sábado, 15 de outubro de 2011

SINTAGRI NOTÍCIAS - ANO 1 No. 9 - 14/10/2011

U M     P A S S O     A     F R E N T E

Após a ‘Grande Assembléia”, em 20/09/2011, foi agendada e realizada a reunião entre a Comissão de Negociação do Sintagri e a direção da Ebda, em 11/10/2011, acompanhada por uma manifestação na sede da empresa com a presença de mais de 150 empregados. Objetivamente, as negociações estão reiniciadas. E garantir a sua continuidade com a discussão concreta de alguns dos principais itens da pauta de reivindicações só depende de “todos nós”.
O principal avanço constatado na reunião de negociação foi o compromisso da direção da Ebda, através do seu presidente, Dr. Elionaldo de Faro Teles, em participar e intervir diretamente no processo de negociação, com a participação do Sintagri, já tendo adotado as seguintes medidas:
1.Encaminhamento, através do Oficio 171/11, de 21/09/2011, para a SAEB, SEFAZ, SEPLAN, SEAGRI e outras instâncias governamentais as reivindicações apresentadas e organizadas pela Comissão de Negociação e aprovadas pela Assembléia Geral de 20/09/2011.
2.Informou que já vem mantendo entendimentos com a Saeb, Seagri e Seplan para efetivação do planejamento estratégico e da reestruturação da Ebda, fazendo parte do processo de reestruturação a implementação do novo plano de cargos e salários, onde seriam incluídos os itens produtividade e piso salarial.
3.Informou que pretende fazer reuniões com a Sefaz, Casa Civil, e Serin, com a participação do Sintagri.
4.O mais breve possível, depois dos entendimentos com a Saeb, discutir com o Sintagri a implantação do novo plano de cargos e salários, tendo como vantagens econômicas para os empregados a produtividade, a avaliação de desempenho e o piso salarial, além de constituir-se em um passo na direção da realização do concurso público.  
5.Afirmou sobre a conclusão dos cálculos dos passivos trabalhistas, separadamente, em 60 dias.
6.Informou sobre a reunião agendada com a Seplan para 14/10/2011, com a participação da Comissão de Negociação que solicitou adiamento para a semana seguinte, sendo necessário o agendamento de nova data.
7.Informou sobre o agendamento de reunião com a Seagri, participando a Comissão de Negociação, para 03/11/2011.
8.Solicitou que o Sintagri e seus representados, empregados da Ebda, repensassem sobre o não preenchimento do Sin/Ebda.
Os membros da Comissão de Negociação do Sintagri historiaram todo o processo de tentativas de entendimento dos empregados da Ebda com a empresa e outros diversos níveis decisórios do Governo do Estado, principalmente após a negociação amplamente desfavorável do aumento de 30%, contra mais de 90% de direitos conquistados judicialmente, sustando o processo acumulativo do débito trabalhista, a partir 01/01/2008, quando ficou estabelecida a continuidade das negociações em 90 dias o que não foi cumprido.
Sim, depende de “todos nós” o avanço das negociações. Como já previa a direção do Sintagri, o processo de negociação será difícil, mas com uma nova variável: a mobilização permanente dos empregados da Ebda. Neste sentido, como foi reiterado durante na reunião de negociação, será mantida e ampliada as principais ações de luta definidas na “Grande Assembléia”: não envio do Sin/Ebda, não emissão das Dap, não envio dos laudos do Pronaf B e do Garantia Safra. A firmeza do grande coletivo dos empregados da Ebda será a o esteio, a base de sustentação para o avanço concreto de conseguir da empresa e dos diversos níveis decisórios do Governo do Estado, soluções concretas para as reivindicações.
Logo nesta próxima semana a direção do Sintagri, através dos delegados sindicais ou diretamente estará orientando e incentivando a todos para a continuidade das formas de luta já em andamento, bem como a sua ampliação com manifestações regionalizadas e paralisações periódicas das atividades.
 O “bom combate de todos nós” será a nossa grande arma.   
AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA
Após o contato do presidente do Sintagri, Décio Ferreira Ferreira de Amorim e o diretor Albérico Paixão dos Santos, com o deputado Marcelino Gallo ficou assegurada a presença do Sintagri na audiência pública que discutirá o Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar conforme transcrição do convite abaixo
“Assembléia Legislativa do Estado da Bahia – Gabinete Deputado Temóteo Brito
Ofício nº 100/2011  - Salvador, 11 de outubro de 2011
Ao Senhor Décio Ferreira de Amorim
DD.Presidente do Sintagri
Senhor Presidente,
Atendendo expediente do ilustre Deputado Marcelino Gallo, membro titular da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembléia Legislativa, convidamos Vossa Senhoria para Audiência Pública que discutirá o Projeto de Assistência Técnica e Extensão para Agricultura Familiar, a realizar-se no dia 17 de outubro de 2011, segunda-feira, das 10hoo às 13h00, no Plenário da Assembléia Legislativa da Bahia.
Neste ensejo, apresentamos a Vossa Senhoria as nossas mais cordiais saudações.
Temóteo Alves Brito
Presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural''

Nenhum comentário:

Postar um comentário