terça-feira, 20 de agosto de 2013

     SINTAGRI  NOTÍCIAS
                   Ano III   nº 36  - 20/08/2013 -  Filiado a Faser e Fetrab

S.O.S. EBDA
A segurança alimentar

Por que continuamos clamando S.O.S. EBDA?

Porque além da saúde pública a EBDA também tem grande importância na segurança alimentar.

Lembramos, mais uma vez, que a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos pela sociedade e que a EBDA, num esforço importante, conseguiu ampliar o atendimento aos agricultores familiares, os grandes fornecedores de alimentos, de aproximadamente 13% para cerca de 50% do universo deste segmento.

Vamos refletir: o que é segurança alimentar?

É tudo o que envolve a alimentação adequada da sociedade, isto é, a produção, transporte e armazenamento dos alimentos, executando todas estas etapas de tal maneira que os alimentos, ao serem consumidos, estejam nas melhores condições possíveis e, como dissemos na nota anterior, mantenham a saúde da população. No âmbito da produção dos alimentos a segurança envolve também a oferta dos mesmos em quantidade adequada.

Na verdade, o conceito moderno de segurança alimentar é, também, uma inovação nas politicas sociais, pois não se propõe ações paliativas e de curto prazo somente de distribuição de alimentos, sobretudo a transformação de cunho estrutural, de inclusão social e geração de renda às famílias necessitadas e em situações de inanição alimentar.

Para essa missão, é fundamental o fortalecimento da agricultura familiar visando o estímulo da produção para autoconsumo e atendimento às populações locais, desde quando em regiões onde predominam os pequenos estabelecimentos agropecuários a segurança alimentar tem de passar necessariamente pelas unidades de produção dos agricultores familiares.

E a EBDA ???... A EBDA está envolvida no segmento da produção dos alimentos, incluindo nela a organização dos produtores.

Realmente, esta é a área em que os técnicos da EBDA desempenham o papel mais relevante. São engenheiros agrônomos, zootecnistas, veterinários, técnicos da área social e técnicos em agropecuária, além de trabalhadores de campo que se dedicam totalmente para gerar e colaborar na implementação de tecnologias, de forma participativa, otimizando os poucos recursos financeiros que são disponibilizados.

O fato de se usarem estratégias e metodologias participativas no trabalho permite que os alimentos sejam produzidos de acordo com as reais necessidades identificadas, de acordo


com a vocação e as potencialidades de cada comunidade e de cada região e de cada território de identidade.

O que a EBDA vem priorizando para que os alimentos sejam efetivamente de qualidade para a segurança alimentar:

   1 Investimento no desenvolvimento e incorporação aos sistemas de produção de tecnologias limpas (adubos naturais, fitoterapia, homeopatia...).


2  Promoção da higienização dos alimentos antes de serem comercializados, para evitar a contaminação por agentes biológicos (bactérias, fungos...)

   3 Orientação para que os alimentos comercializados estejam livres de eventuais corpos estranhos que possam prejudicar a saúde dos consumidores (pedras, pedaços de madeira, areia, arames, plásticos...)
   4 Orientação para que a preparação dos alimentos para a venda, tanto nos mercados quanto para a merenda escolar, estejam livres de resíduos químicos para evitar o que aconteceu recentemente na Índia, onde a merenda escolar que estava contaminada por produtos químicos  originou a internação de várias crianças com intoxicação.
   5 Colaboração na organização dos produtores.

Continua valendo para nós a afirmação de Hipócrates: “Faça do alimento a sua Medicina e da Medicina o seu alimento”.

E o que faz o Governo Wagner com a EBDA, que está tentando contribuir para  sua segurança alimentar???!!! Não está nem aí. Despreza-a e não valoriza o que queremos fazer por você.

S.O.S. EBDA... Aguarde os próximos informativos do nosso movimento... Saiba o que estamos procurando fazer por você, MESMO COM A POUCA IMPORTÂNCIA DADA PELO GOVERNO e o que mais poderemos fazer, se tivermos um apoio mais firme...

 “O que falta é vontade política para mobilizar recursos a favor dos que têm fome” - Josué de Castro

Sintagri - Movimento de Apoio ao Sintagri – Este é o segundo artigo elaborado por um grupo de técnicos da Ebda. Estamos republicando abaixo o primeiro artigo.

S.O.S. EBDA

Ao longo de mais de cinquenta anos de existência o serviço de Pesquisa Agropecuária e de Assistência Técnica e Extensão Rural vem atendendo aos produtores rurais e, nos últimos anos, priorizando os agricultores familiares, público que mais precisa desta atividade estatal e gratuita. Na Bahia, a instituição responsável por estas atividades é a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. – EBDA.
E porque estamos clamando há algum tempo e com mais força nestes dias S.O.S. EBDA?

Hoje, vamos refletir apenas sobre um dos motivos da importância da EBDA: a saúde pública.

Como tem sido noticiado, a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos pela sociedade.

Entretanto, no nosso trabalho, temos constatado a preocupação desse segmento com a grande quantidade de agroquímicos que são usados na produção agropecuária, tanto pelos prejuízos causados aos próprios agricultores, como aos consumidores dos seus produtos.

A EBDA, em consonância com a Politica Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER, vem ampliando o atendimento aos agricultores familiares, passando, em poucos anos, de 13% para cerca de 50% deste universo.

Para conferir sustentabilidade à produção agrícola, a EBDA vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa que possam dar bases sólidas à produção agroecológica de alimentos, tanto de origem vegetal como animal, para que as gerações atuais e futuras possam continuar a ter acesso aos alimentos de que necessitam e, sobretudo, que estes sejam saudáveis e contribuam para o bem estar e a saúde.


E os técnicos da empresa vêm desenvolvendo e divulgando, de forma participativa, com os agricultores familiares, tecnologias limpas que possam colaborar com a saúde da população. De fato, este é um dos grandes compromissos da EBDA...
Mas, neste meio tempo, o que faz o Governo? 

Não está nem aí. Parece que a saúde pública é apenas construção de hospitais e campanhas de vacinação.

Não tem consciência de que A SAÚDE COMEÇA NA MESA... Como já dizia Hipócrates (o Pai da Medicina), “... que o teu alimento seja o teu remédio e que o teu remédio seja o teu alimento...”.

Nós temos a certeza que a base de uma população saudável começa na alimentação e, neste aspecto, os agricultores já estão, inclusive, fornecendo alimentos de boa qualidade para a merenda escolar, com a colaboração dos técnicos da EBDA.

“Que continuemos a nos omitir da politica é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem” (Bertold Brecht).
S.O.S. EBDA... aguardem os próximos informativos do nosso movimento... saibam o que estamos procurando fazer por você, MESMO COM A POUCA IMPORTÂNCIA DADA PELO GOVERNO ESTADUAL  e o que mais poderemos fazer, se tivermos um apoio mais firme...

SINTAGRI – Grupo de Apoio: um grupo de técnicos do Escritório Central está se comprometendo a produzir textos salientando a importância das atividades da EBDA, cabendo à entidade sindical fazer a mais ampla divulgação possível.




Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br - Revisor: Eliozéas Vicente de Almeida, Engº Agrº, MSc Ciência do Solo, DSc Sistemas de Produção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário