quarta-feira, 29 de agosto de 2012

           SINTAGRI NOTÍCIAS
                       Ano II   nº 29  - 29/08/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab
 
Transcrição de Carta de Repúdio endossada pelo SINTAGRI

CARTA DE REPUDIO

 Nós, participantes do IV Encontro de Técnicos em Apicultura e Meliponicultura da EBDA, rechaçamos veementemente à atitude autoritária, desrespeitosa e vergonhosa do Gerente Regional de Irecê, Joelson Matos, para com os nossos colegas que integram a equipe de Apicultura daquela região(6 integrantes), que numa atitude indecorosa tomou acintosamente a chave do veículo que estava a disposição da equipe para deslocamento de Irecê a Salvador e Salvador a Irecê durante o evento.

Entendendo que a atitude não é isolada, pois o mesmo GERENTE já cometeu ato semelhante com colegas de ATES no ano passado durante evento aqui em Salvador, não poderíamos nos calar.

A EBDA é forte e respeitada justamente pelo comprometimento dos seus profissionais, portanto, nos entristece e envergonha ter como colega pessoa com perfil tão torpe, retratando um passado que não mediremos esforços para continuar combatendo, principalmente com esses que estão exercendo cargo INDICADO DE CHEFE e GERENTE REGIONAL.

Estamos VERDADEIRAMENTE SOLIDARIOS com a Equipe de Apicultura e Meliponicultura de Irecê e tornamos publico a nossa indiferença, repudio e indignação a qualquer um que diminua os colegas e denigram a imagem da Empresa que vive um bom momento de mobilização dentro do difícil processo democrático.

Salvador-Ba, 24 de agosto de 2012

 
TÉCNICOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO DE APICULTURA E

MELIPONICULTURA EBDA 2012
(Fac-símile) 






















Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br



segunda-feira, 27 de agosto de 2012


       SINTAGRI  NOTÍCIAS
                      Ano II   nº 28  - 27/08/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab


SEMANA DE LUTA DOS TRABALHADORES DA EBDA

UMA JORNADA ARROJADA

O TERCEIRO DIA – PRIMEIRA PARTE – 08/08/2012 – A ASSEMBLEIA


 Uma grande parte dos Trabalhadores da EBDA, que se deslocou do campo para Salvador-BA,  havia chegado desde a noite anterior ou na madrugada do importante dia (09-08-2012) da Assembleia Geral Extraordinária da categoria.

Uma parte estava por chegar, principalmente aqueles mais próximos a Salvador, cidade sitiada por pedágios, na sanha de uma privatização total da res publica, inclusive atingindo áreas urbanas da Capital do Estado da Bahia e por permanentes engarrafamentos por falta de vias de acesso e, naquele dia, agravados com a justa greve dos Trabalhadores da Polícia Rodoviária Federal, no contexto da greve dos Funcionários Públicos Federais.

A Assembleia Geral Extraordinária foi iniciada às dez horas, aberta pelo presidente do SINTAGRI, Décio Ferreira de Amorim, saudando a todos os trabalhadores ali presentes e a aqueles que mantinham a paralisação da categoria nos seus locais de trabalho.
 
A Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil – FASER marcou seu apoio à Semana de Luta dos Trabalhadores da EBDA. O Coordenador Manoel Saraiva Marques, acompanhado do suplente George Luiz de Oliveira, fez importante pronunciamento, ressaltando a importância da mobilização dos Trabalhadores da EBDA. Destacou ser inaceitável no Nordeste ainda existirem mais de 4 milhões de brasileiros abaixo da linha de pobreza, a maioria na Bahia, sendo permanentemente vítimas das condições climáticas e indicou o apoio forte à Agricultura Familiar como um caminho de solução. Referiu-se à luta da FASER pela criação de um órgão de coordenação nacional das atividades de assistência técnica e extensão rural e dos recursos financeiros que, em função da decisão das entidades associadas, deveriam estar no contexto do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Questão que foi colocada em votação, tendo os Trabalhadores da EBDA se pronunciado, por unanimidade, pela vinculação da entidade nacional de assistência técnica e extensão rural ao MDA. Também, por solicitação da direção do SINTAGRI, fez uso da palavra o assessor jurídico da entidade, Dr. Ulysses Caldas Pinto Neto, fazendo esclarecimentos sobre o andamento dos diversos processos trabalhistas da categoria. 
  
