segunda-feira, 31 de março de 2014

SINTAGRI -NOTÍCIAS
Ano III   nº 44 – 31/03/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab

É GREVE... É GREVE... É GREVE  (II)

O TRABALHADORES DA EBDA NÃO TIVERAM OUTRA OPÇAO.
COM AS MEDIDAS PROTELATÓRIAS DO GOVERNO DO ESTADO / EBDA PARA NEGOCIAR NO JUÍZO DE CONCILIAÇÃO DE 2ª. INSTÂNCIA  OS DISSÍDIOS COLETIVOS DATAS BASE 1997, 1999 E 2003, MOSTRAM SUA FORÇA COM UM MOVIMENTO PAREDISTA QUE ATINGE TODO TERRITÓRIO DO ESTADO DA BAHIA.

Santa Maria da Vitória: eis um exemplo de luta.



Ribeira do Pombal:  sempre com participação forte na luta dos Trabalhadores da EBDA - além da adesão total à greve, uma ampla divulgação em toda a região através das “mídias” regionais.  




Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP:  41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.  








 SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IV   nº 175 – 31/03/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab


31 DE MARÇO - 50 ANOS ATRÁS

DIA TRISTE NA HISTORIA DO BRASIL.

GOLPE DE ESTADO DOS MILITARES
BRASILEIROS COMANDADOS PELOS
ESTADOS UNIDOS DA AMERICA.

PRISÕES-TORTURAS-ASSASSINATOS.

MAS O POVO BRASILEIRO VENCEU E LUTA
HOJE POR UM PAÍS

MAIS JUSTO, FRATERNO E IGUALITÁRIO.


Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br


SINTAGRI NOTÍCIAS
      Ano III   nº 43  - 30/03/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab

    CARTA ABERTA AO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA

Excelentíssimo Senhor Governador Jacques Wagner,

Em função do pronunciamento público de Vossa Excelência na abertura do “Seminário Alternativas para o Semiárido”, realizado na semana corrente na Fundação Luís Eduardo Magalhães, para que o público fique devidamente esclarecido, os Trabalhadores da EBDA do Escritório Central decidiram em assembleia fazer as seguintes considerações:

• Vossa Excelência solicitou que voltássemos ao trabalho tentando fazer crer que somos nós os culpados pela falta de atendimento que a greve está provocando. Não, Senhor Governador, nós não somos intransigentes. Basta observar que a negociação já se arrasta há quase dois anos sem que o Governo apresente qualquer proposta. Temos tido muita paciência... ou será que não... Nas audiências de conciliação apenas temos assistido a medidas protelatórias. 
•  Mas o débito trabalhista é apenas a ponta de um “iceberg”. Na verdade, aquilo que nos incomoda mais é a falta de apoio para que possamos melhorar o nosso serviço. Pena que não possamos entrar na justiça para exigir respeito. Mas o desserviço que Vossa Excelência está prestando à Agricultura Familiar a história encarregar-se-á de julgar.

• Convidamo-lo a determinar que se faça um estudo científico mostrando o papel histórico da EBDA e organizações que a precederam no âmbito da Agricultura Familiar e Vossa Excelência entenderá o erro histórico que está cometendo dizendo não ao concurso público e permitindo o sucateamento da EBDA. Outros Estados Brasileiros como Pernambuco e Minas Gerais já equacionaram os seus problemas quanto a assistência técnica e extensão rural e a pesquisa agropecuária. 

• A EBDA tem uma experiência de trabalho acumulada com a Agricultura Familiar que está sendo desperdiçada, pois, à medida que os funcionários atuais se afastam, não conseguem passar adiante alguns aspectos que só os erros e acertos da vida podem fazer adquirir, constituindo-se em um importante acervo de conhecimentos  para garantir o bom desempenho de novos profissionais.

Assim, solicitamos a Vossa Excelência que a presente negociação seja apenas o início de um processo mais amplo de reestruturação da EBDA.
Trabalhadores da EBDA – Escritório Central – Salvador - Bahia



Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br -
    SINTAGRI  NOTAS RÁPIDAS
           Ano III   nº 174  - 27/03/2013 -  Filiado a Faser e Fetrab  

É GREVE... É GREVE... É GREVE...  (I)
ASPECTOS LEGAIS

Esta é a vontade, a atitude e a voz dos Trabalhadores da EBDA.

Já no quarto dia e a greve esta consolidada. Os trabalhadores do quadro efetivo da empresa aderiram espontaneamente ao movimento grevista e muitos detentores de cargos de chefia e terceirizados (REDA) aliaram-se à luta do conjunto dos trabalhadores, demonstrando uma significativa consciência de classe.
Mas considerando as informações da empresa quanto à obrigatoriedade do trabalho das chefias e terceirizados fazemos as seguintes observações:

1-         Quanto aos terceirizados: a Lei de Greve deixa bastante claro que as empresas públicas não podem utilizar terceirizados para executar as atividades dos trabalhadores efetivos durante movimentos grevistas, a não ser quando responsáveis por serviços essenciais (não é o caso da EBDA).
2-         Quanto aos cargos de chefia: em uma empresa pública com um quadro efetivo de 1.200 empregados, aproximadamente, contrata mais de 250 empregados para cargos de chefia que exercem as atividades normais da empresa, caracteriza a qualidade de trabalhadores terceirizados, inclusive por serem trabalhadores temporários, pois contratados sem concurso público.
3-         Decisão judicial: é importante salientar que a justiça trabalhista já considerou irregular a contratação pela EBDA de terceirizados (REDA) e empregados sem concurso público para cargos de chefia em processo movido pela Procuradoria da Justiça do Trabalho da Bahia.

CUIDADO COM AS CONTRAINFORMAÇÕES

Em todo evento de paralisação da EBDA surgem notícias de furo da greve por trabalhadores do escritório central da EBDA.

A verdade é que a empresa desloca seus ocupantes de cargos de chefia para dependências de outras instituições do Governo do Estado que atuam como se o escritório central estivesse funcionando, inclusive fazendo funcionar, ocasionalmente, o sistema de “malotes”.

Somente foram autorizados a exercerem suas atividades dois empregados para finalização da folha de pagamento. É greve total mesmo.      



Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br

quinta-feira, 27 de março de 2014

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano III   nº 173 – 27/04/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab

EFEITOS POSITIVOS A SEREM CONFIRMADOS
O Diretor do SINTAGRI, Reinaldo Sobrinho, em contato com o ex-Secretário da Agricultura, Eduardo Salles, foi informado da disposição do Governador do Estado em se posicionar quanto a solução para os problemas da EBDA.
Esta informação foi confirmada através do Deputado Marcelino Galo e da Deputada Fátima Nunes, membros do legislativo baiano com quem o SINTAGRI vem mantendo contatos.
Inclusive, o próprio Governador declarou em público que na tarde do dia 26/03/2014 estaria reunido com a PGE e SEFAZ visando uma solução para as questões da EBDA. 
MAS A GREVE CONTINUA...
Mas, enquanto estas informações não se transformarem em proposta de negociação formal, a luta, a greve dos Trabalhadores da EBDA deve continuar forte, isto porque os fatos favoráveis sempre são resultados diretos da VONTADE, DA ATITUDE E DA VOZ dos Trabalhadores da EBDA:
É GREVE...     É GREVE...     É GREVE...

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br 

quinta-feira, 20 de março de 2014

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IV   nº 172 – 20/03/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab

AGORA É LUTA TOTAL

AUDIÊNCIA NO JUÍZO DE CONCILIAÇÃO DE 2ª INSTÂNCIA – TRT-BA – 5ª REGIÃO
19 DE MARÇO DE 2014

Cálculos dos dissídios coletivos 1997, 1999 e 2003 consolidados – Não mais existe a possibilidade de recuo da EBDA/Governo do Estado da Bahia em negociação ou na continuidade de cada um dos processos quanto ao valor do passivo trabalhista relativo a estes três dissídios coletivos transitados em julgado. Logo no início da audiência a Procuradoria Geral do Estado – PGE, representando a EBDA/Governo do Estado da Bahia afirmou que os cálculos elaborados conjuntamente pelo SINTAGRI e pela EBDA, com acompanhamento da PGE, alcançou o valor aproximado de R$ 308 milhões. Este valor foi aceito pelas partes com registro em Juízo. O reconhecimento oficial deste débito trabalhista foi o grande avanço do processo de negociação.

