sexta-feira, 29 de novembro de 2013

     SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano III   nº 149 – 29/11/2013 -  Filiado a Faser e Fetrab
 
MAIS UMA VEZ E COM AVANÇOS
          Os maus agouros e o derrotismo foram, mais uma vez, desbancados fragorosamente pela vontade coletiva, pela coragem coletiva, pela capacidade de organização e luta do coletivo dos “Trabalhadores da EBDA”.
          A “Operação Ocupar Salvador” foi um momento de avanço dos “Trabalhadores da EBDA” na luta imediata para conseguir o pagamento do passivo trabalhista relativo aos dissídios coletivos de 1999 e 2003 e na luta ampla pela reestruturação institucional da Ebda.
          A estratégia de luta definida pelo Conselho Sindical e coordenada pela atual direção executiva do Sintagri conseguiu ampliar os espaços de negociação para viabilização das reivindicações da categoria.
          Os valores financeiros dos débitos trabalhistas dos dissídios 1999 e 2003, estabelecidos  tecnicamente pelos calculistas da empresa e da entidade sindical, com o acompanhamento técnico jurídico da Procuradoria Geral do Estado foram formalmente comunicados à presidência da Ebda e à Casa Civil, Seagri, Sefaz, Serin, Saeb.
          Durante a manifestação na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia foram realizadas reuniões e viabilização de outros contatos:
- reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Marcelo Nilo, que se comprometeu a manter contato direto com o Governador do Estado para discutir a situação da Ebda:
- agendamento de audiência com o Secretário da Casa Civil, Dr. Rui Costa, possivelmente para terça feira, 03/12/2013;
- reunião com o líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Deputado Zé Neto, que agendou reunião conjunta com a Seagri, Sefaz, Saeb, Serin, Procuradoria Geral do Estado, Ebda e Sintagri  para segunda feira, 02/12/2013, às 15:30 horas, com o objetivo de iniciar a discursão dos valores a serem pagos e a forma de pagamento do passivo;
- posteriormente o Secretário Eduardo Salles confirmou a realização da reunião no gabinete da liderança do governo na segunda-feira(02/12/13);
- vários foram os pronunciamentos sobre a situação da Ebda e cobranças sobre o pagamento dos dissídios e reestruturação da Ebda feitas pelos deputados:
           SITUACÃO: Aderbal Caldas, Álvaro Gomes, Bira Corôa, Euclides Fernandes, Fátima Nunes, José de Arimáteia, Luiza Maia e Marcelino Galo.
          OPOSIÇÃO: Carlos Geilson e Elmar Nascimento
__________________________________________________________________________________
REUNIÃO NA SEAGRI
          No auditório da Seagri, às 13:00 horas, quinta feira, 28/11/2013, realizou-se a reunião aberta, agendada no dia anterior com o Secretário da Agricultura, Dr. Eduardo Salles. Estavam presentes, aproximadamente, 70 Trabalhadores da EBDA.
          No seu pronunciamento, o Secretário Eduardo Salles afirmou que a partir da definição dos cálculos dos dissídios coletivos 1999 e 2003 seria possível a negociação do pagamento destes passivos trabalhistas. Adiantou que já estava articulando uma reunião com a Sefaz, Saeb e Serin para segunda feira pela manhã (02/12/2013) para definições quanto à questão a ser levada ao Governador do Estado.
          Entretanto, não confirmou o convite do Deputado Zé Neto para a reunião no gabinete Liderança do Governo na tarde da segunda feira (02/12), salientando o curto espaço de tempo para definições envolvendo várias instâncias governamentais, mas, já confirmou a participação na reunião.
          O presidente do Sintagri, Décio Amorim, salientou a necessidade do Governo do Estado da Bahia cumprir o acordo de negociação em juízo assinado em 2012, o mais rapidamente possível, tendo outros trabalhadores da empresa se pronunciado nesta direção.
          Evidentemente, a “Operação Ocupar Salvador” conseguiu os seus principais objetivos: mostrar a sua capacidade de  organização, o seu forte poder de mobilização, a sua coragem de lutar, com tudo isto, as diversas instâncias governamentais estão em movimento no sentido de um posicionamento quanto às reivindicações da categoria. E vamos em frente, afirma a direção executiva do Sintagri.
_____________________________________________________________________________________
OS CAMINHOS DA NEGOCIAÇÃO ESTÃO ABERTOS:  CONTINUAR A LUTAR É PRECISO
 
 
Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário