quarta-feira, 26 de junho de 2013

        SINTAGRI  NOTÍCIAS
               Ano III   nº 34  - 26/06/2013 -  Filiado a Faser e Fetrab


Conforme noticia a UOL, Claudia Rolli – São Paulo, “Centrais sindicais fazem paralisação conjunta no dia 11 de julho. Em reunião na manhã desta terça-feira (25), as centrais sindicais definiram o dia 11 de julho como data para os protestos que farão em todo o país”.

"Será um dia nacional de luta com greves e manifestações em todos os Estados", disse o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva. “Vamos parar contra a inflação e para pedir também mudanças na política econômica do governo”.

“As cinco centrais sindicais decidiram realizar os atos para pedir a retomada das negociações da pauta dos trabalhadores, aproveitando a onda de protestos que vêm pedindo qualidade no transporte público e contrários ao aumento das tarifas”.

“Na pauta das centrais sindicais está o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas e o projeto de lei que permite ampliar a terceirização”.

“A reunião durou cerca de duas horas e participaram dirigentes das cinco centrais reconhecidas pelo governo: Força, CUT, UGT, CTB e Nova Central, além de CSP-Conlutas e CGTB”.

“As centrais querem mais recursos em educação, saúde, transporte e segurança. As manifestações não são vinculadas à greve geral que está sendo marcada pelas redes sociais para o dia 1º de julho. Apesar de inicialmente não haver consenso em incluir o combate à inflação como tema da pauta do protesto, ela vai constar da manifestação”.

“Na próxima sexta-feira (28), cada central deve sugerir locais de concentração em cada Estado para reunir os trabalhadores e quais categorias que podem parar”.

A direção do SINTAGRI, conforme discutiu em todas as reuniões regionais preparatórias para a “Semana de Luta”, realizada no ano passado, salientava a divisão sindical brasileira e a ausência de luta concreta pelas verdadeiras bandeiras dos trabalhadores (proletários), única força capaz de modificações estruturais (econômicas, políticas e sociais) no nosso País. 

Neste contexto, a direção sindical considera a decisão das principais centrais sindicais um avanço importante para a luta permanente dos trabalhadores brasileiros por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária visto que, de forma unificada, mesmo com as diferentes conotações ideológico-partidárias convocam um dia nacional de luta com greves e manifestações em todos os Estados.

Foram muitos anos perdidos sem um posicionamento unificador das lutas reais dos trabalhadores, mas antes tarde do que nunca. O SINTAGRI continuará com seu posicionamento pela unificação real das representações sindicais, tendo por base as bandeiras reivindicatórias que provoquem transformações econômicas, políticas e ideológicas no Brasil .

A direção do SINTAGRI propõe aos Trabalhadores do Setor Público Agrícola do Estado da Bahia e, especificamente, aos Trabalhadores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. – EBDA, extensionistas, pesquisadores e administrativos, uma intensa participação no dia de luta conjunta, 11 de julho de 2013, incluindo na sua pauta bandeiras específicas: por um reajuste integral das perdas salariais para todos os empregados públicos, estatutários e celetistas, a partir das suas respectivas datas base de negociação salarial, reformulando os acordos coletivos já efetivados e negociação dos passivos trabalhistas.

A LUTA EXTENSIONISTA

O SINTAGRI também proporá a participação de todos os extencionistas brasileiros no dia nacional de luta, com greves e manifestações em todos os Estados (11/07/2013), na reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil – FASER, a  realizar-se em 27 e 28 de julho de 2013, em Brasília.

O Conselho Deliberativo da FASER irá discutir o Projeto de Lei de criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ANATER. Projeto que concentra todo o controle da Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER, inclusive dos recursos financeiros federais nas mãos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, cuja proposta é financiar empresas para a execução da ATER, segundo metodologia emanada da própria EMBRAPA, sem respeitar a experiência dos sistemas estaduais de ATER. Na prática, é uma proposta privatizante a qual exclui claramente as instituições estaduais.

A proposta do SINTAGRI vai além das mudanças do aspecto diretivo da ANATER. O SINTAGRI pretende que a FASER lute, também, pela obrigatoriedade de destinação de 70% dos recursos federais para as instituições estatais das unidades da Federação.
 

Av. Dorival Caymmi, 15.661 – Casa 2-Quadra F-Itapuã-Salvador-BA-CEP: 41.635-150 –Fone 3375-4786. Fone FAC 3375-1047. Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicao@ig.com.br - Revisor:Eliozéas Vicente de Almeida-Eng.Agr.-Ebda.

 
                   SINTAGRI  NOTAS RÁPIDAS
                Ano III   nº 104  - 26/06/2013 -  Filiado a Faser e Fetrab


REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO DATA BASE 2013

O SINTAGRI/Comissão de Negociação, em reunião com a direção da EBDA (26/06/2013), foi oficialmente informado da proposta de reajuste salarial definida pelo Governo do Estado de 2% a partir de 1º de maio/2013 e de 4,49% a partir de 1º de novembro/2013.
A direção da empresa informou que não estava autorizada a negociar nenhuma das demais cláusulas financeiras, mas transformaria algumas delas em processos para decisão da SAEB. Algumas cláusulas não econômicas foram discutidas, ficando acertado o dia 09/07/2013 para uma reunião definitiva.