EBDA/Governo do Estado da Bahia brincando de negociar – Mas a PGE, representando a EBDA/Governo do Estado da Bahia, a partir daí resolveu brincar de negociar. Alegando ainda existir o passivo trabalhista das URP’s de abril e maio/1988, consolidando um forte débito trabalhista e propôs um prazo de 60 dias para apresentação de uma proposta de negociação geral.

A direção do SINTAGRI/Comissão de Negociação de imediato repudiou a proposta afirmando que durante todo o processo de negociação, desde 2012, já vinha sendo discutido e acordado que                                                   inicialmente seriam negociados os dissídios coletivos de 1999 e 2003 e posteriormente - por solicitação da EBDA/Governo do Estado da Bahia - o de 1997, ficando os demais passivos trabalhistas para uma negociação mais ampla, inclusive incluindo a reestruturação institucional da empresa e, assim, não considerava aceitável mais esta dilatação de prazo, afirmando que seria inevitável deflagrar o movimento grevista a partir de 24/03/2014.
A MM Juíza Débora Rego, mesmo considerando que as diversas sessões realizadas não surtiram o efeito desejado, considerou oportuno conceder como último prazo 60 dias, requerido pela EBDA/Governo do Estado para apresentação de proposta concreta de acordo, indicando ações e valores envolvidos a serem submetidos à avaliação do SINTAGRI, no prazo de 10 dias após a apresentação da proposta, sem que este novo prazo pudesse interferir nas ações do movimento sindical. Ainda afirmou que o Juízo, ao final do prazo, se reservava, por despacho, analisar a possibilidade de continuidade ou extinção do Procedimento nº 0034/2012.
No entanto, a direção do SINTAGRI/Comissão de Negociação, representando os Trabalhadores da EBDA não vai brincar de negociar. Sempre discutindo com a categoria conduziu esta etapa da negociação com tranquilidade, mas agora é a hora de continuar a seguir a deliberação do colegiado máximo da categoria, sua Assembleia Geral, deflagrando o movimento paredista (Greve Geral) a partir de 24/03/2014 (segunda feira próxima).
fl.01
LUTAR AGORA É PRECISO

E vamos à luta. A disposição de continuar a negociar continua, porém de imediato e com a apresentação de propostas concretas de acordo por parte da EBDA/Governo do Estado da Bahia,  este é o objetivo da direção do SINTAGRI, cumprindo as decisões dos Trabalhadores  da EBDA.
A Greve será Geral - Evidentemente, os Trabalhadores da EBDA do quadro efetivo estarão mobilizados em frente a todas as unidades operativas da empresa, em todo o Estado da Bahia, a partir de segunda feira – 24/03/2014, inclusive não permitindo o trabalho de terceirizados, a exemplo do pessoal de REDA ou de contratados sem concurso público para o exercício de cargos de confiança, a grande maioria exercendo funções normais no contexto das atividades da empresa. A legislação trabalhista proíbe, em caso de greve, que os empregadores utilizem este tipo de artifício para furar movimentos grevistas.  

Ações e Deliberações da direção do SINTAGRI/Comissão de Negociação:

1 – Emitido e registrado ofício à presidência da EBDA em 19/03/2014, ou seja, cumprindo a exigência legal de informar ao empregador a ação de greve com 48 horas de antecedência.

2 – Como ação política, encaminhamento de ofício informando sobre os motivos do movimento de greve à SEAGRI, Casa Civil do Governo do Estado da Bahia, SERIN, SAEB e SEFAZ, bem como divulgação para todos os membros do Poder Legislativo do Estado da Bahia.

