quarta-feira, 31 de outubro de 2012


                SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
                Ano II   nº 61  - 30/10/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab

APOSENTADORIA É UM DIREITO

O SINTAGRI tem requerido da EBDA o cumprimento da legislação vigente relativa ao Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMET, especialmente disponibilizando de um médico do Trabalho, engenheiro e técnico de segurança do trabalho para emissão do Perfil Profisiográfico Previdenciário, possibilitando o encaminhamento de requerimentos de aposentadorias dos empregados da empresa junto ao Instituto de Seguridade Social - INSS.

Também encaminhamos ofício à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado da Bahia – SRTE-BA, requerendo sua ação fiscalizadora com relação à questão.

Considerando que nenhuma dessas ações sindicais logrou êxito, estamos agilizando processo jurídico contra a EBDA, responsabilizando-a pelos prejuízos aos seus empregados, com o retardamento dos pedidos de aposentadoria em função da inexistência do SESMET.

Conforme orientação da assessoria jurídica sindical, para tal feito jurídico é importante existir uma relação de empregados que estão impedidos de solicitar suas respectivas  aposentadorias. Assim, solicitamos que, imediatamente, todos os empregados da EBDA impedidos de fazerem o requerimento de aposentadoria informe à direção do SINTAGRI seu nome e número de matrícula na empresa.  

FAC SIMILE DOS ENCAMINHAMENTOS DO SINTAGRI
 
 

Fls. 01
Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br. – Revisor: Eliozéas Vicente de Almeida –Eng.Agr.-EBDA  



 
 
Fls. 02
Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br. – Revisor: Eliozéas Vicente de Almeida –Eng.Agr.-EBDA  

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

              SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
            Ano II   nº 60  - 29/10/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab


 
NOTA DE FALECIMENTO

 

É com pesar que registramos o falecimento do Trabalhador da EBDA, Engenheiro Agrônomo, Osório Lima Vasconcelos (29/04/1956 - 27/10/2012). Transmitimos aos seus familiares nosso imenso pesar.


SINTAGRI – Delegacia Sindical de Caetité -  Trabalhadores da EBDA.

 

 

 

 

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

          SINTAGRI   NOTÍCIAS
          Ano II   nº 31  - 24/10/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab

NOTA DE REPÚDIO

A Exposição Estadual da Agricultura Familiar - EXPOAGRIFAM, além de se constituir em um grande evento de iniciativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – FETRAF é sem dúvida um importante marco para a expansão e fortalecimento da Agricultura Familiar baiana, evento em que a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. - EBDA participa como instituição de apoio.

A EXPOAGRIFAM está em destaque no cenário dos marcantes acontecimentos de Feira de Santana – Bahia, atraindo o público em geral, os formadores de opinião, imprensa e, sobretudo, os Agricultores Familiares.

O apoio oficial da EBDA, principalmente na área técnica, consolida-se por meio da vontade individual dos seus extensionistas, pesquisadores e pessoal administrativo, indo além das obrigações estabelecidas no contrato de trabalho com a empresa. Entendem, os extensionistas, pesquisadores e o pessoal administrativo da EBDA, que devem participar do evento, também, como cidadãos conscientes, considerando a importância da EXPOAGRIFAM no contexto da luta permanente dos Agricultores Familiares e da FETRAF em busca de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

No entanto, o SINTAGRI, representando os extensionistas, pesquisadores e pessoal administrativo da EBDA sente-se na obrigação de REPUDIAR a atitude do Coordenador de Inclusão Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – SEDES do Estado da Bahia, Senhor Ailton Florêncio, na segunda feira, 22.10.2012, quando de forma deselegante e não cordial interrompeu a  execução de um Dia de Campo Sobre Palma Forrageira, desenvolvido pela equipe da EBDA, bem como as atividades de exposição de técnicas agropecuárias desenvolvidas nos stands da EXPOAGRIFAM, deslocando o público presente para assistir a uma palestra sua, tumultuando a rotina das atividades, causando perplexidade a todos. 

Evidentemente, a incidência de atividades múltiplas em um evento complexo como a EXPOAGRIFAM é muito comum e com diálogo e harmonia poderia ter sido contornada.  

Possivelmente, a atitude tomada pelo Senhor Coordenador de Inclusão Social da SEDES   foi com a intenção de evitar a  convergência natural dos Agricultores Familiares em torno das ações técnicas desenvolvidas pelos extensionistas e pesquisadores da EBDA, certamente mais atrativas do que aleivosias políticas, certamente de menor interesse para o público da EXPOAGRIFAM.  

O SINTAGRI deixa claro seu REPÚDIO à atitude daquele ente público, ao invadir a autonomia de uma instituição pública, a EBDA, e medidas mais fortes não foram ou serão tomadas, como a paralisação das ações dos Trabalhadores da EBDA, em respeito à FETRAF e aos Agricultores Familiares. 

Entretanto, além da divulgação desta Nota de Repúdio no “SINTAGRI Notícias”, de divulgação nacional via meios eletrônicos, ocorrerá a notificação do fato ao Presidente da EBDA, ao Secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e ao Governador do Estado da Bahia.

 

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINTAGRI.

 

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br – Revisor: Eliozeas Vicente de Almeida – Engo. Agro.

               SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
              Ano II   nº 59  - 24/10/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab


SINTAGRI:  GABINETE DA PALMA DA BAHIA

 O Sintagri terá uma representação no gabinete da Palma da Bahia criado em Feira de Santana (31/08/2012), resultado dos esforços do INSA/MCTI, com o objetivo de ampliação da cultura da Palma  na região do semiárido.

  

 

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

 
 
                        SINTAGRI   NOTAS RÁPIDAS
                        Ano II   nº 57  - 09/10/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab 
 
Fac-símile
 
CONVOCAÇÃO

O Presidente do SINTAGRI -  Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola do Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, convoca a reunião do Conselho Sindical para o dia 16 de outubro de 2012, às 9:00horas, na sede do Sindicato – Av. Dorival Caymmi, 15.661 – Vila dos Ex-Combatentes – Itapuã – Salvador-BA para tratar da seguinte pauta:

1.   Informes sobre o acordo SINTAGRI x EBDA e andamento dos demais Processos Trabalhistas.
      2.   Discussão sobre o 11º CONFASER.
      3.   Discussão sobre a estratégia de continuidade do processo de mobilização e luta.
      4.   O que ocorrer.

Conselho Sindical: Diretores Executivos Titulares, Conselheiros Fiscais Titulares, Delegados Sindicais Titulares.

Observação:

1.   Os Diretores Executivos e Conselheiros Fiscais que estiverem impossibilitados de atender a convocação, informar à presidência do Sintagri para ser providenciada a substituição.
       2.   No caso de Delegados Sindicais informar diretamente ao seu Suplente para substituí-lo,              informando também à presidência do Sintagri.

Salvador, 09 de outubro de 2012

José Augusto da Silva Brito
Presidente em exercício

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

                 SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
                Ano II   nº 55  - 08/10/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab


ACORDO EM DESDOBRAMENTO

O Acordo assinado pelos Trabalhadores da EBDA, fruto da grande mobilização realizada na Semana de Luta (06 a 09 de agosto de 2012) segue em frente:
1.      De um lado, já ocorreu o avanço de um nível na Tabela de Cargos e Salários do PCS da empresa, com efeito retroativo a agosto/2012.
2.      A direção do SINTAGRI está acompanhando a inclusão de mais um nível nessa mesma Tabela (nível 54) para permitir o avanço dos Trabalhadores anteriormente localizados no último nível (nível 53), agora no mês de outubro/2012.
3.      Paralelamente, o TRT já notificou o SINTAGRI e a EBDA para que procedam a juntada dos cálculos atualizados dos Dissídios Coletivos Datas Base 1999 e 2003, objetivando a continuidade das negociações, conforme o referido Acordo.
4.      A assessoria jurídica do SINTAGRI já informou que está procedendo à atualização dos cálculos e tendo a EBDA informado que também está tomando providências necessárias para efetivar seus cálculos.
A direção do SINTAGRI estará atenta a todos os movimentos concernentes às negociações dos referidos dissídios coletivos.
 


 

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.