 
                                            Fotos: Sintagri 08/08/2012
 
 
Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br Revisor: Eliozéas Vicente de Almeida-Eng.Agr.-EBDA

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

          SINTAGRI      NOTAS RÁPIDAS
                        no II   nº 51  - 23/08/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab


ASSINATURA DE ACORDO EM ANDAMENTO

Foi consolidado o conteúdo do Acordo proposto pelo Governo do Estado/EBDA durante a SEMANA DE LUTA DOS TRABALHADORES DA EBDA, em reunião realizada ontem (22/08/2012) entre a direção da EBDA e do SINTAGRI.
Fica garantido que todos os empregados da EBDA avançarão um nível na Tabela Salarial dos Cargos de Provimento Efetivo, pois a tabela será acrescida de um nível mediante ato administrativo da direção da EBDA, procedimento utilizado quando a referida tabela foi ampliada de 51 níveis para 53 níveis.
Como já estava consolidado, fica garantido o requerimento e encaminhamento conjunto ao Tribunal Regional do Trabalho – 5ª Região para instalação de processo de negociação relativo aos dissídios coletivos de 1999 e 2003, com a definição dos cálculos dos valores devidos pela EBDA e posterior negociação do pagamento.
Esses procedimentos serão realizados concomitantemente. Entretanto, ainda está sendo discutida a forma jurídica da redação do Acordo e, com isso, o avanço de um nível somente será possível a partir da folha do mês de setembro/12, mas valendo desde o presente mês (agosto/12).

 
 

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br Revisor: Eliozéas Vicente de Almeida-Eng.Agr.-EBDA
 
ABAIXO O SINTAGRI NOTÍCIAS DO 2º DIA DE LUTA
                     SINTAGRI NOTÍCIAS
       2012 – ano II – nº 27 – 23/08/2012   Filiado a Faser e Fetrab


SEMANA DE LUTA DOS TRABALHADORES DA EBDA

UMA JORNADA ARROJADA

O SEGUNDO DIA – 07/08/2012 -  O DESLOCAMENTO

Foi iniciado o deslocamento dos Trabalhadores da EBDA para Salvador, mais uma vez demonstrando a sua pujança, sua capacidade de mobilização e organização.

A direção do SINTAGRI saúda a todos os participantes da maratona do deslocamento para Salvador, na maioria dos casos implicando em uma longa viagem, para demonstrar na prática a vontade permanente da categoria de sempre lutar pela conquista dos seus direitos trabalhistas e pela existência de um serviço público (estatal) de Pesquisa Agropecuária e de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Importante também foi a permanência dos Trabalhadores da EBDA em seus locais de trabalho, por todo o Estado, garantindo a continuidade da paralisação durante a Semana de Luta.

    AVANÇO DAS NEGOCIAÇÕES
Ainda em 07/08/2012 foi confirmada a proposta do Governo do Estado/EBDA apresentada na reunião na Secretaria de Relações Institucionais no dia anterior.

Em reunião realizada no Centro de Treinamento da EBDA, às 20:00 horas, o presidente da EBDA, Dr. Elionaldo de Faro Teles e os Diretores Executivos da empresa, Dr. Marcelo Vieira de Matos e Dr. João Bosco Cavalcanti Ramalho, garantiram ao presidente do SINTAGRI, Décio Ferreira de Amorim e ao diretor José Augusto da Silva Brito, a apresentação do requerimento ao Tribunal Regional do Trabalho – 5ª Região para a instalação de processo de negociação relativo aos Dissídios Coletivos de 1999 e 2003, c om a definição dos cálculos dos valores devidos pela EBDA e posterior negociação do pagamento e o avanço de um nível na Tabela Salarial dos Cargos de Provimento Efetivo para os empregados efetivos, tendo se comprometido a resolver a questão dos trabalhadores que já chegaram ao último nível do cargo que ocupam, tendo evidenciado ser necessária a contrapartida dos trabalhadores da EBDA  em retornar às atividades normais, especialmente quanto à postagem do SIN-EBDA. O Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária – SEAGRI,  Dr. Eduardo Seixas de Salles, rapidamente se fez presente à reunião legitimando a proposta.

 Os representantes do SINTAGRI se comprometeram apresentar a proposta à Assembleia Geral Extraordinária da categoria no dia seguinte                               
 
 Fonte: SINTAGRI Cruz das Almas  















                                          Fonte: Acorda Cidade-Rádio Sociedade 970AM-Feira de Santana
                                        
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br – Revisor: Eliozeas Vicente de Almeida –Eng.Agr.-EBDA

terça-feira, 21 de agosto de 2012

      SINTAGRI NOTÍCIAS
    2012 – ano II – nº 26 – 21/08/2012   Filiado a Faser e Fetrab


SEMANA DE LUTA DOS TRABALHADORES DA EBDA

UMA JORNADA ARROJADA

 O PRIMEIRO DIA – 06/08/2012

 A paralisação da categoria foi abrangente. Em 18 regiões da EBDA, no Escritório Central e no Escritório de Ondina os trabalhadores cruzaram os braços. Manifestações foram realizadas em Feira de Santana, Cruz das Almas e em Salvador. Os Trabalhadores da EBDA demonstraram sua capacidade de mobilização e luta.

 Em Salvador, coincidentemente à tarde, estava ocorrendo o lançamento do Plano Safra 2012/2013-Bahia na Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agraria – SEAGRI, com a presença do Governador do Estado e do Ministro Desenvolvimento Agrário – MDA.

Foi um momento importante. Os Trabalhadores da EBDA de Salvador lá estiveram em frente ao prédio da SEAGRI com suas faixas e cartazes.

Fruto da paralisação e das manifestações, bem como das articulações políticas do Deputado Marcelino Galo  foi agendada uma reunião entre representantes do Governo do Estado da Bahia e do SINTAGRI para às 19:00 horas desse mesmo dia: 06/08/2012. Nessa reunião, realizada na Secretaria de Relações Institucionais – SERIN, estiveram presentes representando o Governo do Estado da Bahia o Secretário de Relações Institucionais, Dr. Paulo Cézar Lisboa, o Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Dr. Eduardo Seixas de Salles, um representante da Secretaria da Administração, o Presidente da EBDA, Dr. Elionaldo de Faro Teles e o Diretor Executivo, Dr. Luiz Mário Avena Filho. O SINTAGRI foi representado pelo Presidente  Décio Ferreira de Amorim e pelo Diretor José Augusto da Silva Brito.

Após intensa discussão os representantes do Governo do Estado da Bahia apresentaram a seguinte proposta de negociação a ser referendada por outras instâncias governamentais:

1. Incremento de um nível na Tabela Salarial dos Cargos de Provimento  Efetivo (5,5%), para todos os empregados efetivos.

2. Requerer ao Tribunal Regional do Trabalho – 5ª Região a instalação de processo de negociação relativo aos Dissídios Coletivos de 1999 e 2003, com a definição dos cálculos dos valores devidos pela EBDA e posterior negociação do pagamento.

Os representantes do SINTAGRI aceitaram levar a proposta à apreciação da Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 08/08/2012, quando definitivamente confirmada até antes da sua realização.
    

Manifestação no lançamento do Plano Safra: 2012/2013 na SEAGRI.
Fotos: SINTAGRI



Av. Dorival Caymmi, 15.661 – Casa 2-Quadra F-Itapuã-Salvador-BA-CEP: 41.635-150 –Fone 3375-4786. Fone FAC 3375-1047. Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicao@ig.com.br - Revisor:Eliozéas Vicente de Almeida-Eng.Agr.-Ebda.


      SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
    Ano II   nº 50  - 21/08/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab


Continuam os entendimentos para a assinatura do Acordo discutido e aprovado na Assembleia Geral Extraordinária dos Trabalhadores da EBDA em 08/08/2012.

A lentidão é resultado da necessária a avaliação do conteúdo do Acordo, bem como dos aspectos jurídicos da parte do SINTAGRI e do Governo do Estado da Bahia/EBDA.

Está sendo divulgado, ainda hoje, o SINTAGRI NOTÍCIAS 26, relatando os acontecimentos do primeiro dia da SEMANA DE LUTA DOS TRABALHADORES DA EBDA.



 


Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

     SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
       Ano II   nº 49  - 16/08/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab


ACORDO EM ANDAMENTO

A direção do SINTAGRI informa que estão sendo ultimados os termos do Acordo entre os Trabalhadores da EBDA e a empresa.

Os Termos do Acordo são analisados pela direção da entidade sindical, obedecendo às definições da Assembleia Geral Extraordinária da categoria e submetidos a pareceres da  assessoria jurídica, bem como a empresa faz as suas apreciações jurídicas com a interveniência dos órgãos governamentais de tomada de decisão sobre a questão.