3 – Contatos diretos com membros dos Poderes Executivo e Legislativo do Estado da Bahia.

4 – Manutenção das assembleias regionais relativas à Campanha Salarial Maio/2014; momento importante para fortalecer a greve geral.

- Reunião do Conselho Sindical em 31/03/2014 para avaliar o movimento grevista; decidindo, coordenando e participando de ações políticas no sentido de fortalecer e ampliar a luta.  

- Contatos com todos os meios de comunicação para divulgação do movimento.

O   “L U T A R    A G O R A    É    P R E C I S O”

M A I S    N E C E S S Á R I O    A I N D A


Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.- .- Revisor: Eliozéas Vicente de Almeida, Engº Agrº, MSc Ciência do Solo, DSc Sistemas de Produção.

fl.02


terça-feira, 18 de março de 2014

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IV   nº 171 – 18/03/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL

O Presidente do SINTAGRI, no uso das suas atribuições, convoca a Assembleia Geral dos Trabalhadores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A–EBDA–para os dias 25, 26 e 27/03/2014, as 08 e 09h, respectivamente em primeiras e segundas convocações, com a seguinte pauta: 1.Discussão e votação da Proposta de Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. data base 1º de maio/2014; 2.Autorização para que o SINTAGRI firme acordo ou ajuíze dissídio coletivo; 3. Autorização para direção do SINTAGRI decretar greve em caso de impasse nas negociações, 4.O que ocorrer. A Assembleia Geral, com escrutínio secreto, será instalada no Escritório Central da referida empresa, situada na Av. Dorival Caymmi, 15.649 – Salvador/Bahia e com, ainda, os seguintes locais de votação, que deverão gerar atas relativas à realização da votação e respectivo resultado, podendo ser criadas urnas ou votações itinerantes: UEP-Ondina: Av. Ademar de Barros, 967-Ondina; Alagoinhas: Rua Luiz Viana, 642 - Centro; Barreiras: Rua Custódia R. de Carvalho, 152 - Centro; Bom Jesus da Lapa: Av. Manoel Novaes, s/n - Lagoa Grande s/n; Caetité: Praça Rodrigues Lima; Cruz das Almas: Rua Geraldo Suerdick, s/n; Feira de Santana: Rua Senador Quintino, 532, Bairro Olhos D’Agua; Irecê: Rua Francisco,s/n–centro; Itaberaba:Rua Hélio Borges,81–Bairro São João; Itabuna: Av. Mário Padre, 327, térreo, Bairro Góes Calmon-Casa da Agricultura; Jacobina: Rua Mairi, 26; Jequié: Rua Coronel João Borges, 01- Casa da Agricultura; Juazeiro: Pça Imaculada Conceição,20–Centro; Paulo Afonso: Av.Beira Rio, s/n-Jardim Bahia; Ribeira do Pombal: Estrada Mirandela s/n-Km 0; Santa Maria da Vitória: Rod. Stª Maª da Vitória-Correntina, Km 0; Seabra: Rua Manoel Fabrício,s/n; Senhor do Bomfim: Rua Floriano Peixoto,43-Centro; Serrinha: Rua Graciliano de Freitas, 30-Centro; Teixeira de Freitas: Av.Gov. Lomanto Júnior,168-Centro, Casa da Agricultura; Vitória da Conquista: Rua Siqueira Campos, Edf.Glicia,132, 2º andar-Centro. Salvador, 13 de março de 2014 – Décio Ferreira de Amorim – Presidente.



Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.- 

segunda-feira, 17 de março de 2014

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IV   nº 170 – 17/03/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab

TRABALHADORES DA EBDA CONTINUANDO NA MOBILIZAÇÃO E LUTA
Resultado de um ano e meio de mobilização e luta, os Trabalhadores da EBDA estão atentos e organizados, mobilizados e com muita vontade de continuar lutando até a finalização das negociações dos dissídios coletivos de 1997, 1999 e 2003.

Em todo o Estado da Bahia, onde existe uma unidade administrativa da empresa seus trabalhadores se movimentam no sentido de alertar a EBDA/Governo do Estado para, de fato, na audiência de 19/03/2014, no Juízo de Conciliação de 2ª Instância – TRT/BA – 5ª Região seja apresentada uma proposta negociável quanto aos três dissídios coletivos.

UMA PEQUENA AMOSTRA DA MOBILIZAÇÃO E LUTA
  
EM CRUZ DAS ALMAS
Funcionários da EBDA podem entrar em greve
Postado no Bahia Recôncavo
Conforme nota divulgada à imprensa nesta quarta-feira (12), os trabalhadores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA) poderão entrar em greve a partir do dia 24 de março. O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola do Estado da Bahia (SINTAGRI) informou que caso o Governo do Estado não apresente proposta de negociação na audiência, marcada pelo Juízo de Conciliação de 2ª Instância – TRT/BA – 5ª Região no próximo dia 19, as atividades serão paralisadas.
 O documento assinado pelo presidente do SINTAGRI - Décio Ferreira de Amorim - esclarece que a situação envolve a negociação o passivo trabalhista dos Dissídios Datas Bases 1997, 1999 e 2003, transitados em julgado com decisões favoráveis aos Trabalhadores da EBDA. “O procedimento de conciliação já dura quase um ano e meio, sempre ocorrendo medidas protelatórias por parte da EBDA/Governo do Estado, somente restando aos trabalhadores da empresa a paralisação das suas atividades, conforme decisão da assembleia geral”, conclui Décio Ferreira.”
 Dia (14/03) ocorreu Assembleia regional em Cruz das Almas, havendo participação maciça dos colegas, sendo que na oportunidade foi feita uma corrente de oração pelo restabelecimento da Colega Genilda Fraga, lotada na Gerência Regional, que foi acometida de um AVC e encontra-se em estado de coma, desde 5ª feira.
                                                         
EM FEIRA DE SANTANA
Além da permanente mobilização na sede regional da EBDA, diretores do SINTAGRI da região se deslocaram para manifestação em Santo Estevão visando garantir a negociação dos dissídios coletivos. A palavra de ordem é: “Governador,” sem proposta não há acordo e sim greve.
                                                       (Gerência Regional Feira de Santana)

                                                       (Esc. de Sto. Estevão)       
                                                           (Esc. de Riachão de Jacuípe)
 EM SALVADOR
Durante a semana passada (10, 12 e 14 de março de 2014) os Trabalhadores da EBDA estiveram mobilizados como aviso à empresa e ao Governo do Estado que a apresentação da proposta de pagamento dos dissídios coletivos em negociação é a única saída.

SENHOR DO BONFIM – COM FAIXAS EM TODOS OS ESCRITÓRIOS MUNICIPAIS

                                  Em Itiúba   
                                  Em Sta. Maria da Vitória   



Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.- Revisor: Eliozéas Vicente de Almeida, Engº Agrº, MSc Ciência do Solo, DSc Sistemas de Produção.

sexta-feira, 14 de março de 2014

SINTAGRI  NOTAS RÁPIDAS
Ano IV   nº 169 – 14/03/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab

SINTAGRI ORIENTA

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é de fundamental importância  na proteção dos empregados  aos fatores de riscos a que estão expostos como: prédios sem manutenção preventiva, veículos e elevadores funcionando precariamente, falta de acessibilidade principalmente aos portadores de necessidades especiais, etc..  Além disso, a CIPA contribui para a busca dos direitos dos trabalhadores.

Mas é importante a criação das CIPA’s regionais, inclusive por existir o indicativo da EBDA para realizar a capacitação dos membros da CIPA em 09 e 10/04/2014 e o SINTAGRI orienta aos delegados sindicais a negociarem com os gerentes regionais a indicação dos membros das CIPA’s regionais obedecendo às seguintes normas:

*As Gerencias Regionais que tiverem menos de 50 empregados, os gerentes deverão indicar entre os empregados do quadro efetivo um representante titular e um suplente da CIPA;

**As Gerencias Regionais com o quadro efetivo acima de 50 empregados o gerente deverá constituir uma comissão eleitoral para a escolha de 2 titulares e 2 suplentes da CIPA, representando os empregados e indicar 2 titulares e 2 suplentes representando a EBDA.



Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.- 

quinta-feira, 13 de março de 2014

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IV   nº 168 – 13/03/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab

SOLIDARIEDADE DE CLASSE

Com os registros feitos por diversos  delegados sindicais do SINTAGRI e dos próprios trabalhadores das terceirizadas para a execução dos serviços de limpeza e manutenção, a direção do SINTAGRI fez a seguinte comunicação ao SINDILIMP, entidade que representa os trabalhadores das empresas terceirizadas:  

À Direção do SINDILIMP – BA

Em nome da solidariedade de classe, o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área  Agrícola do Estado da Bahia – SINTAGRI, representando os  Trabalhadores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. – EBDA, empresa pública de direito privado, que terceiriza as de  atividades de limpeza e manutenção em muitas das suas sedes em Salvador e várias cidades do interior do Estado da Bahia, vem denunciar à esta  importante e lutadora entidade de representação da classe trabalhadora as situações por que vêm passando os Trabalhadores vinculados às diversas empresas contratadas para prestação dos referidos serviços:

- constantes atrasos salariais;
- em decorrência, abstinência no recolhimento de INSS e FGTS;
- exposição de trabalhadoras contratadas para a execução de atividades de transporte de objetos de peso, acreditamos não recomendável.

Com outras irregularidades passiveis de serem verificadas, nos colocamos à disposição desta entidade sindical para facilitar às providências que, certamente, serão tomadas em defesa  dos trabalhadores que dignamente representa.

José Augusto da Silva Brito – Presidente do SINTAGRI (Em exercício)

Para contato: Te.:  (71) 3375.1047 – E-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br



Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.- 

sexta-feira, 7 de março de 2014



SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
        Ano IV   nº 167 – 07/02/2014 -  Filiado a Faser e Fetrab  


DIA DA "HERÓICA MULHER TRABALHADORA"

8 DE MARÇO DE 1917 – AS MULHERES RUSSAS REALIZAM AMPLAS MANIFESTAÇÕES POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA E DE TRABALHO E MARCARAM O INÍCIO DA REVOLUÇÃO COMUNISTA RUSSA DE OUTUBRO DE 1917.

ESTA É A VERDADEIRA LUTA DA MULHER. E EIS UM TEXTO IMPORTANTE SOBRE A MULHER.

Mas vós, comunistas, quereis introduzir a comunidade das mulheres, grita-nos toda a burguesia em coro.

O burguês vê na mulher um mero instrumento de produção. Ouve dizer que os instrumentos de produção devem ser explorados comunitariamente, e naturalmente não pode pensar senão que a comunidade virá igualmente a ser o destino das mulheres.

Não suspeita que se trata precisamente de suprimir a posição das mulheres como meros instrumentos de produção.

De resto, não há nada mais ridículo do que a moralíssima indignação dos nossos burgueses acerca da pretensa comunidade oficial de mulheres dos comunistas. Os comunistas não precisam de introduzir a comunidade de mulheres; ela existiu quase sempre.

Os nossos burgueses, não contentes com o fato de que as mulheres e as filhas dos seus proletários estão à sua disposição, para nem sequer falar da prostituição oficial, acham um prazer capital em seduzir as esposas uns dos outros.

O casamento burguês é na realidade a comunidade das esposas. Quando muito poder-se-ia censurar aos comunistas quererem introduzir uma comunidade de mulheres franca, oficial, onde há uma hipocritamente escondida. É de resto evidente que com a supressão das relações de produção atuais desaparece também a comunidade de mulheres que dela decorre, ou seja, a prostituição oficial e não oficial.

Manifesto Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels – 21de fevereiro de 1848
    


Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.-