de janeiro de 2012, considerando os contatos que manterá com o Secretário da Fazenda. Vamos acompanhar lutando

ENVOLVENDO O LEGISLATIVO

Acompanhando a reunião na Seagri, estiveram presentes a assessoria do Deputado José Neto e a Deputada Eliana Boaventura.

(Revisão: Eliozeas Vicente de Almeida-Eng.Agr-Ebda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário