quinta-feira, 16 de junho de 2016



SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
              Ano VI   nº 371– 16/06/2016 -  Filiado a Faser e Fetrab



2ª CONFERENCIA NACIONAL DE ATER.

Enquanto em Salvador foi realizada a Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia sobre a extinção da Ebda, quando o SINTAGRI propôs a participação do legislativo na luta pela reconstrução do instrumento estatal de execução direta da pesquisa agropecuária e da assistência técnica e extensão rural, o presidente da entidade sindical compareceu, na qualidade de observador, à 2ª Conferência Nacional de ATER.  

Infelizmente, conforme constatou a presidência do SINTAGRI, mesmo considerando a existência do eixo sobre a ATER, não ocorreu uma ênfase clara sobre a atual fragilidade da ATER estatal e, sim, uma forte demanda de recursos estatais para o setor privado: organizações sociais e empresariais.

Eis uma síntese das ocorrências e conclusões da Conferência.                 

Com o tema "Ater, agroecologia e alimentos saudáveis" a 2ª CNATER foi realizada em Brasilia entre os dias 31/05 e 03/06/16, envolvendo mais de 40 mil pessoas em todo pais representando os agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades
tradicionais, quilombolas, trabalhadores de entidades governamentais executoras de ater e de entidades não governamentais que nas conferências territoriais, intermunicipais e estaduais escolheram as propostas orientadas pelos 03 eixos temáticos: 1- Sistema Nacional de Ater; 2- Ater e politicas públicas para a agricultura familiar e 3- Formação e construção de conhecimentos na Ater.

O evento contou com a participação de 800 delegados (com paridade de gênero 50% de homens e idem de mulheres) mais 20% de jovens, além de convidados e observadores em um coletivo de 1.400 presentes.

Ao final foram aprovadas 30 propostas prioritárias pelos delegados que serão homologadas para a composição das políticas de Ater para os próximos anos.

Principais propostas aprovadas: Eixo 1- Criar e implantar um Sistema Nacional de Ater, com o fortalecimento institucional, estruturação, gestão, financiamento e participação social, buscando através das entidades governamentais e de representação da sociedade civil defender a universalização da Ater para a agricultura familiar, em consonância com os princípios, diretrizes e instrumentos da Pnater. Eixo 2- Ampliar e assegurar uma politica de Ater, continuada e integrada ás públicas de desenvolvimento rural sustentável e garantia de acesso as programas como Pronaf e outros, promovendo a estruturação física, ampliando o quadro profissional e a capacitação dos instrumentos públicos e organizações sociais. Eixo 3 - A construção do conhecimento passa por fortalecer e ampliar o Pronera, integrar a política nacional de Ater com as escolas nos diversos municípios, na ampliação das ações continuada de agentes de Ater para trabalhar com agricultores familiares entre outros.



Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.-

Nenhum comentário:

Postar um comentário