Os cuidados de parte a parte são importantes para a total legitimidade do Acordo, tanto no que se refere ao seu conteúdo quanto do ponto de vista jurídico.

  

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br – Revisor: Eliozeas Vicente de Almeida –Eng.Agr.-EBDA

sexta-feira, 10 de agosto de 2012


           SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
           Ano II   nº 48  - 10/08/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab


INFORMAÇÕES INICIAIS SOBRE A SEMANA DE LUTA DOS TRABALHADORES DA EBDA

Reaberta as negociações, tendo a EBDA apresentado a seguinte proposta:

1 - Acréscimo de mais um nível (5,5%) para todos os empregados efetivos da empresa a partir do mês de agosto/2012;

2 - Apresentação imediata de requerimento junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região – BA para instalação de processo de conciliação em juízo dos dissídios coletivos data base 1999 (3,88%) e de 2003 (30,75%), já transitados em julgado e em fase de execução, com os seguintes encaminhamentos: a) cálculo definitivo dos valores devidos pela EBDA em cada um dos dissídios; b) negociação dos valores e forma de pagamento pela EBDA. 

3 – Em contrapartida retorno dos empregados da EBDA as suas atividades normais, após assinatura desse acordo.

4 – A Assembléia Geral dos Trabalhadores da EBDA aprovou a negociação desse acordo.

5  – Estão sendo ajustados os termos do acordo, principalmente quanto a inclusão  do incremento de 5,5% nos salários dos empregados que já tenham alcançado o limite de níveis do cargo de carreira que ocupa.

6 – A assinatura do acordo se dará após análise da assessoria jurídica do SINTAGRI para assinatura.

7 – Portanto, seus termos somente terão validade após sua assinatura que será imediatamente informada a todos os Trabalhadores da EBDA. 

Esta é uma informação síntese para que todos tomem conhecimento imediato dos principais resultados da Semana de Luta dos Empregados da EBDA. O detalhamento será informado pelo SINTAGRI, no máximo até terça feira (14/08/2012).



Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br – Revisor: Eliozeas Vicente de Almeida –Eng.Agr.-EBDA

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

         SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
          Ano II   nº 46  - 07/08/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab


UM TRISTE MOMENTO PARA A EBDA

 Antonio Mario Reis de Azevedo Coutinho (*) 
Engenheiro Agrônomo


Passamos atualmente por um dos piores momentos da história da Empresa
Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, uma verdadeira crise
institucional, fruto do descaso dos diversos Governos que se sucederam, para
com a política de Assistência Técnica e Extensão Rural Pública da Bahia.
Baixíssimos salários, sonegação de direitos trabalhistas, sucateamento da
estrutura, péssimas condições de trabalho, descumprimento de acordos, são
apenas alguns dos ingredientes desta crise.
Isto fez com que os trabalhadores reunidos decidissem fazer a primeira
“Semana de Luta dos Trabalhadores da EBDA”, com paralisação em todo o
Estado, de 06 a 10 de agosto de 2012, com uma intensa pauta de
reivindicações, que visa entre outros pleitos, a reestruturação da empresa, o
pagamento dos passivos trabalhistas, a realização de concurso público,
melhoria das condições de trabalho, entre outras justas reivindicações.
Na realidade, a Assistência Técnica e a Extensão Rural Pública da Bahia vêm
sofrendo nas últimas décadas, um intenso e progressivo processo de
desestruturação, a ponto de chegarmos ao presente momento, que considero o
caos, no qual podemos vislumbrar um total descaso do Governo do Estado
para com este segmento.
Isto tem ficado bastante claro, com as constantes negativas do Governo do
Estado em negociar os passivos trabalhistas, com o desprestígio que vêm
sofrendo a empresa, no âmbito nacional e estadual, o que se refletiu
claramente na exclusão da EBDA das “chamadas públicas” para atender aos
agricultores familiares do nosso Estado, sendo substituída por empresas
particulares, que passarão a partir de agora a “prestar a assistência técnica e a
extensão rural do nosso Estado”, apesar de não terem formação extensionista
para isso.
Desta forma, fica claramente demonstrado, que existem fortes interesses em
desmontar a EBDA, em acabar de uma só vez com a estrutura do serviço de
assistência técnica e extensão rural pública da Bahia, atingindo assim, a
principal empresa pública executora da ATER do nosso Estado, que foi, e
sempre será, historicamente, a EBDA, principalmente pela estrutura e
capilaridade que possui, bem como, por sua condição de órgão oficial de
assistência técnica e extensão rural da Bahia.
Em meio a toda esta crise, não temos conseguido sensibilizar o atual Governo
do Estado da Bahia, que segue indiferente a todas as reivindicações dos
trabalhadores da EBDA. A começar pelos débitos trabalhistas, que nunca
foram pagos pela empresa, o que gerou a inclusão da mesma no Banco
Nacional de Devedores Trabalhistas. Além disso, a péssima política salarial
que a empresa vêm impondo aos seus empregados, com baixíssimos salários
e nenhum incentivo.
O processo de sucateamento da EBDA atinge também a estrutura física da
empresa, sendo que atualmente a empresa dispõe de uma frota de veículos
envelhecida, escritórios regionais e locais em péssimas condições, estações
experimentais de pesquisa praticamente abandonadas, por falta de recursos,
entre outros problemas. Tudo isto reflete a falta de prioridade para com o setor
de assistência técnica e extensão rural, o que se manifesta através do
sucateamento da sua principal empresa.
Esta política imposta pelo Governo do Estado, ao que parece, destoa
totalmente da política do Governo Federal para o setor de ATER, quando a
Presidenta Dilma Roussef acena com a criação de uma Agência Nacional de
Assistência Técnica e Extensão Rural, reconhecendo a essencialidade da
prestação da ATER para a agricultura familiar.
Segundo palavras da própria Presidenta, no seu discurso de lançamento do
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, em 04/07/2012 :
“Nós vamos atender 450 mil famílias com assistência técnica e extensão rural. E vamos buscar
oferecer as melhores práticas. Aqui eu quero fazer um parênteses também. O governo sabe
que tem três eixos que são fundamentais para a agricultura no Brasil. O primeiro,
assistência técnica. Nós temos de difundir de forma específica, de forma a assegurar, através
ou de protocolos ou de melhores práticas ou de pacotes tecnológicos, o conhecimento que foi
acumulado seja pela Embrapa, seja pela rede institucional de pesquisas nessa área no Brasil,
seja por institutos privados. Para fazer isso, a questão da assistência técnica no Brasil é
uma questão essencial. Eu disse no dia do lançamento do Plano Safra para a agricultura
comercial, que nós íamos lançar uma agência ou uma empresa, mas nós vamos lançar um
órgão específico para a assistência técnica e extensão rural centralizada”.
Surge portanto um novo sistema nacional de assistência técnica e extensão
rural no país, bastante fortalecido, e que passará a formular as políticas
públicas, gerenciar os recursos orçamentários destinados ao setor,
fortalecendo desta forma, a assistência técnica e extensão rural à agricultura
familiar.
E então pergunta-se : como ficará a Assistência Técnica e a Extensão Rural
da Bahia, diante desta nova diretriz do Governo Federal, com a sua
principal empresa na situação em que se encontra atualmente a EBDA?
A prestação de assistência técnica e extensão rural acaba de ser reconhecida
nacionalmente, tanto pelos órgãos governamentais, como pelos movimentos
sociais, como essencial para a agricultura familiar, tendo em vista o importante
papel que os extensionistas desempenham no campo, ao levar aos
agricultores, conhecimentos, avanços nas técnicas de produção, possibilitando
aos mesmos acesso às políticas públicas do setor.
Atualmente são 16.000 extensionistas lutando em todo o país, pela
reestruturação do sistema nacional de ATER, com os movimentos sociais
engajados nesta luta, contando com o apoio do Governo Federal, todos
imbuídos do mesmo objetivo, qual seja, fortalecer o sistema nacional de
assistência técnica e extensão rural, resgatar as suas origens e os seus
valores.
Existe portanto um interesse nacional em reestruturar os serviços de ATER,
assegurando uma política exclusiva para o setor, com a criação de um sistema
nacional, disponibilização de um maior volume de recursos, enfim, reestruturando todo o sistema. É neste contexto que conclamamos o Governo do Estado da Bahia, a repensar a atual situação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola -EBDA, buscando definitivamente uma solução para esta triste crise que nos aflige. Um Estado como a Bahia, que pode ser considerado histórico na criação do sistema brasileiro de assistência técnica e extensão rural do país, desde os tempos da ANCARBA, certamente não ficará de fora desta convocação. É clara a importância e a essencialidade de uma empresa pública de assistência técnica e extensão rural para o desenvolvimento e o crescimento da agricultura familiar do nosso Estado.  


(*) Antonio Mario Reis de Azevedo Coutinho é Engenheiro Agrônomo da EBDA. Extensionista Rural. Ingressou na EMATER-BA por concurso público em 1983. Atualmente é pesquisador, lotado no Laboratório de Solos – Ondina.

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br

terça-feira, 7 de agosto de 2012


         SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
          Ano II   nº 45  - 06/08/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab

MANIFESTAÇÕES EM CRUZ DAS ALMAS

Hoje, 06 de agosto - reunimos no portão de entrada da Gerência Regional de Cruz das Almas, colocamos a faixa impedindo a entrada dos servidores e as manifestações foram iniciadas com discursos sobre a situação da empresa e que encaminhamentos nós servidores devemos ter a partir desse momento. Conclamamos a todos, a união cada vez mais forte em torno dos nossos objetivos.  Diversos colegas fizeram uso da palavra e dando apoio a nossa luta por melhores condições de trabalho e de salários, visando com isso a prestação de uma melhor assistência técnica aos agricultores familiares da região e de todo o estado da Bahia.
Permanecemos concentrados, e por iniciativa do delegado sindical, o colega Jorge Silveira, dirigiu-se a Rádio Alvorada AM e fez um breve pronunciamento sobre as manifestações, atitude semelhante ocorreu na Rádio Santa Cruz FM, onde o colega Lula, acompanhado do Delegado Sindical, participou ao vivo do Programa Microfone Aberto, onde nos foi concedido um espaço para exposição do nosso movimento.
Em Santo Antonio de Jesus, as Rádios Andaiá FM, Recôncavo FM e Clube AM, fizeram divulgações frequentes das manifestações em todo o Estado e particularmente na Gerência Regional de Cruz das Almas.





SEMANA DOS TRABALHADORES DA EBDA
De 06 a 10 de agosto de 2012




Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SEMANA DE LUTA DOS TRABALHADORES DA EBDA – REGIONAL DE FEIRA DE SANTANA


Hoje os funcionários da Gerência Regional de Feira de Santana pela manhã bloqueou a Rua Senador Quintino, local onde funciona a Gerência, provocando congestionamento no trânsito que chamou a atenção dos transeuntes e a  imprensa de Feira de Santana a respeito da “Semana de Luta”


 


Foram concedidas entrevista gravadas e ao vivo as Rádio Sociedade de Feira de Santana, Rádio Subaé, Rádio Transamérica e Jornal Folha do Estado, TV Geral e Blogs  diversos.






Vale salientar que as entrevistas ao vivo ocorreram durante os Programas mais ouvidos do município a citar: Programa Dilton Coutinho, Subaé Noticias e Programa Carlos Geilson.


      

domingo, 5 de agosto de 2012

(Ofício expedido pelo SINTAGRI  à EBDA  (ver adiante)
  




















OF.PRESID.SINTAGRI-REF 059/2012
Salvador, 31 de julho de 2012  

Ilmº Sr.
Dr. Elionaldo de Faro Teles
MD Presidente da EBDA
Nesta

Senhor Presidente:

