sexta-feira, 24 de janeiro de 2014


SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IV   nº 160 – 24/01/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab


CONFIRMADA EXISTÊNCIA DE PROPOSTA

O Chefe de Gabinete da SERIN informou à Comissão de Negociação do SINTAGRI que, antes de deixar o cargo, o Secretário Eduardo Salles manteve contato com o Governador do Estado, quando relatou o resultado do grupo de trabalho do governo quanto à proposta de negociação com os Trabalhadores da EBDA. Segundo o Chefe de Gabinete, neste contato, o Governador demonstrou “simpatia” em relação à proposta, mas somente se posicionaria após retornar da sua viagem à China, previsto para 30/01/2014.

O contato com o Chefe de Gabinete da SERIN (por telefone, em 23/01/2014) foi viabilizado pelo Secretário Jairo Carneiro (SEAGRI), conforme negociação realizada no dia anterior com a mobilização dos Trabalhadores da EBDA do escritório central e da UEP-Ondina.

O Secretário Jairo Carneiro e o Chefe de Gabinete da SERIN, Emilson Gusmão Piau Santana, solicitaram da Comissão de Negociação do SINTAGRI uma “tolerância”  de cerca de uma semana após o retorno do Governador do Estado, para a efetivação dos contatos necessários e posicionamento final do governo a respeito da apresentação da proposta aos Trabalhadores da EBDA.

A QUESTÃO DO PRAZO

Mesmo considerando importante o andamento das negociações, a Comissão de Negociação/SINTAGRI estará mantendo os contatos necessários para um rápido posicionamento do Governo do Estado referente à proposta de pagamento do passivo dos dissídios coletivos 1999 e 2003, inclusive considerando a audiência marcada pelo Juízo de Conciliação de 2ª. Instância = TRT / BA para 05/02/2014.

MANTER A MOBILIZAÇÃO É ESSENCIAL

Salientando a importância da capacidade de mobilização e luta do coletivo dos Trabalhadores da EBDA, para o avanço das negociações, a direção do SINTAGRI indica a necessidade de maior esforço de todos, considerando ser um período de grande frequência de trabalhadores em gozo de justas férias.

No entanto, para a conclusão das negociações, certamente, será importante a participação maciça dos Trabalhadores da EBDA, principalmente com a possibilidade, já anunciada pelo titular da SEAGRI, em serem discutidas as questões relativas à renovação do quadro de pessoal da empresa.

Evidentemente, para a direção do SINTAGRI, o marco de negociação é o pagamento dos dissídios coletivos 1999 e 2003, sendo importante uma posterior ampliação do debate para a reestruturação institucional da EBDA.





Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.- Revisor: Eliozéas Vicente de Almeida, Engº Agrº, MSc Ciência do Solo, DSc Sistemas de Produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário