quarta-feira, 18 de setembro de 2013

   SINTAGRI  NOTAS RÁPIDAS

         Ano III   nº 130 – 17/09/2013 -  Filiado a Faser e Fetrab      

  DOCUMENTO
“Proposta de Reestruturação da Pesquisa Agropecuária e da Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahia”


PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DA
PESQUISA AGROPECUÁRIA E DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DA BAHIA
(Reestruturação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. – EBDA) 

  
APRESENTAÇÃO

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola do Estado da Bahia – SINTAGRI, no sentido de contribuir com a reestruturação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. – EBDA, que atravessa, nos últimos anos, uma acentuada crise organizacional, administrativa e financeira, apresenta este documento como instrumento para viabilizar uma ampla negociação envolvendo os poderes executivo e legislativo do Estado da Bahia.

Este documento foi gerado a partir do “Seminário “A Extensão Rural Pública e os Novos Caminhos da Agricultura Baiana” (4 e 5/06/2013), promovido pelo SINTAGRI com o apoio da EBDA, com a participação de 130 extensionistas, pesquisadores e administrativos, ocorrendo amplo debate e apresentação de proposições para a reestruturação da empresa e, consequentemente, das atividades de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural.

A partir do pressuposto  de um amplo acordo entre o Governo do Estado / EBDA com o corpo funcional da empresa, ficam estabelecidos compromissos de alcance de metas quantitativas e resultados qualitativos no sentido de transformar o cenário socioeconômico do setor agrícola baiano, no tocante ao segmento dos pequenos e médios agricultores familiares.

 Direção do SINTAGRI
  
1 CONTEXTUALIZAÇÃO

1.1 - O Estado da Bahia tem relevante concentração de população na zona rural (33%), mais de 4,4 milhões de habitantes. Comparativamente aos Estados de Minas Gerais 19%, Paraná 18%, unidades da federação também com forte inserção da agricultura familiar no mundo rural.

No Estado da Bahia a população rural, majoritariamente, é composta por agricultores de pequeno e médio portes perfazendo um universo acima de 3 milhões de habitantes, cerca de 623 mil famílias.

O crédito rural mesmo sendo de fundamental importância para esses segmentos da sociedade no que diz respeito ao pleno desenvolvimento das  atividades produtivas, vem sendo reduzido ano após ano,  tendo como resultado uma evidente estagnação ou mesmo redução das áreas cultivadas, principalmente de culturas alimentares (Quadro 01) com sérias consequências para a economia do Estado e com repercussões graves para a população.

1.2 - A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. – EBDA, empresa estatal, é a principal instituição de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural, bem como a mais importante divulgadora e executora das políticas públicas estadual e federal para a área rural.

A EBDA foi resultante da reforma administrativa implementada em 1991 agrupando as instituições públicas responsáveis pelas atividades de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural em uma única instituição.

Em função de uma compreensão equivocada de integração do conteúdo das duas atividades e do corpo funcional das instituições recorrentes, bem com uma concepção inadequada da estrutura organizacional, piramidal e fragmentada em demasiadas instâncias gerenciais, vem ocorrendo um desempenho não aceitável da nova instituição.

Paralelamente, ao longo desse período, as opções governamentais de financiamento dos serviços de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural não focaram devidamente a EBDA, implicando na redução significativa da sua capacidade operacional e não resolvendo as questões trabalhistas resultantes de decisões administrativas ao arrepio da legislação trabalhista vigente.

Os muitos e diversos êxitos alcançados pela instituição são resultantes de ações do conjunto do corpo funcional, técnicos e administrativos, conscientes do seu compromisso para com a sociedade, independentemente da situação organizativa, financeira e gerencial da empresa e das questões trabalhistas existentes.  


2. CONSIDERAÇÕES
2.1 – Fica evidenciada na Tabela 1 a redução da área plantada das principais lavouras cultivadas pelos pequenos e médios agricultores familiares e da diminuição do principal rebanho (caprino) da mais importante atividade pecuária desses segmentos. 
Quadro 1- Principais atividades agropecuárias da Agricultura familiar - Bahia - 2005/2011
Produto
Unidade de
medida
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
Feijão
Ha
789.935
153.637
634.136
589.328
615.839
615.945
551.237
Mandioca
Ha
377.414
387.094
377.129
392.055
271.595
262.025
250.926
Milho
Ha
802.294
799.213
843.328
825.329
890.378
809.537
799.428
Caprino
Cabeça
4.041.978
4.051.971
3.187.839
2.933.629
2.768.286
2.847.148
2.741.818
Fonte: IBGE

2.2 – Quanto ao acesso à importante política pública de financiamento da produção para os agricultores familiares (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF – Crédito Rural),verifica-se uma participação frágil dos agricultores familiares do Estado da Bahia em relação ao total do crédito efetivado no País durante o período 2005 a 2011, inclusive comparecendo uma redução importante ao final do período.


Quadro 2 - PRONAF Crédito Rural - Valor dos contratos por Região do Brasil e do  Estado da Bahia - 2005 / 2011 (em R$ 1.000,00)
Regiões e Bahia
Ano
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
Norte
311.969
562.727
475.341
404.002
798.131
852.332
815.893
%
5,39
7,85
6,67
4,66
7,11
7,11
6,13
Nordeste
1.432.020
1.864.205
1.443.250
1.175.372
1.383.571
1.531.695
1.684.044
%
24,75
26,01
20,26
13,57
12,33
12,78
12,66
Bahia
330.219
405.666
317.550
262.130
311.684
328.477
393.930
%
5,71
5,66
4,46
3,03
2,78
2,74
2,96
Centro-Oeste
418.148
428.225
436.459
479.632
763.666
843.648
930.661
%
7,23
5,98
6,13
5,54
6,81
7,04
6,99
Sudoeste
1.141.363
1.390.686
1.532.283
1.894.507
2.588.304
2.914.069
3.062.211
%
19,73
19,41
21,51
21,86
23,07
24,31
23,02
Sul
2.482.245
2.920.187
3.235.608
4.711.216
5.685.175
5.846.893
6.811.888
%
42,90
40,75
45,43
54,37
50,68
48,77
51,20
Brasil
5.785.745
7.166.030
7.122.941
8.664.729
11.218.847
11.988.637
13.304.697
%
100,00
100,00
100,00
100,00
100,00
100,00
100,00
Fonte:Bacen – Extraído em junho/2012
Elaboração: Sintagri

 2.3 - Forte desestruturação da EBDA a partir de 1980, agravada nos últimos 10 anos, não garantindo à instituição condições objetivas de atuar consistentemente no universo rural baiano assistindo tecnicamente um significativo número de agricultores. É coincidente a redução das atividades agrícolas dos agricultores familiares com a  desestruturação da EBDA.
Quadro 03 - Comparativo da estrutura física existente na Bahia, Paraná e Minas Gerais.
Unidades
Bahia
Paraná
Minas Gerais
Escritórios
Técnicos
Escritórios
Técnicos
Escritórios
Técnicos
Escritório Central
1
214 
1
152 
1
272 







Gerencia Regional
20

19

32








Escritório Municipal
138
 1.112*
407
 700
786
 1.413
 Fonte: Relatórios EBDA,  EMATER-MG, EMATER-PR  
 (*) Destes, 348 são REDA, contrato de 2 anos, para atuarem especificamente no convênio com o INCRA nas áreas de reforma agrária. Outros 338 são cargos comissionados e pessoal à disposição da EBDA, sem atividades finalísticas.  O quadro de pessoal técnico efetivo da EBDA totaliza apenas 640 técnicos.
Obs. Em 1983 a extinta EMATER-Ba. possuia 211 escritórios municipais assistindo a cerca de 91 mil produtores rurais, enquanto em 2011 somente foram assistidos tecnicamente pouco mais de 70 mil produtores rurais (relatório EBDA/2011).


3. REIVINDICAÇÕES

3.1 - Garantia do efetivo acesso do pequeno e médio agricultor familiar aos conteúdos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária através das metodologias de assistência técnica e extensão rural individual e/ou grupal, no contexto da reestruturação da EBDA.

3.2 - Dinamização das atividades de pesquisa agropecuária e de classificação de produtos de origem vegetal, bem como redefinição das atividades de assistência técnica e extensão rural da EBDA, no contexto da reestruturação da empresa.

Quadro 04 - Ampliação do número de Escritórios Municipais e de pessoal técnico – 2014/2018
Anos
Escritórios
Incremento de Pessoal
Total de
Relação Técnico por
Municipais
  NU
  NM
Pessoal
Escritórios Municipais
2 013
138


1.112*
2 014
173
60
59
519
3
2 015
217
68
64
651
3
2 016
272
84
81
816
3
2 017
340
104
100
1.020
3
2 018
417
120
111
1.251
3
Total
417
436**
415**
1.251
3
Fonte: Proposta do SINTAGRI

(*) Do efetivo de 640 técnicos, espera-se que 240 possam aderir ao processo de afastamento da empresa, incentivado pelo Governo do Estado, após qualificação do pessoal técnico a ser incorporado mediante concurso público, dessa forma as atividades de pesquisa e assistência técnica e extensão rural não sofrerão soluções de continuidade.

(**) Contratação no período de 5 anos um total de 851 técnicos de Nível Universitário e Nível Médio.

3.3 - Reestruturação orgânico-administrativa, gerencial e operativa da EBDA, definindo critérios para a ocupação dos cargos e funções de gerenciamento, especialmente com a nomeação de um diretor, na área técnica, indicado pelo corpo técnico-administrativo da empresa, renovação do quadro técnico-administrativo com a implementação de um programa de demissão voluntária e realização de concurso público.

3.4 - Negociação dos débitos trabalhistas da EBDA, onde o SINTAGRI já com deliberação dos sindicalizados, entende que o atual momento é de flexibilização no conteúdo das propostas, incluindo-se aí também o Governo do Estado.

4. COMPROMISSOS

4.1 - Aumento da produção agropecuária e das atividades não agrícolas dos agricultores familiares, pequenos e médios, com a ampliação das áreas exploradas e, principalmente, pelo aumento da produtividade agropecuária.

4.2 - Ampliação gradual do número de pequenos e médios agricultores familiares assistidos tecnicamente, saído dos atuais 11,2 % alcançando 50,2 % deste público em 5 anos, ou seja de 70.000  para 312.750 agricultores.

Quadro 05 - Pequenos e Médios Agricultores a serem assistidos
ANOS
NÚMERO DE
TÉCNICOS
Famílias Assistidas - Equivalência técnico / produtor assistido

1/63 (hoje)

1/150

1/180
1/200
1/220
1/250
2013
1.112
70.000




2014
519

77.850

2015
651


117.180
2016
816


163.200
2017
1.020


224.400
2018
1.251


312.750
Total
******
70.000
77.850

117.180
163.200
224.400
312.750
% do Estado
11,2 %
12,4 %

18,8 %
27,0 %
36,0 %
50,2 %
Fonte: Proposta do SINTAGRI


4.3 - Ampliação da utilização do crédito rural, especialmente do PRONAF, pelos pequenos e médios agricultores familiares, alcançando o valor de R$ 2.079 milhões em 5 anos.

Quadro 6 – Projeção da aplicação de crédito rural assistido pela EBDA
Ano
Família beneficiada
Crédito Rural (nº)
Total (R$ 1,00)
2014
82.560
674.928.000
2015
123.840
1.012.392.000
2016
165.120
1.349.856.000
2017
217.536
1.778.358.500
2018
296.000
2.419.800.000
Fonte: Sintagri
Fonte: Sintagri



5 SUGESTÃO ESTRATEGÍCA

Elaboração de parceria com as Prefeituras Municipais, capaz, não só de alavancar um volume anual significativo de recursos financeiros, como também de tornar o poder público municipal – executivo e legislativo – juntamente com os agricultores, coparticipes da ação de extensão rural no município.


Quadro 07 - Previsão de arrecadação anual através de Convênios com Prefeituras
                   Percentual de adesão / ano dos municípios
ANOS / ESCRITÓRIOS MUNICIPAIS
ADESÃO * 20%
ADESÃO * 40 %
ADESÃO * 60%
ADESÃO * 80%
ADESÃO * 100 %
2014 – R$
 Escritórios Municipais
2.625.000
35




2015 – R$
Escritórios Municipais

6.525.000
87



2016 – R$
Escritórios Municipais


12.225.000
163


2017 – R$
Escritórios Municipais



20.400.000
272

2018 – R$
Escritórios Municipais




31.275.000
417
Fonte: Proposta do SINTAGRI
(*) Prefeituras Municipais

Por fim, destaca-se a importância política de cada empregado da EBDA enquanto cidadão membro e participante efetivo na organização do processo social no qual está integrado diuturnamente.
O conjunto dos empregados/cidadãos/sindicalizados, fortalece o SINTAGRI, principalmente quando imbuídos do princípio nato de participação social. 







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