 Em 20/05/2008 o SINTAGRI assinou acordo com a EBDA (anexo 1) definindo o reajuste salarial de 30% para " não mais incidir qualquer reajuste sobre os salários dos empregados da EBDA, por conta de ações judiciais em andamento ou que poderiam ser propostas formulando postulações com igual objeto...". Também consta do citado acordo que o SINTAGRI "anui com a suspensão de bloqueios em contas bancárias titularizadas pela EBDA, pelo prazo prorrogável de 90 dias, com expressa concordância das partes, durante o qual prosseguirá a negociação do passivo apurável até 31/12/2007...".
Entretanto, a partir da assinatura do acordo nenhuma negociação concreta foi efetivada por parte da EBDA. Somente em 20/09/2011, quando da realização de assembléia geral dos trabalhadores da EBDA, os diretores da EBDA, em reunião com a Comissão de Negociação do SINTAGRI, solicitaram, por escrito, uma pauta de reivindicações da categoria, a qual foi encaminhada à direção da empresa em 21/09/2011 (anexo 2).
Concretamente, somente em reunião realizada em 18/01/2012 a empresa apresentou, oralmente, uma proposta de negociação, que foi confirmada por meio do OF. PRESID SINTAGRI – REF. 004/2012, de 23/01/2012, enviado à V.Sa., (anexo 3).
Com a apresentação da proposta pela EBDA algumas reuniões foram realizadas entre as partes, inclusive em 08/02/2012, por meio do OF. PRESID – SINTAGRI – REF. 008/2012 (anexo 4), esta entidade sindical apresentou diversas considerações sobre a proposta da empresa para ser discutida quando da realização da reunião do Conselho Consultivo da EBDA a ser realizada em 13/02/2012. Mesmo assim, não ocorreu nenhum avanço em termos de negociação.
Com isso, conforme autorização da assembleia geral da categoria realizada em 20/09/2012, o Presidente do SINTAGRI e da Comissão de Negociação dos trabalhadores da EBDA apresentou uma contraproposta à proposta apresentada pela empresa em 18/01/2012, por meio do OF. PRESID - SINTAGRI – REF. 013/2012 de 13/03/2012 (anexo 5), até o momento sem nenhum pronunciamento por parte da EBDA. No momento, a EBDA já "CONSTA do Banco Nacional de Devedores Trabalhistas – BNDT, em face do inadimplemento de obrigações estabelecidas" em 39 processos, conforme certidão fornecida pelo "Poder Judiciário – Justiça do Trabalho – Certidão nº 4991848/2012; validade: 21/12/2012 – 180 dias, contados da data da sua expedição: 25/06/2012", inclusive em função de processos trabalhistas inclusos no acordo citado no caput deste ofício.(fls.01)

Destaca-se, outrossim, que existem reivindicações relacionadas à implementação do Plano de Cargos e Salários, entre outros assuntos que não vêm sendo dada a devida atenção por esta Empresa.
Neste contexto, a Presidência do SINTAGRI e da Comissão de Negociação, diante do descumprimento do acordado e da vontade da Assembléia, vem comunicar a V. Senhoria a paralisação de advertência dos trabalhadores da EBDA no período de 06/08/2012 até 10/08/2012, para todos os efeitos legais.
Informa, ainda, da disponibilidade da retomada das negociações.
Atenciosamente,
Décio Ferreira de Amorim
Presidente do SINTAGRI e da Comissão de Negociação                                                       
(fls.02)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012


 SINTAGRI   NOTAS RÁPIDAS
    Ano II   nº 44  - 01/08/2012 -  Filiado a Faser e Fetrab


CRUZ DAS ALMAS AVANTE

Sem dúvida, os Trabalhadores da EBDA da região de Cruz das Almas reeditarão sua tradição de vanguarda durante os eventos da Semana de Luta do conjunto da categoria. Na reunião de mobilização, realizada em 30.07.2012, organizada e aberta pelo delegado sindical (colocar nome inteiro) e com a participação dos diretores Lula e Jose Augusto da Silva Brito, após a apresentação da estratégia de luta proposta pela direção do SINTAGRI, as discussões foram acirradas quanto à continuidade da luta.


A preocupação maior girou em torno das decisões que serão tomadas durante a assembléia geral, a ser realizada no dia 08.08.2012. A recomendação básica foi a necessidade de uma condução organizada da assembléia, permitindo sempre ampla discussão dos temas, principalmente quanto às formas de lutas futuras.  Isto para garantir decisões conscientes e conseqüentes, permitindo a participação ampla da categoria.

Quando da apresentação do andamento dos processos trabalhistas coletivos, pelo assessor jurídico da entidade sindical, Dr. Ulysses Pinto Caldas Neto, foi considerada importante a integração do eixo de luta mobilização com os eixos no campo político e jurídico



Referindo-se ao encerramento da reunião, o delegado sindical José Geraldo Lago de Carvalho iniciou o trabalho concreto de identificar os que irão diretamente participar dos eventos da Semana de Luta dos Trabalhadores da EBDA. Uma grande certeza: deverá ser forte a participação dos trabalhadores da região de Cruz das Almas. Todos os presentes na reunião e mais o delegado suplente Solange Sardinha Silva serão ativos participantes da mobilização.


SEMANA DE LUTA
DOS TRABALHADORES DA EBDA
De 06 a 10 de agosto de 2012


Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br – Revisor: Eliozeas Vicente de Almeida –Eng.Agr.-EBDA