Dessa forma a direção do SINTAGRI orienta a preparação das assembleias regionais para definição pela categoria quanto a aceitação ou não da proposta de reajuste salarial entre os dias 3, 4 e 5/julho/2013.

Orientações para a realização das assembleias serão fornecidas de imediato.

 DISSÍDIOS COLETIVOS 1999 E 2003

 O resumo dos cálculos dos dissídios coletivo de 1999 e 2003 apresentados pela EBDA, não permite uma avaliação em comparação com os cálculos apresentados pela assessoria jurídica sindical. Assim que,  for acessado toda a documentação que tenha sido apresentado pela empresa no juízo de 2ª instância, o Sindicato informará individualmente os valores respectivos, inclusive para tomada de decisão pela categoria quanto a aceitação ou não da proposta de negociação aque venha a ser apresentada pela empresa.

As decisões da categoria serão tomadas após um inteiro esclarecimento sobre os cálculos apresentados pela empresa e pela assoria jurídica sindical.

 

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.

terça-feira, 25 de junho de 2013


               SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
             Ano III   nº 103  - 25/06/2013 -  Filiado a Faser e Fetrab


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

DATA BASE MAIO 2013 – Em 26/06/2013, às 10:00 hs., ocorrerá mais uma reunião entre representação dos trabalhadores e a direção da EBDA relativa à Data Base Maio/2013.

Já é público que a proposta do item mais importante da pauta, "o reajuste salarial", por definição do Governo do Estado será de 2% a partir de maio/2013 mais 4,49% a partir de novembro/2013. Entende o SINTAGRI que a proposta implica, na prática, em redução salarial, pois durante 6 meses não haverá a recomposição das perdas salariais decorrentes da inflação do período maio/2012 a abril/2013.

O SINTAGRI informa que, evidentemente, apresentará contrapropostas alternativas e, logo após o término da reunião informará aos Delegados Sindicais o resultado das negociações para serem promovidas reuniões regionais para posicionamento da categoria.

DISSÍDIOS COLETIVOS DATAS BASE 1999 E 2004 – A assessoria jurídica sindical, Nóvoa Braga & Irmãos, já tem conhecimento do resumo dos cálculos apresentados pela EBDA ao Juízo de Conciliação de 2ª Instância do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.

Os valores dos cálculos apresentados pela EBDA são significativamente menores do que os cálculos encontrados e apresentados pela assessoria jurídica do SINTAGRI.

O resumo dos cálculos apresentados pela EBDA não permite uma avaliação adequada. A avaliação e a divulgação dos valores dos cálculos serão realizadas pela assessoria jurídica do SINTAGRI quando da audiência de conciliação, a ser convocada pelo Juízo de Conciliação de 2ª Instância do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.

 

 

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br. – Revisão: Eliozéas Vicente de Almida-Eng.Agr.EBDA.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

     
               SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
              Ano III   nº 102  - 06/06/2013 -  Filiado a Faser e Fetrab



























SEMINÁRIO A EXTENSÃO RURAL E OS NOVOS CAMINHOS DA AGRICULTURA BAIANA

Com pleno êxito, foi realizado nos dias 04 e 05/06 o Seminário "A Extensão Rural Pública e os Novos Caminhos da Agricultura Baiana", promovido pelo SINTAGRI com o apoio da EBDA, como etapa na luta para garantir a existência e reestruturação da EBDA, bem como pela negociação dos passivos dos trabalhadores da empresa.
A explanação sobre o processo de reestruturação da EMATER-MG, pelo Secretário do Trabalho e Emprego do Estado de Minas Gerais, Deputado Federal José Silva Soares(Zé Silva), demonstrou a viabilidade do pleno funcionamento de uma instituição pública de ATER.
A Palestra "A Inovação da Inovação na Extensão Rural", proferida pelo Dr. José de Souza Silva, pesquisador da EMBRAPA Algodão/Campina Grande - PB, abordou de forma significativa uma visão importante do processo de ATER, tendo a relação técnico-agricultor como base das ações extensionistas.
Por outro lado, foram importantes as informações sistematizadas prestadas pelo coordenador geral da FASER Manoel Saraiva Marques, sobre a Agência Nacional de Extensão Rural - ANATER, que será anunciada pela Presidência da República.
No segundo dia, 05/06, os participantes do seminário discutiram, com base nas apresentações e debates do dia anterior a elaboração das linhas gerais de um documento base, para ampla discussão nos diversos setores governamentais do Estado da Bahia e no âmbito do legislativo, objetivando ampla negociação sobre o sistema estadual de assistência técnica e rural pública.
Foi criada uma comissão para elaboração do documento final e estabelecida uma estratégia de encaminhamento e discussão.
O SINTAGRI irá repassar todo o material exposto durante o Seminário e apresentar um relatório circunstanciado do evento.


Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br. – Revisão: Eliozéas Vicente de Almida-Eng.Agr.EBDA.