quinta-feira, 10 de abril de 2014

SINTAGRI NOTÍCIAS
Ano III   nº 53  - 10/04/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab

O “BOM COMBATE” (SEGUNDA BATALHA)

(Cobertura completa)

A FORÇA DA ORGANIZAÇÃO E DA VONTADE DE LUTAR

A manifestação realizada pelos Trabalhadores da EBDA  - (09/04/2014) - em frente à Sede do Governo da Bahia, no Centro Administrativo, foi uma demonstração cabal da força da categoria na luta pela negociação dos passivos trabalhistas dos dissídios coletivos de 1997, 1999 e 2003, transitados em julgado no âmbito da Justiça Trabalhista, favorável aos trabalhadores, com cálculos já elaborados e valores reconhecidos pelas partes em litígio (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. - EBDA/Governo do Estado da Bahia e SINTAGRI), registrados oficialmente pelo Juízo de Conciliação de 2ª Instância – TRT/BA, bem como da reestruturação institucional da EBDA e do total das questões trabalhistas da empresa, em uma segunda etapa.
Fotos: Sintagri
A GRANDE PARTICIPAÇÃO

Com cerca de 150 manifestantes, em convocação parcial das delegacias sindicais do SINTAGRI, aquelas mais próximas de Salvador – BA, mas com a adesão total das 22 delegacias da entidade sindical, destacaram-se a presença numerosa dos trabalhadores das regiões de Cruz das Almas, Alagoinhas, Ribeira do Pombal e de Salvador/BA (Escritório Central e da Unidade de Pesquisa – UEP/Salvador). Foi importantíssima também, a presença das delegacias de Feira de Santana,  Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha, além  das demais lá representadas.

Fotos: Sintagri

AS NEGOCIAÇÕES
Iniciada a manifestação, logo após um intenso temporal, foi articulada uma reunião com a Secretaria de Relações Institucionais – SERIN e a Comissão de Negociação do SINTAGRI, definida no local da manifestação composta por José Augusto da Silva Brito, Raimundo Costa, Ederly Afonso e Sueli Miranda (diretores sindicais), Hélio Saulo e Jonas Dantas, além do Deputado Marcelino Galo. A reunião foi articulada pelo Deputado Marcelino Galo, presente na manifestação e na reunião com o Chefe de Gabinete da Secretaria.

Fotos: Genival Magalhães

Representando a SERIN, o Chefe de Gabinete Martiniano Costa, responsável direto pelas negociações com as entidades sindicais, após ouvir uma exposição detalhada do processo de negociação comprometeu-se a realizar nova reunião (14/04/2014, segunda feira próxima), após resgatar o conjunto de documentos gerados no processo de tentativa de conciliação, mantendo contato direto com o presidente da EBDA e o titular da SEAGRI, afirmando que a documentação será levada diretamente à “mesa” do Governador do Estado para consolidar uma posição oficial no processo de negociação.
Vale ressaltar a postura do representante governamental, em considerar que, o justo movimento grevista foi resultado do momento em que condições extremas de impasse ocorreram nas tentativas de conciliação, por não haver proposta concreta de negociação por parte da EBDA/Governo do Estado.

A CONTINUIDADE DA LUTA

A Comissão de Negociação e a direção do SINTAGRI entenderam existir um posicionamento direcionado à negociação pela representação governamental, mas indica a continuidade da greve até existir uma proposta concreta de negociação.
Paralelamente, a direção sindical está articulando com as delegacias sindicais a definição da data de realização do grande evento do “BOM COMBATE”, a mobilização de todos os Trabalhadores da EBDA em Salvador/BA, recomendando a intensificação da sua preparação.  






Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br -
































































































































 

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário