quarta-feira, 3 de julho de 2013

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS



       SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
                    Ano III   nº 105 - 01/07/2013 -  Filiado a Faser e Fetrab

 

Com a publicação do Edital de Convocação da Assembleia Geral para os dias 03,04 e 05/07/2013 a direção do SINTAGRI faz as seguintes avaliações quanto aos itens a serem discutidos e votados pela categoria:
Participação na paralisação e manifestações de 11 de julho de 2013
Conforme considerações da direção sindical, já publicadas no SINTAGRI NOTÍCIAS nº 34 de 26/06/2013, o dia de paralisação e manifestações convocada pelas principais centrais sindicais brasileiras é “um avanço importante para a luta permanente dos trabalhadores brasileiros por uma sociedade mais justas, fraterna e igualitária”.
Paralelamente, duas bandeiras de luta principais são importantes para os trabalhadores da EBDA: o fim do Fator Previdenciário e a não aprovação do Projeto de Lei que permite ampliar a terceirização.

Também, o SINTAGRI informa que o Conselho Deliberativo da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil - FASER, decidiu em reunião realizada em Brasília nos dias 27 e 28/06/2013 também orientar a todos os Extensionistas Brasileiros a participarem das paralisações e manifestações convocadas pelas cinco mais importantes centrais sindicais do País.
Os diretores do SINTAGRI,tendo certeza da aprovação da paralisação no dia 11/07/13 pelos Trabalhadores da EBDA já comunicou informalmentea manifestação à presidência da empresa, estando somente aguardando a decisão oficial da assembleia geral para a notificaçãooficial.
.
Proposta de reajuste de 2% a partir de 1º de maio/2013, mais 4,49% a partir de 1º de novembro
1.    Conforme já se anunciou no SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS, a proposta  implica, na prática, em redução salarial.
2.    Infelizmente, quase a totalidade dos sindicatos e a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia - FETRAB, já assinaram acordo conforme a proposiçãodo Governo do Estado da Bahia.
3.    Até o momento, somente existe a possibilidade das empresas EGBA e  EMBASA,que possuem orçamentos próprios, assinarem  reajuste salarial completo (6,49%) a partir de maio/2013.Salienta a direção do SINTAGRI,conforme vem acontecendo há muitos anos, as lutas sindicais nos dissídios dos trabalhadores e funcionários públicos do Estado da Bahia vêm se dando de forma isolada, cada entidade sindical procurando resolver seus problemas específicos e,este ano, não está sendo diferente. Isto fortalece a necessidade da participação coletiva de todos os trabalhadores públicos do Estado das Bahia nasmanifestações eparalisação no dia 11/07/2013, pois poderá surgir o  embrião de um movimento e luta coletiva.

4.    Neste contexto, a direção do SINTAGRI considerando, nesse momento, ser mais importante  a luta pelo pagamento dos Dissídios Coletivos Datas Base 1999 e 2003, em fase de negociação em Juízo, orienta aos Trabalhadores da EBDA a aprovarem a proposta de reajuste salarial feita pela empresa, visando concentrar esforços na luta que, certamente, será necessária para conseguir a negociação do pagamento dos Dissídios Coletivos 1999 e 2003.

5.    A direção do SINTAGRI, evidentemente, acatará a decisão dos trabalhadores, mas considera mais significativo concentrar esforços no processo de mobilização e luta para as negociações relativas aos Dissídios Coletivo 1999 e 2003, bem como para uma negociação global dos passivos trabalhistas, dentro das posições estratégicas definidas durante a realização do Seminário “A Extensão Rural Pública e os Novos Caminhos da Agricultura Baiana”, cujo documento que servirá de base para as negociações deverá estar concluído até a próxima semana.

6.    A direção do SINTAGRI continuará atuando de maneira firme e consequente, de acordo com as decisões coletivas dos Trabalhadores da EBDA.

Av Dorival Caymmi, 15161, Casa 02, Quadra F, Vila dos Ex-combatentes, Itapuã, CEP. 41635-150 - Salvador - Bahia. Email: sintagri.sindicato@ig.com.br / Blog: sintagri.blogspot.com
Revisão: Eliozéias Vicente de Almeida - Eng.Agr. - EBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário