quarta-feira, 24 de outubro de 2012

          SINTAGRI   NOTÍCIAS
          Ano II   nº 31  - 24/10/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab

NOTA DE REPÚDIO

A Exposição Estadual da Agricultura Familiar - EXPOAGRIFAM, além de se constituir em um grande evento de iniciativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – FETRAF é sem dúvida um importante marco para a expansão e fortalecimento da Agricultura Familiar baiana, evento em que a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. - EBDA participa como instituição de apoio.

A EXPOAGRIFAM está em destaque no cenário dos marcantes acontecimentos de Feira de Santana – Bahia, atraindo o público em geral, os formadores de opinião, imprensa e, sobretudo, os Agricultores Familiares.

O apoio oficial da EBDA, principalmente na área técnica, consolida-se por meio da vontade individual dos seus extensionistas, pesquisadores e pessoal administrativo, indo além das obrigações estabelecidas no contrato de trabalho com a empresa. Entendem, os extensionistas, pesquisadores e o pessoal administrativo da EBDA, que devem participar do evento, também, como cidadãos conscientes, considerando a importância da EXPOAGRIFAM no contexto da luta permanente dos Agricultores Familiares e da FETRAF em busca de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

No entanto, o SINTAGRI, representando os extensionistas, pesquisadores e pessoal administrativo da EBDA sente-se na obrigação de REPUDIAR a atitude do Coordenador de Inclusão Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – SEDES do Estado da Bahia, Senhor Ailton Florêncio, na segunda feira, 22.10.2012, quando de forma deselegante e não cordial interrompeu a  execução de um Dia de Campo Sobre Palma Forrageira, desenvolvido pela equipe da EBDA, bem como as atividades de exposição de técnicas agropecuárias desenvolvidas nos stands da EXPOAGRIFAM, deslocando o público presente para assistir a uma palestra sua, tumultuando a rotina das atividades, causando perplexidade a todos. 

Evidentemente, a incidência de atividades múltiplas em um evento complexo como a EXPOAGRIFAM é muito comum e com diálogo e harmonia poderia ter sido contornada.  

Possivelmente, a atitude tomada pelo Senhor Coordenador de Inclusão Social da SEDES   foi com a intenção de evitar a  convergência natural dos Agricultores Familiares em torno das ações técnicas desenvolvidas pelos extensionistas e pesquisadores da EBDA, certamente mais atrativas do que aleivosias políticas, certamente de menor interesse para o público da EXPOAGRIFAM.  

O SINTAGRI deixa claro seu REPÚDIO à atitude daquele ente público, ao invadir a autonomia de uma instituição pública, a EBDA, e medidas mais fortes não foram ou serão tomadas, como a paralisação das ações dos Trabalhadores da EBDA, em respeito à FETRAF e aos Agricultores Familiares. 

Entretanto, além da divulgação desta Nota de Repúdio no “SINTAGRI Notícias”, de divulgação nacional via meios eletrônicos, ocorrerá a notificação do fato ao Presidente da EBDA, ao Secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e ao Governador do Estado da Bahia.

 

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINTAGRI.

 

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br – Revisor: Eliozeas Vicente de Almeida – Engo. Agro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário